Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 |
Resumo: | Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras. |
id |
UFCG_9db693ea63b4f6f2b0cbbba88deb2cc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31527 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.Spoken language as studying/teaching object in basic education portuguese classes - second part.OralidadeLetramento digitalEnsino de língua portuguesaEducação básica - ensino de portuguêsOralityDigital literacyPortuguese language teachingBasic education - Portuguese teachingOralidadAlfabetización digitalEnseñanza de la lengua portuguesaEducación básica - Enseñanza del portuguésOralitélittératie numériqueEnseignement de la langue portugaiseEducation de base - Enseignement du portugaisLinguística.Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras.In this research, our purpose was to investigate the work environment and the possibilities to face direction to oral language in Portuguese classes in basic education. Two teachers, that had just finished the Letters course at two public universities in Campina Grande, Paraíba, and that had been working from 2008 to 2009, took part in the research. The study was realized through the analysis of theoretical and didactic materials (including technological and written resources), which were provided by the schools where the teachers that took part in this research work, through the investigation of the teachers` annual teaching plans and through an audio recorded interview with the two teachers. The data analysis shows us that, according to the teachers point of view, the problems related to the systematic oral language teaching are connected with the lack of academic preparation of the teachers and with the lack of technologic resources at the universities that they came from and at the institutions that they work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T20:32:50Z2023-08-212023-08-21T20:32:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527porSILVA, Paloma Sabata Lopes da.RAFAEL, Edmilson Luiz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T20:38:31Zoai:localhost:riufcg/31527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T20:38:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. Spoken language as studying/teaching object in basic education portuguese classes - second part. |
title |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. |
spellingShingle |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. SILVA, Paloma Sabata Lopes da. Oralidade Letramento digital Ensino de língua portuguesa Educação básica - ensino de português Orality Digital literacy Portuguese language teaching Basic education - Portuguese teaching Oralidad Alfabetización digital Enseñanza de la lengua portuguesa Educación básica - Enseñanza del portugués Oralité littératie numérique Enseignement de la langue portugaise Education de base - Enseignement du portugais Linguística. |
title_short |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. |
title_full |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. |
title_fullStr |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. |
title_full_unstemmed |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. |
title_sort |
Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. |
author |
SILVA, Paloma Sabata Lopes da. |
author_facet |
SILVA, Paloma Sabata Lopes da. RAFAEL, Edmilson Luiz. |
author_role |
author |
author2 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Paloma Sabata Lopes da. RAFAEL, Edmilson Luiz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Letramento digital Ensino de língua portuguesa Educação básica - ensino de português Orality Digital literacy Portuguese language teaching Basic education - Portuguese teaching Oralidad Alfabetización digital Enseñanza de la lengua portuguesa Educación básica - Enseñanza del portugués Oralité littératie numérique Enseignement de la langue portugaise Education de base - Enseignement du portugais Linguística. |
topic |
Oralidade Letramento digital Ensino de língua portuguesa Educação básica - ensino de português Orality Digital literacy Portuguese language teaching Basic education - Portuguese teaching Oralidad Alfabetización digital Enseñanza de la lengua portuguesa Educación básica - Enseñanza del portugués Oralité littératie numérique Enseignement de la langue portugaise Education de base - Enseignement du portugais Linguística. |
description |
Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-21T20:32:50Z 2023-08-21 2023-08-21T20:32:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 |
identifier_str_mv |
SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744591137538048 |