A ambição em Lady Macbeth: um percurso persuasivo de poder e desequilíbrio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9270 |
Resumo: | Ambição, poder e culpa, a caracterização de lady Macbeth, na tragédia de William Shakespeare, Macbeth, se configura a partir desses três elementos. A trama inicia com a aparição de três bruxas, figuras femininas, que proferem um oráculo. Esta profecia instiga em primeiro momento lady Macbeth. Esta por sua vez com argumentos e persuasão convence o esposo a fazer o oráculo se concretizar mais rapidamente. Lady Macbeth se configura avessa a figura feminina do século XVII. A personagem não se constrói apenas como um ser passivo, muito comum no contexto em que a trama foi escrita. É ela que articula, planeja e incentiva o assassinato do rei Duncan, em busca da coroa escocesa. Sua ambição a transforma em uma personagem com traços masculinos, uma vez que psicologicamente age como o homem da época. Entretanto, Shakespeare constrói a lady, inicialmente, como ser forte e cruel, mas a reaproxima da passividade feminina, ao fazê-la declinar, no final da trama. A personagem enlouquece de culpa e comete o suicídio, transparecendo que há ainda uma fraqueza psicológica humana, nessa trama elaborada por Shakespeare, na construção da mulher. Diante disso este trabalho tem como objetivo analisar a construção da personagem e sua importância para tos so desenrolar de toda a trama. |
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A ambição em Lady Macbeth: um percurso persuasivo de poder e desequilíbrio.Lady Macbeth's ambition: a persuasive path of power and imbalance.Análise literáriaShakespeare, WilliamLady Macbeth - personagemLiterary analysisLady Macbeth - CharacterLetras.Ambição, poder e culpa, a caracterização de lady Macbeth, na tragédia de William Shakespeare, Macbeth, se configura a partir desses três elementos. A trama inicia com a aparição de três bruxas, figuras femininas, que proferem um oráculo. Esta profecia instiga em primeiro momento lady Macbeth. Esta por sua vez com argumentos e persuasão convence o esposo a fazer o oráculo se concretizar mais rapidamente. Lady Macbeth se configura avessa a figura feminina do século XVII. A personagem não se constrói apenas como um ser passivo, muito comum no contexto em que a trama foi escrita. É ela que articula, planeja e incentiva o assassinato do rei Duncan, em busca da coroa escocesa. Sua ambição a transforma em uma personagem com traços masculinos, uma vez que psicologicamente age como o homem da época. Entretanto, Shakespeare constrói a lady, inicialmente, como ser forte e cruel, mas a reaproxima da passividade feminina, ao fazê-la declinar, no final da trama. A personagem enlouquece de culpa e comete o suicídio, transparecendo que há ainda uma fraqueza psicológica humana, nessa trama elaborada por Shakespeare, na construção da mulher. Diante disso este trabalho tem como objetivo analisar a construção da personagem e sua importância para tos so desenrolar de toda a trama.Ambition, power and guilt, the characterization of Lady Macbeth, the tragedy of William Shakespeare, Macbeth, is configured from these three elements. The plot begins with the appearance of three witches, female figures, who utter an oracle, and this prophecy instigates Lady Macbeth, at the first in turn uses arguments and persuasion to convince her husband to make the oracle materialize faster. Lady Macbeth is configured averse to the female figure of the seventeenth to century. The character is not built only as a passive being, very common in the context in which the plot was written. It is she, who articulates, plans and encourages King Duncan's murder, in search of the Scottish crown, and her ambition make her a character with masculine traits. However, Shakespeare, builds lady, initially, as being strong and cruel, but the reconnecting with the female passivity of time make for decline at the end of the rest. The character goes mad with guilt and commits suicide, showing that there is still a psychological westerns elaborated by Shakespeare in woman's construction on this plot. This assignment aims to analyze the construction of the character and its importance for the development of the whole plot.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.DIAS, Daise Lilian Fonseca.SOUZA, Emanuella Pereira de.20162019-11-19T14:13:08Z2019-10-192019-11-19T14:13:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9270SOUZA, Emanuella Pereira de. A ambição em Lady Macbeth: um percurso persuasivo de poder e desequilíbrio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T21:23:48Zoai:localhost:riufcg/9270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T21:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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