Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENICIO, Janne Eiry de Araujo.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773
Resumo: A presente pesquisa aborda reflexões sobre a leitura literária nos anos finais do ensino fundamental e sua implicação para a formação de leitores críticos. Destacamos a necessidade de estreitar laços entre o aluno e o texto literário, através da promoção de um ambiente motivador dentro da sala de aula que instigue o prazer pela leitura. O objetivo primordial desse estudo reside em discutir o gênero crônica humorística como ferramenta para despertar o gosto pela leitura e auxiliar na formação de leitores literários críticos. Partimos da hipótese de que as crônicas de humor atraem a atenção dos estudantes, pois, com base em pesquisas já realizadas e em decorrência das experiências vivenciadas em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental, é perceptível a identificação dos discentes com o gênero, dada a sua estrutura concisa, bem como os temas voltados ao cotidiano que propiciam o envolvimento dos estudantes, ocasionando momentos de muita interação. Dialogamos com autores como Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), no que se refere às concepções de leitura, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concernentes ao letramento literário, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), relacionados ao gênero crônica, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) em relação ao humor, dentre outros, que servirão de aporte teórico para as reflexões empreendidas ao longo desse estudo. A metodologia adotada corresponde a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento das atividades, elaboramos uma proposta pedagógica de intervenção didática em sala de aula, voltadas à turmas do nono do ensino fundamental, sendo empregados, com as devidas adaptações, os modelos das unidades de leitura de Silva (2008), com as etapas da constatação, cotejo ou reflexão e transformação, bem como a sequência básica de Cosson (2020), com as fases de motivação, introdução, leitura e interpretação, colaborando assim, para a formação de leitores literários proficientes. Após as discussões, os resultados desta pesquisa apontam que as crônicas humorísticas se configuram como uma alternativa viável à formação de leitores literários, tendo em vista que, além de propiciar o deleite, corroboram para a ampliação dos seus níveis de compreensão textual.
id UFCG_a2b2d76768cddd269afbab1a376b5b35
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36773
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.Literature at school: humorous chronicles in the formation of literary readers.Leitor literárioLiteratura – Ensino fundamentalLetramento literárioFormação do leitor literárioCrônicas humorísticasLeitor críticoGênero literário – CrônicasLiterary readerLiterature – Elementary educationLiterary literacyTraining of the literary readerHumorous chroniclesCritical readerLiterary genre – ChroniclesLetras.A presente pesquisa aborda reflexões sobre a leitura literária nos anos finais do ensino fundamental e sua implicação para a formação de leitores críticos. Destacamos a necessidade de estreitar laços entre o aluno e o texto literário, através da promoção de um ambiente motivador dentro da sala de aula que instigue o prazer pela leitura. O objetivo primordial desse estudo reside em discutir o gênero crônica humorística como ferramenta para despertar o gosto pela leitura e auxiliar na formação de leitores literários críticos. Partimos da hipótese de que as crônicas de humor atraem a atenção dos estudantes, pois, com base em pesquisas já realizadas e em decorrência das experiências vivenciadas em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental, é perceptível a identificação dos discentes com o gênero, dada a sua estrutura concisa, bem como os temas voltados ao cotidiano que propiciam o envolvimento dos estudantes, ocasionando momentos de muita interação. Dialogamos com autores como Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), no que se refere às concepções de leitura, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concernentes ao letramento literário, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), relacionados ao gênero crônica, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) em relação ao humor, dentre outros, que servirão de aporte teórico para as reflexões empreendidas ao longo desse estudo. A metodologia adotada corresponde a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento das atividades, elaboramos uma proposta pedagógica de intervenção didática em sala de aula, voltadas à turmas do nono do ensino fundamental, sendo empregados, com as devidas adaptações, os modelos das unidades de leitura de Silva (2008), com as etapas da constatação, cotejo ou reflexão e transformação, bem como a sequência básica de Cosson (2020), com as fases de motivação, introdução, leitura e interpretação, colaborando assim, para a formação de leitores literários proficientes. Após as discussões, os resultados desta pesquisa apontam que as crônicas humorísticas se configuram como uma alternativa viável à formação de leitores literários, tendo em vista que, além de propiciar o deleite, corroboram para a ampliação dos seus níveis de compreensão textual.This research addresses reflections on literary reading in the final years of elementary school and its implications for the formation of critical readers. We highlight the need to strengthen ties between the student and the literary text, through the promotion of a motivating environment within the classroom that instills pleasure in reading. The primary objective of this study lies in discussing the humorous chronicle genre as a tool to awaken a taste for reading and assist in the formation of critical literary readers. We start from the hypothesis that humorous chronicles attract the attention of students, because, based on research already carried out and as a result of experiences in the classroom in the final years of elementary school, the identification of students with the gender is noticeable, given its concise