Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
Resumo: | Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral. |
id |
UFCG_a128e835d07a2fb360d64960accf4ad3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34229 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence.Ensino de HistóriaPrática docente - HistóriaTeoria da atividade - EducaçãoTeoria da Atividade - Alexei Nikolaievich LeontievAlexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da AtividadeFilósofo soviético - Alexei Nikolaievich LeontievCiclos de Estudos ReflexivosHistória escolarTeaching HistoryTeaching practice - HistoryActivity theory - EducationActivity Theory - Alexei Nikolaievich LeontievAlexei Nikolaievich Leontiev - Activity TheorySoviet philosopher - Alexei Nikolaievich LeontievReflective Study CyclesSchool historyHistória.Educação.Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:27:52Z2024-01-312024-01-31T18:27:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229porCAVALCANTE, Maria da Paz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:28:32Zoai:localhost:riufcg/34229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:28:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence. |
title |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
spellingShingle |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. CAVALCANTE, Maria da Paz. Ensino de História Prática docente - História Teoria da atividade - Educação Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev Ciclos de Estudos Reflexivos História escolar Teaching History Teaching practice - History Activity theory - Education Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev Reflective Study Cycles School history História. Educação. |
title_short |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
title_full |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
title_fullStr |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
title_full_unstemmed |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
title_sort |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
author |
CAVALCANTE, Maria da Paz. |
author_facet |
CAVALCANTE, Maria da Paz. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Maria da Paz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Prática docente - História Teoria da atividade - Educação Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev Ciclos de Estudos Reflexivos História escolar Teaching History Teaching practice - History Activity theory - Education Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev Reflective Study Cycles School history História. Educação. |
topic |
Ensino de História Prática docente - História Teoria da atividade - Educação Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev Ciclos de Estudos Reflexivos História escolar Teaching History Teaching practice - History Activity theory - Education Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev Reflective Study Cycles School history História. Educação. |
description |
Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-31T18:27:52Z 2024-01-31 2024-01-31T18:27:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610783657984 |