Cartilha socioambiental na preservação de manguezais: estudo de caso aplicado à Vila de Marudá, Pará.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33726 |
Resumo: | Quando tratada, a temática Educação Ambiental evoca-se com frequência o Artigo 225 da Constituição Federal que defende pronunciadamente no capítulo V) a: promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização p’blica para preservação do meio ambiente (BRASIL, 1988) e também pela Lei 9.795/99 que trata sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Portanto, a relevância em difundir competentemente o conhecimento a respeito do meio ambiente, principalmente uma forma dialogada no espaço escolar é importante e eficaz, pois assegura não somente o cumprimento às leis, mas fundamentalmente permite às crianças construírem uma consciência crítica a respeito das múltiplas realidades que as rodeiam. Por vivermos em um mundo global, o modelo de educação moderna tem por obrigação ser contextualizado e capaz de atribuir uma aprendizagem com qualidade, no sentido de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos na edificação de uma sociedade justa e ambientalmente sustentável. As cartilhas são hoje largamente empregadas por instituições públicas, privadas e sociedade civil através das ONG´s como importante coadjuvante no processo de ensino-aprendizado de práticas das mais diversas. Sua significância didática na esfera ambiental é reconhecida quando busca informar/sensibilizar as pessoas que pouco ou nenhum conhecimento tem a respeito. Projetos pautados na confecção de cartilhas ambientais e outras do gênero são muito comuns e têm se demonstrado excepcionalmente eficazes por contribuírem na fixação do conteúdo em razão da sua facilidade de leitura, interpretação e direcionamento temático ao público pretendido. O uso da cartilha segundo (OLIVEIRA, 2005) serve para ilustrar simplificadamente certas recomendações e dicas a respeito de determinado tipo de atividade. Esse documento pode representar o significado de diversos conceitos utilizados, além de fornecer uma série de procedimentos que visam informar, aprimorar, melhorar, explicar, explicitar e/ou alertar um público específico sobre determinado tema igualmente específico. Portanto, elaboração de uma cartilha deve impreterivelmente respeitar a linguagem e a disposição das informações mediante interesse prévio. O objetivo deste trabalho busca construir a partir da representação socioambiental dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Marudá (PA), uma proposta de cartilha ambiental com enfoque principal na problematização decorrente da degradação dos ambientes de mangue daquela comunidade. |
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Portanto, a relevância em difundir competentemente o conhecimento a respeito do meio ambiente, principalmente uma forma dialogada no espaço escolar é importante e eficaz, pois assegura não somente o cumprimento às leis, mas fundamentalmente permite às crianças construírem uma consciência crítica a respeito das múltiplas realidades que as rodeiam. Por vivermos em um mundo global, o modelo de educação moderna tem por obrigação ser contextualizado e capaz de atribuir uma aprendizagem com qualidade, no sentido de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos na edificação de uma sociedade justa e ambientalmente sustentável. As cartilhas são hoje largamente empregadas por instituições públicas, privadas e sociedade civil através das ONG´s como importante coadjuvante no processo de ensino-aprendizado de práticas das mais diversas. 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O objetivo deste trabalho busca construir a partir da representação socioambiental dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Marudá (PA), uma proposta de cartilha ambiental com enfoque principal na problematização decorrente da degradação dos ambientes de mangue daquela comunidade.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEcologia. 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