Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27372
Resumo: Esta produção monográfica teve como objeto de pesquisa a organização do trabalho pedagógico durante o distanciamento físico, no contexto da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, no município de Cajazeiras-PB. Teve esta produção como objetivo geral conhecer e refletir acerca de como foi articulada a prática docente que permitiu a realização do ensino remoto emergencial sob contexto da pandemia de covid-19 em escolas públicas do município de Cajazeiras-PB. A questão de pesquisa desse estudo foi: Como os docentes do ensino fundamental de escolas públicas deram continuidade as atividades escolares? Buscou-se para tanto, responder a essa questão a partir de embasamento nas seguintes categorias de análise: a) docência em contexto de pandemia de covid-19, com aporte em Lamim- Guedes (2020); Simone Bica Charczuk (2020); Thalyta Freitas dos Santos Laguna et al (2021); b) práticas docentes em Vasconcellos (2014); Tardif (2001); Pimenta (1999); c) as abordagens do processo de ensino-aprendizagem em Mizukami (1986). Os procedimentos metodológicos empreendidos para esta produção contaram com pesquisa de campo, pela qual optou-se pelo estudo bibliográfico e aplicação de questionário aos docentes de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB para coleta de dados, com análise por categorias recorrentes. Encontram-se como resultado da pesquisa, as práticas pedagógicas utilizadas para a realização do ensino remoto emergencial, bem como as dificuldades encontradas para sua superação, entre elas as desigualdades sociais, o déficit de aprendizagem dos alunos, a falta de planejamento pelos órgãos nacionais de educação para coordenar o ensino remoto e o negacionismo por parte do governo federal. A pesquisa demonstra como os docentes conseguiram superar as adversidades e promover o ensino-aprendizagem no ensino fundamental, utilizando-se de tecnologias e materiais didático-pedagógicos, o que pode diagnosticar formas singulares de superação das adversidades e novas aplicações das teorias da educação e metodologias de ensino nas práticas docentes a partir da sala de aula.
id UFCG_9cc58d5aaddd0e9a3b760cd00046aa47
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27372
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.Teaching-learning in elementary school in public schools in the city of Cajazeiras-PB under the context of the Covid-19 pandemic.Ensino fundamentalEnsino remotoPráticas docentesPandemiaCovid-19TecnologiasElementary SchoolRemote teachingTeaching practicesPandemicTechnologiesEducação.Esta produção monográfica teve como objeto de pesquisa a organização do trabalho pedagógico durante o distanciamento físico, no contexto da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, no município de Cajazeiras-PB. Teve esta produção como objetivo geral conhecer e refletir acerca de como foi articulada a prática docente que permitiu a realização do ensino remoto emergencial sob contexto da pandemia de covid-19 em escolas públicas do município de Cajazeiras-PB. A questão de pesquisa desse estudo foi: Como os docentes do ensino fundamental de escolas públicas deram continuidade as atividades escolares? Buscou-se para tanto, responder a essa questão a partir de embasamento nas seguintes categorias de análise: a) docência em contexto de pandemia de covid-19, com aporte em Lamim- Guedes (2020); Simone Bica Charczuk (2020); Thalyta Freitas dos Santos Laguna et al (2021); b) práticas docentes em Vasconcellos (2014); Tardif (2001); Pimenta (1999); c) as abordagens do processo de ensino-aprendizagem em Mizukami (1986). Os procedimentos metodológicos empreendidos para esta produção contaram com pesquisa de campo, pela qual optou-se pelo estudo bibliográfico e aplicação de questionário aos docentes de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB para coleta de dados, com análise por categorias recorrentes. Encontram-se como resultado da pesquisa, as práticas pedagógicas utilizadas para a realização do ensino remoto emergencial, bem como as dificuldades encontradas para sua superação, entre elas as desigualdades sociais, o déficit de aprendizagem dos alunos, a falta de planejamento pelos órgãos nacionais de educação para coordenar o ensino remoto e o negacionismo por parte do governo federal. A pesquisa demonstra como os docentes conseguiram superar as adversidades e promover o ensino-aprendizagem no ensino fundamental, utilizando-se de tecnologias e materiais didático-pedagógicos, o que pode diagnosticar formas singulares de superação das adversidades e novas aplicações das teorias da educação e metodologias de ensino nas práticas docentes a partir da sala de aula.This monographic production had as research object the organization of pedagogical work during physical distancing, in the context of the covid-19 pandemic in the years 2020 and 2021, in the municipality of Cajazeiras-PB. This production had the general objective of knowing and reflecting on how the teaching practice was articulated that allowed the realization of emergency remote teaching in the context of the covid-19 pandemic in public schools in the municipality of Cajazeiras-PB. The research question of this study was: How did elementary school teachers from public schools continue school activities? To this end, we sought to answer this question based on the following categories of analysis: a) teaching in the context of the covid-19 pandemic, with input from Lamim-Guedes (2020); Simone Bica Charczuk (2020); Thalyta Freitas