O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981 |
Resumo: | O presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas. |
id |
UFCG_9a601e7616f128a3d7b6e63248ba3429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6981 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.The teaching and learning of rational numbers in fractional form.La enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en forma fraccionaria.EnsinoMetodologiaNúmeros fracionáriosEducationMethodologyFractional NumbersEnseñandoNúmeros fraccionariosEducaçãoO presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas.The present study aims to provide possibility of a better understanding about the subject "Fractional Numbers", tracing a historical overview through the redemption of the same relevant issues , emphasizing the methodology applied during the elementary school. Contributing to the demystification of the content, seeking to simplify the study of fractions , so as not to repeat mechanical processes of assimilation , but, bringing to the classroom situations covering real needs of students , contextualizing according to the reality of the same problems and situations to be worked on finding solutions , using techniques and fractional concepts that can be worked both in the classroom , as well as using extracurricular research, in other words, linked to the daily life of every student, the activities should be suggested by the teacher, using their methodological skills.El presente estudio tiene como guía ofrecer la posibilidad de una mejor comprensión en el tema de los números fraccionarios, trazando un panorama histórico a través del rescate de las cuestiones pertinentes, enfatizando la metodología aplicada durante la Enseñanza Primaria. Contribuir a la desmitificación de contenidos, buscando simplificar el estudio de las fracciones, para no repetir procesos mecánicos de asimilación, sino, acercando al aula situaciones que abarquen necesidades reales de los estudiantes, contextualizando de acuerdo a la realidad de los mismos problemas y situaciones a trabajar en la búsqueda de soluciones, utilizando técnicas y conceptos fraccionarios que se puedan trabajar tanto en el aula, como utilizando la investigación extraclase, es decir, vinculada a la vida cotidiana de cada alumno, y las actividades deben ser sugeridas por el propio docente, utilizando así sus habilidades metodológicas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.SILVA JÚNIOR, A. Fhttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826SILVA, Denise Domingos da.SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.SANTANA, Maria Josielma Lira.2014-032019-09-13T09:56:53Z2019-09-132019-09-13T09:56:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T17:20:46Zoai:localhost:riufcg/6981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T17:20:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. The teaching and learning of rational numbers in fractional form. La enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en forma fraccionaria. |
title |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. |
spellingShingle |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. SANTANA, Maria Josielma Lira. Ensino Metodologia Números fracionários Education Methodology Fractional Numbers Enseñando Números fraccionarios Educação |
title_short |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. |
title_full |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. |
title_fullStr |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. |
title_full_unstemmed |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. |
title_sort |
O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. |
author |
SANTANA, Maria Josielma Lira. |
author_facet |
SANTANA, Maria Josielma Lira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da. SILVA JÚNIOR, A. F http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 SILVA, Denise Domingos da. SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTANA, Maria Josielma Lira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Metodologia Números fracionários Education Methodology Fractional Numbers Enseñando Números fraccionarios Educação |
topic |
Ensino Metodologia Números fracionários Education Methodology Fractional Numbers Enseñando Números fraccionarios Educação |
description |
O presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03 2019-09-13T09:56:53Z 2019-09-13 2019-09-13T09:56:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981 SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744394042998784 |