Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Maria da Paz.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
Resumo: Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral.
id UFCG_a128e835d07a2fb360d64960accf4ad3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34229
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence.Ensino de HistóriaPrática docente - HistóriaTeoria da atividade - EducaçãoTeoria da Atividade - Alexei Nikolaievich LeontievAlexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da AtividadeFilósofo soviético - Alexei Nikolaievich LeontievCiclos de Estudos ReflexivosHistória escolarTeaching HistoryTeaching practice - HistoryActivity theory - EducationActivity Theory - Alexei Nikolaievich LeontievAlexei Nikolaievich Leontiev - Activity TheorySoviet philosopher - Alexei Nikolaievich LeontievReflective Study CyclesSchool historyHistória.Educação.Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:27:52Z2024-01-312024-01-31T18:27:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229porCAVALCANTE, Maria da Paz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:28:32Zoai:localhost:riufcg/34229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:28:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence.
title Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
spellingShingle Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
CAVALCANTE, Maria da Paz.
Ensino de História
Prática docente - História
Teoria da atividade - Educação
Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev
Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade
Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev
Ciclos de Estudos Reflexivos
História escolar
Teaching History
Teaching practice - History
Activity theory - Education
Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev
Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory
Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev
Reflective Study Cycles
School history
História.
Educação.
title_short Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
title_full Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
title_fullStr Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
title_full_unstemmed Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
title_sort Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
author CAVALCANTE, Maria da Paz.
author_facet CAVALCANTE, Maria da Paz.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria da Paz.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Prática docente - História
Teoria da atividade - Educação
Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev
Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade
Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev
Ciclos de Estudos Reflexivos
História escolar
Teaching History
Teaching practice - History
Activity theory - Education
Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev
Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory
Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev
Reflective Study Cycles
School history
História.
Educação.
topic Ensino de História
Prática docente - História
Teoria da atividade - Educação
Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev
Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade
Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev
Ciclos de Estudos Reflexivos
História escolar
Teaching History
Teaching practice - History
Activity theory - Education
Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev
Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory
Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev
Reflective Study Cycles
School history
História.
Educação.
description Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-31T18:27:52Z
2024-01-31
2024-01-31T18:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610783657984