Processo de Trabalho do Enfermeiro no âmbito da Atenção Básica: ênfase nas tecnologias leves do cuidado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Joyce Wadna Rodrigues de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8577
Resumo: No âmbito da enfermagem, as tecnologias do cuidado aparecem como ferramentas preponderantes no processo de trabalho, sendo as tecnologias leves dispositivos relacionais que imprimem a possibilidade de se construir novas práticas em saúde, caracterizadas por ações comunicativas, que envolvam o saber receber e ouvir a população, além de dá respostas adequadas à demanda de cada ator social e acompanhá-lo em todo o percurso no serviço de saúde. Objetivou-se averiguar o processo de trabalho do enfermeiro no âmbito da atenção básica com ênfase nas tecnologias leves do cuidado. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com 15 Enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família do município de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se três temáticas e 10 DSC. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Entre os 15 Enfermeiros entrevistados, 14 eram do sexo feminino, já a faixa etária da maioria está entre 25 e 35, em relação ao tempo de atuação da Atenção Básica (AB) a média foi de quatro anos, tendo a maioria cursos de pós-graduação relacionados ao cenário que atuam – a AB. Durante os discursos foi possível perceber a superficialidade do conhecimento acerca das tecnologias do cuidado evidenciada por fragilidades no processo formativo do enfermeiro, além da existência de uma concepção de tecnologias do cuidado voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias duras. Evidenciou-se que mesmo existindo um (des)conhecimento sobre as definições das tecnologias, como a leve, os sujeitos participantes acabam externando características que são pertinentes a tal tecnologia, o que é importante já que este campo de atenção almeja por essas novas possibilidades de cuidado. Este estudo identificou também os principais fatores dificultadores na implementação dessas tecnologias, ou seja, os fatores intervenientes na execução das atividades de cuidado como acolhimento, escuta, vínculo e empoderamento dos sujeitos atendidos na AB pelo enfermeiro. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação acadêmica dos enfermeiros, diminuindo as lacunas existentes no aprendizado destes através de atividades práticas que aproximem a academia da realidade. Além disso, é imprescindível que exista o apoio da gestão oferecendo ações de educação permanente para com os profissionais da saúde sobre a importância da utilização das tecnologias interacionistas em seus cotidianos de práticas na AB, visando assim, transformações nesse cenário de atuação.
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Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se três temáticas e 10 DSC. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Entre os 15 Enfermeiros entrevistados, 14 eram do sexo feminino, já a faixa etária da maioria está entre 25 e 35, em relação ao tempo de atuação da Atenção Básica (AB) a média foi de quatro anos, tendo a maioria cursos de pós-graduação relacionados ao cenário que atuam – a AB. Durante os discursos foi possível perceber a superficialidade do conhecimento acerca das tecnologias do cuidado evidenciada por fragilidades no processo formativo do enfermeiro, além da existência de uma concepção de tecnologias do cuidado voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias duras. Evidenciou-se que mesmo existindo um (des)conhecimento sobre as definições das tecnologias, como a leve, os sujeitos participantes acabam externando características que são pertinentes a tal tecnologia, o que é importante já que este campo de atenção almeja por essas novas possibilidades de cuidado. Este estudo identificou também os principais fatores dificultadores na implementação dessas tecnologias, ou seja, os fatores intervenientes na execução das atividades de cuidado como acolhimento, escuta, vínculo e empoderamento dos sujeitos atendidos na AB pelo enfermeiro. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação acadêmica dos enfermeiros, diminuindo as lacunas existentes no aprendizado destes através de atividades práticas que aproximem a academia da realidade. Além disso, é imprescindível que exista o apoio da gestão oferecendo ações de educação permanente para com os profissionais da saúde sobre a importância da utilização das tecnologias interacionistas em seus cotidianos de práticas na AB, visando assim, transformações nesse cenário de atuação.In the context of nursing care technologies to appear as prevalent tools in the work process, and light technologies relational devices print the possibility of building new practices in health, characterized by communicative actions, involving knowing how to receive and listen to the population, besides giving appropriate responses to the demands of each social actor and accompany him all the way in the health service. This is a descriptive field study with a qualitative approach, which was conducted with 15 nurses of the Family Health Strategy in the city of Cajazeiras-PB. Was used for data collection a semi-structured interview, which took place between January and February 2016, after the approval of the Research Ethics Committee. For data analysis we opted for the Collective Subject Discourse proposed by Lefèvre and Lefèvre, yielding three thematic and speeches. All stages of research faithfully followed the National Health Council Resolution 466/2012. Among the 15 nurses interviewed, 14 were female, one male, the age of majority is between 25 and 35, in relation to time performance of Primary Care the average was four years and most graduate courses related to the scenario that act. During the talks it was possible to realize the shallowness of knowledge about the technologies of care shown by weaknesses in the formative process of the nurse, besides the existence of a concept of care technologies for the exemplification with emphasis on hard technologies. it became clear that even if there is an ignorance about the definitions of technologies, such as light, participants subject externalizing end features that are relevant to such a technology, which is important since this field of attention craves these new possibilities of care. This study also identified the main difficult aspects the implementation of these technologies, ie the factors involved in the implementation of care activities as host, listening, connection and empowerment of individuals attended in Primary Care by nurses. So there is the need to strengthen the academic training of nurses, reducing gaps in learning these through practical activities that will bring the academy of reality. Moreover, it is essential that there is support from management offering continuing education actions toward health professionals about the importance of using interactionists technologies in their everyday practice in primary care, aiming thus transformations that acting scene.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-10-29T10:34:03Z No. of bitstreams: 1 JOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2016.pdf: 1326085 bytes, checksum: af78bab48c47eda84ec4028ed985f162 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-29T10:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2016.pdf: 1326085 bytes, checksum: af78bab48c47eda84ec4028ed985f162 (MD5) Previous issue date: 2016-05-05Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.Enfermagem- cuidadosTecnologias do cuidado- tecnologias levesSaúde pública- estratégia saúde da famíliaEnfermagem- formaçãoNursing- CareCare Technologies- Light TechnologiesPublic Health- Family Health StrategyNursing- trainingProcesso de Trabalho do Enfermeiro no âmbito da Atenção Básica: ênfase nas tecnologias leves do cuidado.Nurse's Work Process in Primary Care: Emphasis on Light Care Technologies.2016-05-052019-10-29T10:34:03Z2019-10-292019-10-29T10:34:03Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8577SOUZA. Joyce Wadna Rodrigues de.Processo de Trabalho do Enfermeiro no âmbito da Atenção Básica: ênfase nas tecnologias leves do cuidado. 2016. 73f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016..info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALJOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2016.pdfJOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. 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