Os gêneros formulaicos no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II: reconfigurações didático-pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Adriana Nunes de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2947
Resumo: No âmbito escolar, o livro didático tem uma importante contribuição para a aprendizagem dos alunos. Em muitos casos, é o único suporte que oportuniza o aluno a ter contato com diversos gêneros textuais. Sabendo que os gêneros textuais são formas materializadas de diferentes intenções comunicativas que circulam cotidianamente, buscamos analisar a presença e a abordagem dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, com foco nos gêneros formulaicos. O destaque para os gêneros formulaicos se dá por razões de estes estarem tão presentes nas práticas sociais, porém relegados pelo currículo e suportes pedagógicos. Abordamos reflexões pertinentes e uma breve trajetória sobre o livro didático no Brasil. Para isto baseamo-nos no site do Ministério da Educação. Como também, buscamos avaliar as propostas de atividades presentes no livro didático e quantificar a presença dos gêneros textuais. As bases teóricas principais assumidas para a presente investigação são os postulados da Linguística Aplicada, das orientações teóricas de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008 - 2012). Seguimos o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem tanto qualitativa, como quantitativa. O corpus desta pesquisa constituiu-se da coleção Projeto Teláris - Língua Portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental II. A escolha foi motivada por a coleção ter sido selecionada pelos professores da rede municipal de São José do Belmonte – PE, como primeira opção a ser utilizada para o triênio 2017-2019. No processo de análise da coleção destacamos pontos que consideramos significativos e pontos a melhorar em relação ao trabalho com os gêneros textuais propostos para o ensino de língua portuguesa. Apresentamos, por fim, uma proposta de redimensionamento de atividades que amplia as abordagens didático-pedagógicas propostas por tal coleção, dando ênfase a alguns gêneros formulaicos, que julgamos indispensáveis para um profícuo trabalho com a língua portuguesa.
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O destaque para os gêneros formulaicos se dá por razões de estes estarem tão presentes nas práticas sociais, porém relegados pelo currículo e suportes pedagógicos. Abordamos reflexões pertinentes e uma breve trajetória sobre o livro didático no Brasil. Para isto baseamo-nos no site do Ministério da Educação. Como também, buscamos avaliar as propostas de atividades presentes no livro didático e quantificar a presença dos gêneros textuais. As bases teóricas principais assumidas para a presente investigação são os postulados da Linguística Aplicada, das orientações teóricas de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008 - 2012). Seguimos o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem tanto qualitativa, como quantitativa. O corpus desta pesquisa constituiu-se da coleção Projeto Teláris - Língua Portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental II. A escolha foi motivada por a coleção ter sido selecionada pelos professores da rede municipal de São José do Belmonte – PE, como primeira opção a ser utilizada para o triênio 2017-2019. No processo de análise da coleção destacamos pontos que consideramos significativos e pontos a melhorar em relação ao trabalho com os gêneros textuais propostos para o ensino de língua portuguesa. Apresentamos, por fim, uma proposta de redimensionamento de atividades que amplia as abordagens didático-pedagógicas propostas por tal coleção, dando ênfase a alguns gêneros formulaicos, que julgamos indispensáveis para um profícuo trabalho com a língua portuguesa.In the school context, the textbook contains an important contribution for the students’ learning. In many cases, it is the single supportthat makes the student to have the contact with many textual genres. Even knowing that the textual genres are materialized kinds of different communicative intentions that daily transit, we looked forward the presence and the approach of textual genres in the Portuguese Language textbook of the Elementary Education II and focusing in the formulaic genres. The highlight to the formulaic genres can be justified for the reasons that they are so presents in the social practices, but relegated for the curriculum and pedagogic supports. We approach pertinent considerations and a brief story about the textbook in Brazil. For this research, we based on the site of the Ministry of National Education as well as we searched to evaluate the proposals of present activities in the textbook and to quantify the presence of textual genres. The main theoretical bases assumed for this work are the Applied Linguistics’ postulates, the theoretical orientations of Bakhtin (2003) and Marcuschi (2008 - 2012). It was adopted the methodology of bibliographic and documental research with a qualitative and quantitative approach. The corpus of this study was constituted from the Teláris Project collection – Portuguese Language, final years of Elementary Education II. The choice was motivated for the collections has been selected by the teacher of municipal education system in São José do Belmonte – PE as the first option to be used for the triennium 2017-2019. In the analysis process of collection was emphasized significant aspects and elements that need improvements about the work with the proposed textual genres to the Portuguese Language teaching. Finally we present a proposal of resizing of activities that broadens the suggested didactic-pedagogical approaches by such collection, underline to some formulaic genres that judged indispensable to a meaningful teaching with the PortugueseLanguage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, José Wanderley A. de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389LACERDA, Maria Vanice de.MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.BARROS, Adriana Nunes de.2018-06-282019-02-26T17:48:20Z2019-02-262019-02-26T17:48:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2947BARROS, Adriana Nunes de. Os gêneros formulaicos no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II: reconfigurações didático-pedagógicas. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:38:54Zoai:localhost:riufcg/2947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:38:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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