dos Santos Laguna et al (2021); b) teaching practices in Vasconcellos (2014); Tardif (2001); Pepper (1999); c) approaches to the teachinglearning process in Mizukami (1986). The methodological procedures undertaken for this production relied on field research, which opted for a bibliographic study and application of a questionnaire to teachers from public schools in the city of Cajazeiras-PB for data collection, with analysis by recurrent categories. As a result of the research, the pedagogical practices used to carry out emergency remote teaching are found, as well as the difficulties encountered in overcoming them, including social inequalities, the students' learning deficit, the lack of planning by Organs national education to coordinate remote teaching and denialism by the federal government. The research demonstrates how teachers managed to overcome adversities and promote teaching and learning in elementary school, using technologies and didactic-pedagogical materials, which can diagnose unique ways ofovercoming adversities and new applications of education theories and methodologies. of teaching in teaching practices from the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.https://orcid.org/0000-0003-1787-3636LOPES, Wiama de Jesus Freitas;PIRES, Aparecida Carneiro.PEREIRA, Zildene Francisca.PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.2022-08-312022-09-22T11:27:08Z2022-09-222022-09-22T11:27:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27372PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de. Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T19:53:42Zoai:localhost:riufcg/27372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T19:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
Teaching-learning in elementary school in public schools in the city of Cajazeiras-PB under the context of the Covid-19 pandemic.
title Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
spellingShingle Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.
Ensino fundamental
Ensino remoto
Práticas docentes
Pandemia
Covid-19
Tecnologias
Elementary School
Remote teaching
Teaching practices
Pandemic
Technologies
Educação.
title_short Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
title_full Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
title_fullStr Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
title_sort Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.
author PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.
author_facet PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
https://orcid.org/0000-0003-1787-3636
LOPES, Wiama de Jesus Freitas;
PIRES, Aparecida Carneiro.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ensino remoto
Práticas docentes
Pandemia
Covid-19
Tecnologias
Elementary School
Remote teaching
Teaching practices
Pandemic
Technologies
Educação.
topic Ensino fundamental
Ensino remoto
Práticas docentes
Pandemia
Covid-19
Tecnologias
Elementary School
Remote teaching
Teaching practices
Pandemic
Technologies
Educação.
description Esta produção monográfica teve como objeto de pesquisa a organização do trabalho pedagógico durante o distanciamento físico, no contexto da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, no município de Cajazeiras-PB. Teve esta produção como objetivo geral conhecer e refletir acerca de como foi articulada a prática docente que permitiu a realização do ensino remoto emergencial sob contexto da pandemia de covid-19 em escolas públicas do município de Cajazeiras-PB. A questão de pesquisa desse estudo foi: Como os docentes do ensino fundamental de escolas públicas deram continuidade as atividades escolares? Buscou-se para tanto, responder a essa questão a partir de embasamento nas seguintes categorias de análise: a) docência em contexto de pandemia de covid-19, com aporte em Lamim- Guedes (2020); Simone Bica Charczuk (2020); Thalyta Freitas dos Santos Laguna et al (2021); b) práticas docentes em Vasconcellos (2014); Tardif (2001); Pimenta (1999); c) as abordagens do processo de ensino-aprendizagem em Mizukami (1986). Os procedimentos metodológicos empreendidos para esta produção contaram com pesquisa de campo, pela qual optou-se pelo estudo bibliográfico e aplicação de questionário aos docentes de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB para coleta de dados, com análise por categorias recorrentes. Encontram-se como resultado da pesquisa, as práticas pedagógicas utilizadas para a realização do ensino remoto emergencial, bem como as dificuldades encontradas para sua superação, entre elas as desigualdades sociais, o déficit de aprendizagem dos alunos, a falta de planejamento pelos órgãos nacionais de educação para coordenar o ensino remoto e o negacionismo por parte do governo federal. A pesquisa demonstra como os docentes conseguiram superar as adversidades e promover o ensino-aprendizagem no ensino fundamental, utilizando-se de tecnologias e materiais didático-pedagógicos, o que pode diagnosticar formas singulares de superação das adversidades e novas aplicações das teorias da educação e metodologias de ensino nas práticas docentes a partir da sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
2022-09-22T11:27:08Z
2022-09-22
2022-09-22T11:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27372
PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de. Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27372
identifier_str_mv PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de. Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556832325632