Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Paloma Sabata Lopes da.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RAFAEL, Edmilson Luiz.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
Resumo: Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras.
id UFCG_9db693ea63b4f6f2b0cbbba88deb2cc4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31527
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.Spoken language as studying/teaching object in basic education portuguese classes - second part.OralidadeLetramento digitalEnsino de língua portuguesaEducação básica - ensino de portuguêsOralityDigital literacyPortuguese language teachingBasic education - Portuguese teachingOralidadAlfabetización digitalEnseñanza de la lengua portuguesaEducación básica - Enseñanza del portuguésOralitélittératie numériqueEnseignement de la langue portugaiseEducation de base - Enseignement du portugaisLinguística.Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras.In this research, our purpose was to investigate the work environment and the possibilities to face direction to oral language in Portuguese classes in basic education. Two teachers, that had just finished the Letters course at two public universities in Campina Grande, Paraíba, and that had been working from 2008 to 2009, took part in the research. The study was realized through the analysis of theoretical and didactic materials (including technological and written resources), which were provided by the schools where the teachers that took part in this research work, through the investigation of the teachers` annual teaching plans and through an audio recorded interview with the two teachers. The data analysis shows us that, according to the teachers point of view, the problems related to the systematic oral language teaching are connected with the lack of academic preparation of the teachers and with the lack of technologic resources at the universities that they came from and at the institutions that they work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T20:32:50Z2023-08-212023-08-21T20:32:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527porSILVA, Paloma Sabata Lopes da.RAFAEL, Edmilson Luiz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T20:38:31Zoai:localhost:riufcg/31527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T20:38:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
Spoken language as studying/teaching object in basic education portuguese classes - second part.
title Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
spellingShingle Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
SILVA, Paloma Sabata Lopes da.
Oralidade
Letramento digital
Ensino de língua portuguesa
Educação básica - ensino de português
Orality
Digital literacy
Portuguese language teaching
Basic education - Portuguese teaching
Oralidad
Alfabetización digital
Enseñanza de la lengua portuguesa
Educación básica - Enseñanza del portugués
Oralité
littératie numérique
Enseignement de la langue portugaise
Education de base - Enseignement du portugais
Linguística.
title_short Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
title_full Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
title_fullStr Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
title_full_unstemmed Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
title_sort Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
author SILVA, Paloma Sabata Lopes da.
author_facet SILVA, Paloma Sabata Lopes da.
RAFAEL, Edmilson Luiz.
author_role author
author2 RAFAEL, Edmilson Luiz.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Paloma Sabata Lopes da.
RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Letramento digital
Ensino de língua portuguesa
Educação básica - ensino de português
Orality
Digital literacy
Portuguese language teaching
Basic education - Portuguese teaching
Oralidad
Alfabetización digital
Enseñanza de la lengua portuguesa
Educación básica - Enseñanza del portugués
Oralité
littératie numérique
Enseignement de la langue portugaise
Education de base - Enseignement du portugais
Linguística.
topic Oralidade
Letramento digital
Ensino de língua portuguesa
Educação básica - ensino de português
Orality
Digital literacy
Portuguese language teaching
Basic education - Portuguese teaching
Oralidad
Alfabetización digital
Enseñanza de la lengua portuguesa
Educación básica - Enseñanza del portugués
Oralité
littératie numérique
Enseignement de la langue portugaise
Education de base - Enseignement du portugais
Linguística.
description Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-21T20:32:50Z
2023-08-21
2023-08-21T20:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
identifier_str_mv SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591137538048