Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, Fabricio Bezerra.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663
Resumo: Esse estudo teve como objetivo apresentar a percepção dos discentes, docentes e empresários no que concernem as habilidades e competências do profissional contábil. Através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos docentes da UFCG, campus Sousa-PB, como também aos seus discentes prováveis concluintes em 2012.1 e, aos empresários atuantes na respectiva Cidade. A pesquisa usou como metodologia um estudo bibliográfico, descritivo, exploratório e de campo, com uma abordagem quantitativa. De forma que, um dos objetivos alcançados foi o de realizar uma auto-avaliação dos discentes com relação às habilidades e competências adquiridas no decorrer do curso. Verificando na analise dos resultados que foram adquiridas, pela maioria dos respondentes (60%), habilidades como a comunicação eficaz, e a criatividade e inovação e, competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e critico sobre a organização (acima de 70%). Com relação aos docentes, foi possível identificar as competências, entre elas: formular e interpretar projetos, além de ser usuário de dados, produzindo informações e conhecimentos (80%). Quanto às habilidades, as mais citadas pelos mesmos foram: Comunicação eficaz, motivação, dinamismo e capacidade de gestão (80%). Quanto as expectativas dos empresários, as competências estão relacionadas com a capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções (100%) Quanto as habilidades, as mais citadas foram: Relacionamento Interpessoal, a Criatividade e inovação, a Capacidade de gestão (50%). Nesse contexto, entende-se na visão dos respondentes, de um modo geral, e que o profissional contábil precisa ter iniciativas, ser criativo e ágil, já que ele é responsável pela organização dos serviços da Contabilidade.
id UFCG_9e59d0a9e0fdc5e2c945259b30e83925
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16663
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.Skills and competencies of the accounting professional: a comparative study among students, teachers and entrepreneurs.Habilidades e CompetênciasProfissional ContábilEnsino de ContabilidadeNovas Práticas de GerenciamentoTomada de DecisãoInformações ContábeisSkills and CompetencesAccounting ProfessionalAccounting TeachingNew Management PracticesDecision-MakingAccounting InformationContabilidadeEsse estudo teve como objetivo apresentar a percepção dos discentes, docentes e empresários no que concernem as habilidades e competências do profissional contábil. Através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos docentes da UFCG, campus Sousa-PB, como também aos seus discentes prováveis concluintes em 2012.1 e, aos empresários atuantes na respectiva Cidade. A pesquisa usou como metodologia um estudo bibliográfico, descritivo, exploratório e de campo, com uma abordagem quantitativa. De forma que, um dos objetivos alcançados foi o de realizar uma auto-avaliação dos discentes com relação às habilidades e competências adquiridas no decorrer do curso. Verificando na analise dos resultados que foram adquiridas, pela maioria dos respondentes (60%), habilidades como a comunicação eficaz, e a criatividade e inovação e, competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e critico sobre a organização (acima de 70%). Com relação aos docentes, foi possível identificar as competências, entre elas: formular e interpretar projetos, além de ser usuário de dados, produzindo informações e conhecimentos (80%). Quanto às habilidades, as mais citadas pelos mesmos foram: Comunicação eficaz, motivação, dinamismo e capacidade de gestão (80%). Quanto as expectativas dos empresários, as competências estão relacionadas com a capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções (100%) Quanto as habilidades, as mais citadas foram: Relacionamento Interpessoal, a Criatividade e inovação, a Capacidade de gestão (50%). Nesse contexto, entende-se na visão dos respondentes, de um modo geral, e que o profissional contábil precisa ter iniciativas, ser criativo e ágil, já que ele é responsável pela organização dos serviços da Contabilidade.This study aimed to present the perceptions of students, teachers and contractor in that regard the skills and competencies of Accounting Professional. Through a questionnaire with open and closed questions, applied to the Faculty of Federal University of Campina Grande (UFCG), campus Sousa-PB, but also to their graduating students likely 2012.1 and entrepreneurs working in their city. The research methodology used as a bibliographic and descriptive with a quantitative and qualitative approach. So that, one of the goals achieved was to carry out a self-evaluation of the learners with the skills and competences acquired in the course. Noting in the analysis of the results that were acquired by the majority of respondents (60 %), skills such as effective communication, and creativity and innovation, and expertise as the development of logical reasoning and critical about the organization (above 70 %). As for skills, the most cited were the same: effective communication, motivation, and dynamism and capacity management (80%). As the expectations of entrepreneurs, skills relate to the ability to identify problems, formulate and implement solutions (100%). As for the skills, the most cited were: Interpersonal Relationship, creativity and innovation, the capacity of management (50 %). In this context, it is understood in the vision of the respondents, in general, that the professional accounting needs have initiatives, be creative and agile, since he is responsible for organizing the services of Accounting.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGREIS, Cristiane Queiroz.REIS, C. Q.http://lattes.cnpq.br/6241598243059789CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.CAVALCANTE, J. A.RODRIGUES, Marconi Araújo.RODRIGUES, M. A.SARMENTO, Fabricio Bezerra.2012-11-082020-12-11T23:32:52Z2020-12-112020-12-11T23:32:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663SARMENTO, Fabricio Bezerra. Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários. 2012. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-06T17:23:52Zoai:localhost:riufcg/16663Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-06T17:23:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
Skills and competencies of the accounting professional: a comparative study among students, teachers and entrepreneurs.
title Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
spellingShingle Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
SARMENTO, Fabricio Bezerra.
Habilidades e Competências
Profissional Contábil
Ensino de Contabilidade
Novas Práticas de Gerenciamento
Tomada de Decisão
Informações Contábeis
Skills and Competences
Accounting Professional
Accounting Teaching
New Management Practices
Decision-Making
Accounting Information
Contabilidade
title_short Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
title_full Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
title_fullStr Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
title_full_unstemmed Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
title_sort Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.
author SARMENTO, Fabricio Bezerra.
author_facet SARMENTO, Fabricio Bezerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REIS, Cristiane Queiroz.
REIS, C. Q.
http://lattes.cnpq.br/6241598243059789
CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.
CAVALCANTE, J. A.
RODRIGUES, Marconi Araújo.
RODRIGUES, M. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv SARMENTO, Fabricio Bezerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades e Competências
Profissional Contábil
Ensino de Contabilidade
Novas Práticas de Gerenciamento
Tomada de Decisão
Informações Contábeis
Skills and Competences
Accounting Professional
Accounting Teaching
New Management Practices
Decision-Making
Accounting Information
Contabilidade
topic Habilidades e Competências
Profissional Contábil
Ensino de Contabilidade
Novas Práticas de Gerenciamento
Tomada de Decisão
Informações Contábeis
Skills and Competences
Accounting Professional
Accounting Teaching
New Management Practices
Decision-Making
Accounting Information
Contabilidade
description Esse estudo teve como objetivo apresentar a percepção dos discentes, docentes e empresários no que concernem as habilidades e competências do profissional contábil. Através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos docentes da UFCG, campus Sousa-PB, como também aos seus discentes prováveis concluintes em 2012.1 e, aos empresários atuantes na respectiva Cidade. A pesquisa usou como metodologia um estudo bibliográfico, descritivo, exploratório e de campo, com uma abordagem quantitativa. De forma que, um dos objetivos alcançados foi o de realizar uma auto-avaliação dos discentes com relação às habilidades e competências adquiridas no decorrer do curso. Verificando na analise dos resultados que foram adquiridas, pela maioria dos respondentes (60%), habilidades como a comunicação eficaz, e a criatividade e inovação e, competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e critico sobre a organização (acima de 70%). Com relação aos docentes, foi possível identificar as competências, entre elas: formular e interpretar projetos, além de ser usuário de dados, produzindo informações e conhecimentos (80%). Quanto às habilidades, as mais citadas pelos mesmos foram: Comunicação eficaz, motivação, dinamismo e capacidade de gestão (80%). Quanto as expectativas dos empresários, as competências estão relacionadas com a capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções (100%) Quanto as habilidades, as mais citadas foram: Relacionamento Interpessoal, a Criatividade e inovação, a Capacidade de gestão (50%). Nesse contexto, entende-se na visão dos respondentes, de um modo geral, e que o profissional contábil precisa ter iniciativas, ser criativo e ágil, já que ele é responsável pela organização dos serviços da Contabilidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-08
2020-12-11T23:32:52Z
2020-12-11
2020-12-11T23:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663
SARMENTO, Fabricio Bezerra. Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários. 2012. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663
identifier_str_mv SARMENTO, Fabricio Bezerra. Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários. 2012. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744474172030976