O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Maria Josielma Lira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
Resumo: O presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas.
id UFCG_9a601e7616f128a3d7b6e63248ba3429
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6981
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.The teaching and learning of rational numbers in fractional form.La enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en forma fraccionaria.EnsinoMetodologiaNúmeros fracionáriosEducationMethodologyFractional NumbersEnseñandoNúmeros fraccionariosEducaçãoO presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas.The present study aims to provide possibility of a better understanding about the subject "Fractional Numbers", tracing a historical overview through the redemption of the same relevant issues , emphasizing the methodology applied during the elementary school. Contributing to the demystification of the content, seeking to simplify the study of fractions , so as not to repeat mechanical processes of assimilation , but, bringing to the classroom situations covering real needs of students , contextualizing according to the reality of the same problems and situations to be worked on finding solutions , using techniques and fractional concepts that can be worked both in the classroom , as well as using extracurricular research, in other words, linked to the daily life of every student, the activities should be suggested by the teacher, using their methodological skills.El presente estudio tiene como guía ofrecer la posibilidad de una mejor comprensión en el tema de los números fraccionarios, trazando un panorama histórico a través del rescate de las cuestiones pertinentes, enfatizando la metodología aplicada durante la Enseñanza Primaria. Contribuir a la desmitificación de contenidos, buscando simplificar el estudio de las fracciones, para no repetir procesos mecánicos de asimilación, sino, acercando al aula situaciones que abarquen necesidades reales de los estudiantes, contextualizando de acuerdo a la realidad de los mismos problemas y situaciones a trabajar en la búsqueda de soluciones, utilizando técnicas y conceptos fraccionarios que se puedan trabajar tanto en el aula, como utilizando la investigación extraclase, es decir, vinculada a la vida cotidiana de cada alumno, y las actividades deben ser sugeridas por el propio docente, utilizando así sus habilidades metodológicas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.SILVA JÚNIOR, A. Fhttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826SILVA, Denise Domingos da.SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.SANTANA, Maria Josielma Lira.2014-032019-09-13T09:56:53Z2019-09-132019-09-13T09:56:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T17:20:46Zoai:localhost:riufcg/6981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T17:20:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
The teaching and learning of rational numbers in fractional form.
La enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en forma fraccionaria.
title O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
spellingShingle O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
SANTANA, Maria Josielma Lira.
Ensino
Metodologia
Números fracionários
Education
Methodology
Fractional Numbers
Enseñando
Números fraccionarios
Educação
title_short O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
title_full O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
title_fullStr O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
title_sort O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
author SANTANA, Maria Josielma Lira.
author_facet SANTANA, Maria Josielma Lira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
SILVA JÚNIOR, A. F
http://lattes.cnpq.br/4720593438601826
SILVA, Denise Domingos da.
SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Maria Josielma Lira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Metodologia
Números fracionários
Education
Methodology
Fractional Numbers
Enseñando
Números fraccionarios
Educação
topic Ensino
Metodologia
Números fracionários
Education
Methodology
Fractional Numbers
Enseñando
Números fraccionarios
Educação
description O presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03
2019-09-13T09:56:53Z
2019-09-13
2019-09-13T09:56:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
identifier_str_mv SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394042998784