A representação de um modelo de hospital para dependentes químicos no filme “Bicho de Sete Cabeças”.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34197 |
Resumo: | O filme “Bicho de Sete Cabeças”, produzido por Laís Bodanzky, é inspirado no livro Canto dos Malditos de Austragésilo Carrano Bueno – da década de 1970, o qual narra suas experiências enquanto interno em um hospital psiquiátrico – e adaptado para a realidade em que se deu seu lançamento, o ano de 2001. No filme encontramos a forte presença de um modelo de hospital psiquiátrico que se utilizava de mecanismos de repressão para “curar” o dependente. Deixando a pessoa fora da sociedade, sendo constantemente medicado sem poder expressar suas idéias, etc., o dependente é dessa forma enrolado nas teias do discurso médico que o tirará inclusive o próprio direito de pensar por si só. Inspirando-se principalmente na cena em que o personagem Neto se encontra internado na clínica para dependentes, problematizaremos duas questões. Primeiramente, a questão das drogas e o momento em que tal palavra ganha a conotação presente no filme, buscando também situar o contexto em que drogas e remédios adquirem sentido diferenciado. Depois, emerge a necessidade de compreendermos melhor o papel desses hospitais como uma instituição de auxílio aos dependentes, trabalhando a relação que este mantém com o dependente bem como a relação de ambos com a família. Por fim, buscando entender melhor a relação cinema e ensino de História, analisaremos as possibilidades de tal temática a ser utilizada e debatida junto aos alunos de ensino fundamental e médio. Dessa forma, leituras como “A Linguagem Secreta do Cinema” de Jean-Claude Carrière, “A Linguagem Cinematográfica” de Marcel Martin, “O Uso do Cinema na Sala de Aula” de Marcos Napolitano, etc., dentre outros, servirão de norte para nossa pesquisa. |
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A representação de um modelo de hospital para dependentes químicos no filme “Bicho de Sete Cabeças”.The representation of a hospital model for drug addicts in the film “Bicho de Sete Cabeças”.Cinema e HistóriaFilme Bicho de Sete Cabeças - Laís BodanzkyBicho de Sete Cabeças - Laís BodanzkyHospital PsiquiátricoMecanismos de repressão - hospital psiquiátricoDependentes químicos - hospitais psiquiátricosEnsino de História e cinemaCinema and HistoryMovie Bicho de Sete Cabeças - Laís BodanzkySeven-Headed Beast - Laís BodanzkyPsychiatric HospitalRepression mechanisms - psychiatric hospitalDrug addicts - psychiatric hospitalsTeaching History and cinemaHistória.O filme “Bicho de Sete Cabeças”, produzido por Laís Bodanzky, é inspirado no livro Canto dos Malditos de Austragésilo Carrano Bueno – da década de 1970, o qual narra suas experiências enquanto interno em um hospital psiquiátrico – e adaptado para a realidade em que se deu seu lançamento, o ano de 2001. No filme encontramos a forte presença de um modelo de hospital psiquiátrico que se utilizava de mecanismos de repressão para “curar” o dependente. Deixando a pessoa fora da sociedade, sendo constantemente medicado sem poder expressar suas idéias, etc., o dependente é dessa forma enrolado nas teias do discurso médico que o tirará inclusive o próprio direito de pensar por si só. Inspirando-se principalmente na cena em que o personagem Neto se encontra internado na clínica para dependentes, problematizaremos duas questões. Primeiramente, a questão das drogas e o momento em que tal palavra ganha a conotação presente no filme, buscando também situar o contexto em que drogas e remédios adquirem sentido diferenciado. Depois, emerge a necessidade de compreendermos melhor o papel desses hospitais como uma instituição de auxílio aos dependentes, trabalhando a relação que este mantém com o dependente bem como a relação de ambos com a família. Por fim, buscando entender melhor a relação cinema e ensino de História, analisaremos as possibilidades de tal temática a ser utilizada e debatida junto aos alunos de ensino fundamental e médio. Dessa forma, leituras como “A Linguagem Secreta do Cinema” de Jean-Claude Carrière, “A Linguagem Cinematográfica” de Marcel Martin, “O Uso do Cinema na Sala de Aula” de Marcos Napolitano, etc., dentre outros, servirão de norte para nossa pesquisa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-30T20:21:06Z2024-01-302024-01-30T20:21:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34197ARAÚJO, Naiara Leonardo; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. A representação de um modelo de hospital para dependentes químicos no filme “Bicho de Sete Cabeças”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1804-1816. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34197porARAÚJO, Naiara Leonardo.NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-30T20:21:30Zoai:localhost:riufcg/34197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-30T20:21:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O filme “Bicho de Sete Cabeças”, produzido por Laís Bodanzky, é inspirado no livro Canto dos Malditos de Austragésilo Carrano Bueno – da década de 1970, o qual narra suas experiências enquanto interno em um hospital psiquiátrico – e adaptado para a realidade em que se deu seu lançamento, o ano de 2001. No filme encontramos a forte presença de um modelo de hospital psiquiátrico que se utilizava de mecanismos de repressão para “curar” o dependente. Deixando a pessoa fora da sociedade, sendo constantemente medicado sem poder expressar suas idéias, etc., o dependente é dessa forma enrolado nas teias do discurso médico que o tirará inclusive o próprio direito de pensar por si só. Inspirando-se principalmente na cena em que o personagem Neto se encontra internado na clínica para dependentes, problematizaremos duas questões. Primeiramente, a questão das drogas e o momento em que tal palavra ganha a conotação presente no filme, buscando também situar o contexto em que drogas e remédios adquirem sentido diferenciado. Depois, emerge a necessidade de compreendermos melhor o papel desses hospitais como uma instituição de auxílio aos dependentes, trabalhando a relação que este mantém com o dependente bem como a relação de ambos com a família. Por fim, buscando entender melhor a relação cinema e ensino de História, analisaremos as possibilidades de tal temática a ser utilizada e debatida junto aos alunos de ensino fundamental e médio. Dessa forma, leituras como “A Linguagem Secreta do Cinema” de Jean-Claude Carrière, “A Linguagem Cinematográfica” de Marcel Martin, “O Uso do Cinema na Sala de Aula” de Marcos Napolitano, etc., dentre outros, servirão de norte para nossa pesquisa. |
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