O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656
Resumo: O transtorno do espectro autista é definido como um transtorno neuropsiquiátrico que se apresenta com limitações nas relações sociais, na comunicação e na variedade de interesse e comportamentos desde a primeira infância. O Ministério da Saúde nas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro autista destaca a necessidade de acompanhamento de todos os membros da família, atribuindo aos serviços de saúde e as redes de apoio à participação efetiva no sucesso da adaptação da família. A pesquisa qualitativa que avaliou as mudanças na dinâmica familiar de crianças autistas após serem acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil foi realizada no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil localizado na cidade de Campina Grande, sendo as informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, as quais foram posteriormente analisadas pelo método de análise de conteúdo na modalidade temática proposto por Bardin. Identificaram-se três temas a partir dos relatos de cuidadores: a descoberta do ser social; cuidadores: papel na dinâmica familiar e propostas para o crescimento do CAPSi. Os entrevistados relataram que as mudanças ocorridas nos infantes foram relacionadas ao desenvolvimento de suas habilidades sociais no âmbito domiciliar, principalmente relacionados à aquisição da fala e a interação pelo olhar e atenção dispensada aos pais, sempre tendo esses aspectos correlacionados a um melhor convívio da família. Os benefícios são atribuídos também a evolução dos sujeitos como cuidadores, através do acesso as informações sobre o transtorno, apontando a equipe do CAPSi como participante relevante nesse processo. O novo modelo de relação familiar demonstra como destaque a forma de lidar com o filho autista, permeado pela melhor comunicação e segurança no processo. Sobre as necessidades no serviço, ressalta-se a ausência de fonoaudiólogo na equipe para melhor investimento na aquisição da linguagem.
id UFCG_9edcbf50af207fb35f107f127f3faf85
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30656
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.The work of the Psychosocial Support Center and the impact on the family of children with Autistic Spectrum Disorder.Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PBCentro de Atenção Psicossocial Infanto JuvenilTranstorno do espectro autistaCrianças autistasAutismo infantilPesquisa descritiva exploratóriaPsychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PBChild and Adolescent Psychosocial Care CenterAutism spectrum disorderAutistic childrenInfantile autismExploratory descriptive researchMedicina.O transtorno do espectro autista é definido como um transtorno neuropsiquiátrico que se apresenta com limitações nas relações sociais, na comunicação e na variedade de interesse e comportamentos desde a primeira infância. O Ministério da Saúde nas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro autista destaca a necessidade de acompanhamento de todos os membros da família, atribuindo aos serviços de saúde e as redes de apoio à participação efetiva no sucesso da adaptação da família. A pesquisa qualitativa que avaliou as mudanças na dinâmica familiar de crianças autistas após serem acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil foi realizada no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil localizado na cidade de Campina Grande, sendo as informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, as quais foram posteriormente analisadas pelo método de análise de conteúdo na modalidade temática proposto por Bardin. Identificaram-se três temas a partir dos relatos de cuidadores: a descoberta do ser social; cuidadores: papel na dinâmica familiar e propostas para o crescimento do CAPSi. Os entrevistados relataram que as mudanças ocorridas nos infantes foram relacionadas ao desenvolvimento de suas habilidades sociais no âmbito domiciliar, principalmente relacionados à aquisição da fala e a interação pelo olhar e atenção dispensada aos pais, sempre tendo esses aspectos correlacionados a um melhor convívio da família. Os benefícios são atribuídos também a evolução dos sujeitos como cuidadores, através do acesso as informações sobre o transtorno, apontando a equipe do CAPSi como participante relevante nesse processo. O novo modelo de relação familiar demonstra como destaque a forma de lidar com o filho autista, permeado pela melhor comunicação e segurança no processo. Sobre as necessidades no serviço, ressalta-se a ausência de fonoaudiólogo na equipe para melhor investimento na aquisição da linguagem.Autism Spectrum Disorder is defined as a neuropsychiatric disorder wich presentes itself with limitation in social relationships, in communication and variety of interest and behavior since the first childhood. The Ministério da Saúde in Guidelines for the Rehabilitation of People with Autism Spectrum Disorders stresses the need for follow-up of all family members, assigning health services and support networks to effective participation in the success of family adaptation. The qualitative research that evaluated the changes in the family dynamics of autistic children after being followed up at the Center for Psychosocial Child and Adolescent Care was conducted at the Psychosocial Child Care Center located in the city of Campina Grande, being the information collected in semi-structured interviews, which were later analyzed by the method of content analysis in the thematic modality proposed by Bardin. Three themes were identified from the reports of caregivers: the discovery of the social being; Caregivers: role in family dynamics and proposals for the growth of CAPSi. The interviewees reported that the changes occurred in the infants were related to the development of their social skills at home, mainly related to the acquisition of speech and the interaction by the look and attention given to the parents, always having these aspects correlated to a better family relationship. The benefits are also attributed to the evolution of the subjects as caregivers, through access to information about the disorder, pointing the CAPSi team as a relevant participant in this process. The new model of family relationship demonstrates how to highlight the way of dealing with autistic children, permeated by better communication and safety in the process. Regarding the needs in the service, it’s pointed the absence of a speech therapist in the team for a better investment in language acquisition.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGTRINDADE, Mônica Cavalcanti.TRINDADE, M. C.http://lattes.cnpq.br/2398664562552146GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.GAUDÊNCIO, E. O.PAZ, Luciene de Melo.PAZ, L. M.NUNES, Marília Medeiros de Araújo.NUNES, M. M. A.FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.20162023-07-10T12:43:01Z2023-07-102023-07-10T12:43:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656FERREIRA, Maria Eduarda de Melo Pires. O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com transtorno do espectro autista. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-10T12:49:49Zoai:localhost:riufcg/30656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-10T12:49:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
The work of the Psychosocial Support Center and the impact on the family of children with Autistic Spectrum Disorder.
