A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30878 |
Resumo: | Esta dissertação tem como principal objetivo analisar como a mídia funcionou/funciona enquanto uma ferramenta produtora de práticas educativas sobre o corpo por meio da revista A Cena Muda durante a década de 1940, sobretudo, na vida das mulheres e em seus corpos mediante abordagens em torno do cinema e da vida particular dos atores e atrizes. Também busca compreender historicamente como a mídia conseguiu desenvolver esse papel educativo na vida daqueles e daquelas que a consumiram; visa ainda abordar a influência que esse veículo de comunicação teve no Brasil, sobretudo, com aspectos da cultura estadunidense e analisar como os padrões de corpo – feminino masculino e familiar – foram determinados (e determinantes) por meio das imagens e artigos das edições da revista. A Cena Muda (1921-1955) divulgou no Brasil normas e padrões de conduta, de gestos e de corpos daquilo que é tido como beleza e moda, mediante uma temática em torno do cinema e da vida pessoal dos atores e atrizes que atuavam nos filmes americanos. Portanto, um instrumento midiático, como é o caso da revista, possui o poder de divulgar e fazer circular esses padrões na sociedade, possibilitando a criação de uma estética comportamental, ou seja, através de seus discursos exerce práticas educativas em um contexto – 1940 – em que os Estados Unidos já influenciavam a cultura brasileira desde a “política de boa vizinhança” e o “american way of life”, que ganhou espaço desde a Era Vargas (1930-1945). O modo de se vestir, de se comportar e de se relacionar faziam parte dos discursos presentes nas revistas, por isso, utilizaremos alguns autores para identificar tais aspectos disciplinares como: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Boris Kossoy, Michel de Certeau e outros. |
id |
UFCG_9bfd4a6b50e00ac331b02b5b1cb30f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30878 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
The Magazine A Cena Muda and educational practices about the body – 1940.MENESES, Joedna Reis de.MENESES, J. R.http://lattes.cnpq.br/9425453622434049CIPRIANO, Maria do Socorro.OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.MELO, N. C.http://lattes.cnpq.br/4266086604765806MELO, Natália Correia de.Esta dissertação tem como principal objetivo analisar como a mídia funcionou/funciona enquanto uma ferramenta produtora de práticas educativas sobre o corpo por meio da revista A Cena Muda durante a década de 1940, sobretudo, na vida das mulheres e em seus corpos mediante abordagens em torno do cinema e da vida particular dos atores e atrizes. Também busca compreender historicamente como a mídia conseguiu desenvolver esse papel educativo na vida daqueles e daquelas que a consumiram; visa ainda abordar a influência que esse veículo de comunicação teve no Brasil, sobretudo, com aspectos da cultura estadunidense e analisar como os padrões de corpo – feminino masculino e familiar – foram determinados (e determinantes) por meio das imagens e artigos das edições da revista. A Cena Muda (1921-1955) divulgou no Brasil normas e padrões de conduta, de gestos e de corpos daquilo que é tido como beleza e moda, mediante uma temática em torno do cinema e da vida pessoal dos atores e atrizes que atuavam nos filmes americanos. Portanto, um instrumento midiático, como é o caso da revista, possui o poder de divulgar e fazer circular esses padrões na sociedade, possibilitando a criação de uma estética comportamental, ou seja, através de seus discursos exerce práticas educativas em um contexto – 1940 – em que os Estados Unidos já influenciavam a cultura brasileira desde a “política de boa vizinhança” e o “american way of life”, que ganhou espaço desde a Era Vargas (1930-1945). O modo de se vestir, de se comportar e de se relacionar faziam parte dos discursos presentes nas revistas, por isso, utilizaremos alguns autores para identificar tais aspectos disciplinares como: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Boris Kossoy, Michel de Certeau e outros.The main objective of this dissertation is to analyze how the media worked/works as a tool to produce educational practices about the body through the magazine A Cena Muda during the 1940s, especially in the lives of women and their bodies, but also in the male and family body, through approaches around cinema and the private life of actors and actresses. It also seeks to historically understand how the media managed to develop this educational role in the lives of those who consumed it; It also aims to address the influence that this communication vehicle had in Brazil, especially with aspects of American culture and to analyze how body standards were determined (and determinant) through images and articles in the magazine's editions. A Cena Muda (1921-1955) disseminated in Brazil norms and standards of conduct, gestures and bodies that are considered beauty and fashion, through a theme around cinema and the personal lives of the actors and actresses who acted in the films. Americans. Therefore, a media instrument, such as the magazine, has the power to disseminate and make these circular patterns in society, allowing the creation of a behavioral aesthetic, that is, through its speeches it exercises educational practices in a context – 1940 – in which the United States has already influenced Brazilian culture since the “good neighbor policy” and the “American way of life”, which gained space since the Vargas Era (1930-1945). The way of dressing, behaving and relating was part of the discourses presented in the magazines, so we used some authors to identify such disciplinary aspects as: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Boris Kossoy, Michel de Certeau and others.Submitted by Michelle Lima (michelle.lima@ufcg.edu.br) on 2023-07-17T19:40:28Z