Entre imagem e escrita: a tatuagem como artefato à subjetividade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15879 |
Resumo: | O hiperinvestimento do corpo na contemporaneidade, época na qual há um enfraquecimento do simbólico em detrimento do imaginário, produz mudanças na forma com a qual o sujeito lida e se relaciona com o próprio corpo. Nesse sentido, o presente artigo aborda as práticas de modificações deliberadas do corpo, especificamente a tatuagem cada vez mais presente no mundo contemporâneo e investiga, a luz da psicanálise, qual a função subjetiva da tatuagem para além de um adorno estético ou um fenômeno sociocultural, no campo das neuroses. Abre-se um diálogo com o longa-metragem intitulado O Livro de Cabeceira para pensar as três dimensões que se encontram engendradas no ato de tatuar, a saber: corpo, escrita e linguagem. Conclui-se que a tatuagem aparece como um artefato encontrado pelo sujeito para lidar com a fragmentação do corpo, e que, como uma forma de linguagem, permite a construção de novos contornos e bordas que delineiam e desenham o corpo através de letras, traços, marcas e significantes escritos sobre a pele, em um manejo feito pelo sujeito para apaziguar o mal-estar presente na relação com o próprio corpo. |
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Entre imagem e escrita: a tatuagem como artefato à subjetividade.Between image and writing: the tattoo as an artifact to subjectivity.Entre imagen y escritura: el tatuaje como artefacto a la subjetividad.TatuagemCorpoEscritaPsicanáliseTattooBodyWritingPsychoanalysisTatuajeCuerpoEscribiendoPsicoanálisisPsicologiaO hiperinvestimento do corpo na contemporaneidade, época na qual há um enfraquecimento do simbólico em detrimento do imaginário, produz mudanças na forma com a qual o sujeito lida e se relaciona com o próprio corpo. Nesse sentido, o presente artigo aborda as práticas de modificações deliberadas do corpo, especificamente a tatuagem cada vez mais presente no mundo contemporâneo e investiga, a luz da psicanálise, qual a função subjetiva da tatuagem para além de um adorno estético ou um fenômeno sociocultural, no campo das neuroses. Abre-se um diálogo com o longa-metragem intitulado O Livro de Cabeceira para pensar as três dimensões que se encontram engendradas no ato de tatuar, a saber: corpo, escrita e linguagem. Conclui-se que a tatuagem aparece como um artefato encontrado pelo sujeito para lidar com a fragmentação do corpo, e que, como uma forma de linguagem, permite a construção de novos contornos e bordas que delineiam e desenham o corpo através de letras, traços, marcas e significantes escritos sobre a pele, em um manejo feito pelo sujeito para apaziguar o mal-estar presente na relação com o próprio corpo.The biggest investment of body happens when Simbolic is more weak than Imaginary. Indeed, there is new process of that how subject uses his own body in contemporaneity. Tatoo is getting more and more present. This article is psychoanalytic research about body modification specifically tatoo. Nowadays how can we think the tatoo, in neurosis’ field, beyond aesthetics or cultural phenomenon. Open up talk with The Pillow Book, film by Peter Greenaway, to think about three points enfold in act of writing in body: body, writing and language. Lastly it was concluded that tatoo is kind of language: indeed which act of writing body is body’s writing to pacify subject’s malaise with his own body.La hiperinvestidura del cuerpo en la contemporaneidad, época en que lo simbólico se debilita en detrimento de lo imaginario, produce cambios en la forma en que el sujeto trata y se relaciona con su propio cuerpo. En este sentido, el presente artículo aborda las prácticas de modificaciones deliberadas del cuerpo, específicamente el tatuaje que está cada vez más presente en el mundo contemporáneo e indaga, a la luz del psicoanálisis, cuál es la función subjetiva del tatuaje más allá de un adorno estético o un fenómeno sociocultural, en el campo de las neurosis. Se abre un diálogo con el largometraje titulado O Livro de Cabeceira para pensar las tres dimensiones que se engendran en el acto de tatuar, a saber: cuerpo, escritura y lenguaje. Se concluye que el tatuaje aparece como un artefacto encontrado por el sujeto para lidiar con la fragmentación del cuerpo, y que, como forma de lenguaje, permite la construcción de nuevos contornos y bordes que delinean y dibujan el cuerpo a través de letras, trazos, marcas y significados escritos en la piel, en un manejo que hace el sujeto para apaciguar el malestar presente en la relación con su propio cuerpo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGSILVA, Gabriella Valle Dupim da.SILVA, G. V. D.http://lattes.cnpq.br/6665862602062717FERREIRA, Indianara Maria Fernandes.20152020-10-05T18:00:54Z2020-10-052020-10-05T18:00:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15879FERREIRA, Indianara Maria Fernandes. Entre imagem e escrita: a tatuagem como artefato à subjetividade. 2015. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T13:44:11Zoai:localhost:riufcg/15879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T13:44:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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