As práticas pedagógicas em geografia mediadas na cibercultura: uma análise na plataforma digital instagram.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Maria Rodrigues Monteiro.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27559
Resumo: No decorrer das últimas décadas é notável os avanços significativos no âmbito da tecnologia, da informação e do imediatismo humano por meio de redes de conexão. O ciberespaço tem sido palco de subjetivação humana, o qual corrobora com uma sociedade marcada pela ubiquidade. Trata-se de uma cultura que se adequa a novas temporalidades e espacialidades, denominada de cibercultura. A ciência geográfica e o seu papel crucial na sociedade, tem um potencial para problematizar esses novos espaços que emergem no atual contexto social. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo Analisar os saberes geográficos mediados no Instagram, considerando a dinâmica de interação entre os usuários e perfis temáticos, contextualizando esta plataforma digital como um território do ciberespaço a ser “explorado” pelo professor de geografia. Desse modo, busca-se através desta pesquisa, averiguar os saberes geográficos mediados em perfis temáticos de geografia (como os sujeitos interagem, quais as tipologias linguísticas predominantes, como estão sendo postos os saberes geográficos). Para realizar essa investigação utilizou-se métodos pós críticos em educação como: ferramentas da Netnografia, a qual é pautada na observação participante e interativa de sujeitos no ciberespaço; e a cartografia como método de pesquisa em educação para traçar caminhos até o objeto de estudo. Para efetuar as análises se fez necessário o uso de aparelhos de conexão continua (smartphone e notebook) como instrumentos para criação de um perfil na plataforma digital Instagram, com a finalidade de selecionar e problematizar publicações em perfis que demonstraram um potencial pedagógico para geografia escolar. Será abordado ainda, as principais funções do Instagram e suas possibilidades de utilização metodológica para contribuir com o trabalho docente. Os resultados obtidos demonstram a geografia presente na espacialidade virtual, evidenciando a relevância das plataformas digitais no âmbito da educação, ao mesmo tempo que nos alerta sobre o papel do professor como mediador na construção dos saberes, haja visto a liberdade de expressão e de identidades presentes na cibercultura.
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Trata-se de uma cultura que se adequa a novas temporalidades e espacialidades, denominada de cibercultura. A ciência geográfica e o seu papel crucial na sociedade, tem um potencial para problematizar esses novos espaços que emergem no atual contexto social. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo Analisar os saberes geográficos mediados no Instagram, considerando a dinâmica de interação entre os usuários e perfis temáticos, contextualizando esta plataforma digital como um território do ciberespaço a ser “explorado” pelo professor de geografia. Desse modo, busca-se através desta pesquisa, averiguar os saberes geográficos mediados em perfis temáticos de geografia (como os sujeitos interagem, quais as tipologias linguísticas predominantes, como estão sendo postos os saberes geográficos). Para realizar essa investigação utilizou-se métodos pós críticos em educação como: ferramentas da Netnografia, a qual é pautada na observação participante e interativa de sujeitos no ciberespaço; e a cartografia como método de pesquisa em educação para traçar caminhos até o objeto de estudo. Para efetuar as análises se fez necessário o uso de aparelhos de conexão continua (smartphone e notebook) como instrumentos para criação de um perfil na plataforma digital Instagram, com a finalidade de selecionar e problematizar publicações em perfis que demonstraram um potencial pedagógico para geografia escolar. Será abordado ainda, as principais funções do Instagram e suas possibilidades de utilização metodológica para contribuir com o trabalho docente. Os resultados obtidos demonstram a geografia presente na espacialidade virtual, evidenciando a relevância das plataformas digitais no âmbito da educação, ao mesmo tempo que nos alerta sobre o papel do professor como mediador na construção dos saberes, haja visto a liberdade de expressão e de identidades presentes na cibercultura.Over the last few decades, significant advances have been made in terms of technology, information and human immediacy through connection networks. Cyberspace has been the stage of human subjectivation, which corroborates with a society marked by ubiquity. It is a culture that adapts to new temporalities and spatialities, called cyberculture. Geographical science and its crucial role in society has the potential to problematize these new spaces that emerge in the current social context. In this perspective, the present work aims to analyze the geographic knowledge mediated on Instagram, considering the dynamics of interaction between users and thematic profiles, contextualizing this digital platform as a cyberspace territory to be “explored” by the geography teacher. Thus, through this research, it is sought to ascertain the geographic knowledge mediated in thematic profiles of geography (how the subjects interact, what are the predominant linguistic typologies, how the geographic knowledge is being placed). To carry out this investigation, post-critical methods in education were used, such as: Netnography tools, which are based on participant and interactive observation of subjects in cyberspace; and cartography as a research method in education to trace paths to the object of study. To carry out the analysis, it was necessary to use continuous connection devices (smartphone and notebook) as instruments for creating a profile on the digital platform Instagram, in order to select and problematize publications in profiles that demonstrated a pedagogical potential for school geography. It will also be addressed the main functions of Instagram and its possibilities of methodological use to contribute to the teaching work. The results obtained demonstrate the geography present in virtual spatiality, highlighting the relevance of digital platforms in the context of education, while alerting us to the role of the teacher as a mediator in the construction of knowledge, given the freedom of expression and identities present in cyberculture.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.PESSOA, Rodrigo Bezerra.ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.DUARTE, Maria Rodrigues Monteiro.2022-08-292022-10-07T13:52:52Z2022-10-072022-10-07T13:52:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27559DUARTE, Maria Rodrigues Monteiro. As práticas pedagógicas em geografia mediadas na cibercultura: uma análise na plataforma digital instagram. 2022. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-10T11:14:30Zoai:localhost:riufcg/27559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-10T11:14:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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