No. of bitstreams: 1 NATÁLIA CORREIA DE MELO - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2023.pdf: 14347402 bytes, checksum: b244efae154f1bb8da1d16d189fc092d (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-17T19:40:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NATÁLIA CORREIA DE MELO - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2023.pdf: 14347402 bytes, checksum: b244efae154f1bb8da1d16d189fc092d (MD5) Previous issue date: 2023-03-31Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHHistória.FotografiaRevista A Cena MudaCinemaCorpoPhotographyThe scene changesMovie theaterBodyLa escena cambiaCineCuerpoLa photographieLa scène changeCorpsA Cena Muda - revistaA Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940.2023-03-312023-07-17T19:40:28Z2023-07-172023-07-17T19:40:28Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30878MELO, Natália Correia de. A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30878/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALNATÁLIA CORREIA DE MELO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2023.pdfNATÁLIA CORREIA DE MELO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2023.pdfapplication/pdf14347402http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30878/1/NAT%C3%81LIA+CORREIA+DE+MELO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGH+CH+2023.pdfb244efae154f1bb8da1d16d189fc092dMD51riufcg/308782023-08-03 15:27:37.855oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:37:21.814454Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
title |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
spellingShingle |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. MELO, Natália Correia de. História. Fotografia Revista A Cena Muda Cinema Corpo Photography The scene changes Movie theater Body La escena cambia Cine Cuerpo La photographie La scène change Corps A Cena Muda - revista |
title_short |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
title_full |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
title_fullStr |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
title_full_unstemmed |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
title_sort |
A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. |
author |
MELO, Natália Correia de. |
author_facet |
MELO, Natália Correia de. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MENESES, Joedna Reis de. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
MENESES, J. R. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
CIPRIANO, Maria do Socorro. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
MELO, N. C. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4266086604765806 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Natália Correia de. |
contributor_str_mv |
MENESES, Joedna Reis de. CIPRIANO, Maria do Socorro. OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
História. |
topic |
História. Fotografia Revista A Cena Muda Cinema Corpo Photography The scene changes Movie theater Body La escena cambia Cine Cuerpo La photographie La scène change Corps A Cena Muda - revista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Revista A Cena Muda Cinema Corpo Photography The scene changes Movie theater Body La escena cambia Cine Cuerpo La photographie La scène change Corps A Cena Muda - revista |
description |
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar como a mídia funcionou/funciona enquanto uma ferramenta produtora de práticas educativas sobre o corpo por meio da revista A Cena Muda durante a década de 1940, sobretudo, na vida das mulheres e em seus corpos mediante abordagens em torno do cinema e da vida particular dos atores e atrizes. Também busca compreender historicamente como a mídia conseguiu desenvolver esse papel educativo na vida daqueles e daquelas que a consumiram; visa ainda abordar a influência que esse veículo de comunicação teve no Brasil, sobretudo, com aspectos da cultura estadunidense e analisar como os padrões de corpo – feminino masculino e familiar – foram determinados (e determinantes) por meio das imagens e artigos das edições da revista. A Cena Muda (1921-1955) divulgou no Brasil normas e padrões de conduta, de gestos e de corpos daquilo que é tido como beleza e moda, mediante uma temática em torno do cinema e da vida pessoal dos atores e atrizes que atuavam nos filmes americanos. Portanto, um instrumento midiático, como é o caso da revista, possui o poder de divulgar e fazer circular esses padrões na sociedade, possibilitando a criação de uma estética comportamental, ou seja, através de seus discursos exerce práticas educativas em um contexto – 1940 – em que os Estados Unidos já influenciavam a cultura brasileira desde a “política de boa vizinhança” e o “american way of life”, que ganhou espaço desde a Era Vargas (1930-1945). O modo de se vestir, de se comportar e de se relacionar faziam parte dos discursos presentes nas revistas, por isso, utilizaremos alguns autores para identificar tais aspectos disciplinares como: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Boris Kossoy, Michel de Certeau e outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-17T19:40:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-17 2023-07-17T19:40:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30878 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Natália Correia de. A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30878 |
identifier_str_mv |
MELO, Natália Correia de. A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30878/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30878/1/NAT%C3%81LIA+CORREIA+DE+MELO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGH+CH+2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b244efae154f1bb8da1d16d189fc092d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396881701666816 |