A eficiência aeroportuária brasileira sob a ótica de Modelos DEA em redes considerando interações estratégicas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33971 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência de aeroportos brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) utilizando uma abordagem conjunta de Análise Envoltória de Dados (DEA) e Teoria dos Jogos. Para realizar essa avaliação, conduziu-se um estudo com uma amostra de 31 aeroportos distribuídos em diferentes regiões do país, com dados referentes ao ano de 2019. O método proposto está estruturado com um modelo de rede de dois estágios com jogo não cooperativo. Nesta abordagem um dos estágios é considerado como líder e sua eficiência é otimizada primeiro, enquanto a eficiência do outro estágio é posteriormente otimizada sob esta condição. Os escores de eficiência também foram obtidos através do jogo centralizado. De acordo com os resultados, o aeroporto de Congonhas é globalmente eficiente. Mas de modo geral, a amostra apesenta uma baixa eficiência global e um melhor desempenho é obtido considerando o segundo estágio como líder. |
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A eficiência aeroportuária brasileira sob a ótica de Modelos DEA em redes considerando interações estratégicas.Brazilian airport efficiency from the perspective of DEA Models in networks considering strategic interactions.Eficiência aeroportuária brasileiraModelos DEA em redeAnálise envoltória de dados - DEAJogos não cooperativosAeroportos brasileiros - eficiênciaEmpresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAEROINFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura AeroportuáriaTeoria dos jogosBrazilian airport efficiencyNetworked DEA modelsData envelopment analysis - DEANon-cooperative gamesBrazilian airports - efficiencyBrazilian Airport Infrastructure Company - INFRAEROINFRAERO - Brazilian Airport Infrastructure CompanyGame theoryEngenharia de Produção.O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência de aeroportos brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) utilizando uma abordagem conjunta de Análise Envoltória de Dados (DEA) e Teoria dos Jogos. Para realizar essa avaliação, conduziu-se um estudo com uma amostra de 31 aeroportos distribuídos em diferentes regiões do país, com dados referentes ao ano de 2019. O método proposto está estruturado com um modelo de rede de dois estágios com jogo não cooperativo. Nesta abordagem um dos estágios é considerado como líder e sua eficiência é otimizada primeiro, enquanto a eficiência do outro estágio é posteriormente otimizada sob esta condição. Os escores de eficiência também foram obtidos através do jogo centralizado. De acordo com os resultados, o aeroporto de Congonhas é globalmente eficiente. Mas de modo geral, a amostra apesenta uma baixa eficiência global e um melhor desempenho é obtido considerando o segundo estágio como líder.The present study aims to evaluate the efficiency of Brazilian airports managed by the Brazilian Airport Infrastructure Company (INFRAERO) using a joint approach of Data Envelopment Analysis (DEA) and Game Theory. To carry out this evaluation, a study was conducted with a sample of 31 airports distributed in different regions of the country, with data for the year 2019. The proposed method is structured with a two-stage network model with noncooperative play. In this approach, one of the stages is considered the leader, and its efficiency is optimized first, while the efficiency of the other stage is later optimized under this condition. Efficiency scores were also obtained through the centralized game. According to the results, Congonhas airport is globally efficient. But in general, the sample has low overall efficiency, and a better performance is obtained considering the second stage as the leader.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-01-17T19:14:33Z2024-01-172024-01-17T19:14:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33971SILVA, Felipe Alves Mendes da; RAMOS, Francisco de Sousa. A eficiência aeroportuária brasileira sob a ótica de Modelos DEA em redes considerando interações estratégicas. In: LIV CONGRESSO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 54, 2022. Anais [...]. Juiz de Fora - MG, UFJF, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33971porSILVA, Felipe Alves Mendes da.RAMOS, Francisco de Sousa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-17T20:30:02Zoai:localhost:riufcg/33971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-17T20:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência de aeroportos brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) utilizando uma abordagem conjunta de Análise Envoltória de Dados (DEA) e Teoria dos Jogos. Para realizar essa avaliação, conduziu-se um estudo com uma amostra de 31 aeroportos distribuídos em diferentes regiões do país, com dados referentes ao ano de 2019. O método proposto está estruturado com um modelo de rede de dois estágios com jogo não cooperativo. Nesta abordagem um dos estágios é considerado como líder e sua eficiência é otimizada primeiro, enquanto a eficiência do outro estágio é posteriormente otimizada sob esta condição. Os escores de eficiência também foram obtidos através do jogo centralizado. De acordo com os resultados, o aeroporto de Congonhas é globalmente eficiente. Mas de modo geral, a amostra apesenta uma baixa eficiência global e um melhor desempenho é obtido considerando o segundo estágio como líder. |
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