title O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
spellingShingle O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PB
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil
Transtorno do espectro autista
Crianças autistas
Autismo infantil
Pesquisa descritiva exploratória
Psychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PB
Child and Adolescent Psychosocial Care Center
Autism spectrum disorder
Autistic children
Infantile autism
Exploratory descriptive research
Medicina.
title_short O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
title_full O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
title_fullStr O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
title_full_unstemmed O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
title_sort O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.
author FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.
author_facet FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TRINDADE, Mônica Cavalcanti.
TRINDADE, M. C.
http://lattes.cnpq.br/2398664562552146
GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.
GAUDÊNCIO, E. O.
PAZ, Luciene de Melo.
PAZ, L. M.
NUNES, Marília Medeiros de Araújo.
NUNES, M. M. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PB
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil
Transtorno do espectro autista
Crianças autistas
Autismo infantil
Pesquisa descritiva exploratória
Psychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PB
Child and Adolescent Psychosocial Care Center
Autism spectrum disorder
Autistic children
Infantile autism
Exploratory descriptive research
Medicina.
topic Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PB
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil
Transtorno do espectro autista
Crianças autistas
Autismo infantil
Pesquisa descritiva exploratória
Psychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PB
Child and Adolescent Psychosocial Care Center
Autism spectrum disorder
Autistic children
Infantile autism
Exploratory descriptive research
Medicina.
description O transtorno do espectro autista é definido como um transtorno neuropsiquiátrico que se apresenta com limitações nas relações sociais, na comunicação e na variedade de interesse e comportamentos desde a primeira infância. O Ministério da Saúde nas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro autista destaca a necessidade de acompanhamento de todos os membros da família, atribuindo aos serviços de saúde e as redes de apoio à participação efetiva no sucesso da adaptação da família. A pesquisa qualitativa que avaliou as mudanças na dinâmica familiar de crianças autistas após serem acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil foi realizada no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil localizado na cidade de Campina Grande, sendo as informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, as quais foram posteriormente analisadas pelo método de análise de conteúdo na modalidade temática proposto por Bardin. Identificaram-se três temas a partir dos relatos de cuidadores: a descoberta do ser social; cuidadores: papel na dinâmica familiar e propostas para o crescimento do CAPSi. Os entrevistados relataram que as mudanças ocorridas nos infantes foram relacionadas ao desenvolvimento de suas habilidades sociais no âmbito domiciliar, principalmente relacionados à aquisição da fala e a interação pelo olhar e atenção dispensada aos pais, sempre tendo esses aspectos correlacionados a um melhor convívio da família. Os benefícios são atribuídos também a evolução dos sujeitos como cuidadores, através do acesso as informações sobre o transtorno, apontando a equipe do CAPSi como participante relevante nesse processo. O novo modelo de relação familiar demonstra como destaque a forma de lidar com o filho autista, permeado pela melhor comunicação e segurança no processo. Sobre as necessidades no serviço, ressalta-se a ausência de fonoaudiólogo na equipe para melhor investimento na aquisição da linguagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-07-10T12:43:01Z
2023-07-10
2023-07-10T12:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656
FERREIRA, Maria Eduarda de Melo Pires. O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com transtorno do espectro autista. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Eduarda de Melo Pires. O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com transtorno do espectro autista. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744583968423936