structure, as well as the themes focused on everyday life that encourage student involvement, causing moments of great interaction. We dialogued with authors such as Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), with regard to conceptions of reading, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concerning literary literacy, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), related to the chronicle genre, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) in relation to humor, among others, which will serve as theoretical support for the reflections undertaken throughout this study. The methodology adopted corresponds to a bibliographical research, with a qualitative approach and applied in nature. For the development of the activities, we developed a pedagogical proposal for didactic intervention in the classroom, aimed at the ninth classes of elementary school, using, with due adaptations, the models of Silva's reading units (2008), with the steps of observation, comparison or reflection and transformation, as well as the basic sequence of Cosson (2020), with the phases of motivation, introduction, reading and interpretation, thus contributing to the formation of proficient literary readers. After the discussions, the results of this research indicate that humorous chronicles are a viable alternative to the training of literary readers, considering that, in addition to providing delight, they contribute to the expansion of their levels of textual understanding.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.SILVA, Rosângela Neres Araújo da.BENICIO, Janne Eiry de Araujo.2024-04-262024-07-22T12:41:51Z2024-07-222024-07-22T12:41:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773BENICIO, Janne Eiry de Araujo. Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-22T12:41:51Zoai:localhost:riufcg/36773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-22T12:41:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
Literature at school: humorous chronicles in the formation of literary readers.
title Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
spellingShingle Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
BENICIO, Janne Eiry de Araujo.
Leitor literário
Literatura – Ensino fundamental
Letramento literário
Formação do leitor literário
Crônicas humorísticas
Leitor crítico
Gênero literário – Crônicas
Literary reader
Literature – Elementary education
Literary literacy
Training of the literary reader
Humorous chronicles
Critical reader
Literary genre – Chronicles
Letras.
title_short Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
title_full Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
title_fullStr Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
title_full_unstemmed Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
title_sort Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.
author BENICIO, Janne Eiry de Araujo.
author_facet BENICIO, Janne Eiry de Araujo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
QUEIROGA, M. G.
http://lattes.cnpq.br/1587726556477554
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
SILVA, Rosângela Neres Araújo da.
dc.contributor.author.fl_str_mv BENICIO, Janne Eiry de Araujo.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitor literário
Literatura – Ensino fundamental
Letramento literário
Formação do leitor literário
Crônicas humorísticas
Leitor crítico
Gênero literário – Crônicas
Literary reader
Literature – Elementary education
Literary literacy
Training of the literary reader
Humorous chronicles
Critical reader
Literary genre – Chronicles
Letras.
topic Leitor literário
Literatura – Ensino fundamental
Letramento literário
Formação do leitor literário
Crônicas humorísticas
Leitor crítico
Gênero literário – Crônicas
Literary reader
Literature – Elementary education
Literary literacy
Training of the literary reader
Humorous chronicles
Critical reader
Literary genre – Chronicles
Letras.
description A presente pesquisa aborda reflexões sobre a leitura literária nos anos finais do ensino fundamental e sua implicação para a formação de leitores críticos. Destacamos a necessidade de estreitar laços entre o aluno e o texto literário, através da promoção de um ambiente motivador dentro da sala de aula que instigue o prazer pela leitura. O objetivo primordial desse estudo reside em discutir o gênero crônica humorística como ferramenta para despertar o gosto pela leitura e auxiliar na formação de leitores literários críticos. Partimos da hipótese de que as crônicas de humor atraem a atenção dos estudantes, pois, com base em pesquisas já realizadas e em decorrência das experiências vivenciadas em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental, é perceptível a identificação dos discentes com o gênero, dada a sua estrutura concisa, bem como os temas voltados ao cotidiano que propiciam o envolvimento dos estudantes, ocasionando momentos de muita interação. Dialogamos com autores como Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), no que se refere às concepções de leitura, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concernentes ao letramento literário, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), relacionados ao gênero crônica, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) em relação ao humor, dentre outros, que servirão de aporte teórico para as reflexões empreendidas ao longo desse estudo. A metodologia adotada corresponde a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento das atividades, elaboramos uma proposta pedagógica de intervenção didática em sala de aula, voltadas à turmas do nono do ensino fundamental, sendo empregados, com as devidas adaptações, os modelos das unidades de leitura de Silva (2008), com as etapas da constatação, cotejo ou reflexão e transformação, bem como a sequência básica de Cosson (2020), com as fases de motivação, introdução, leitura e interpretação, colaborando assim, para a formação de leitores literários proficientes. Após as discussões, os resultados desta pesquisa apontam que as crônicas humorísticas se configuram como uma alternativa viável à formação de leitores literários, tendo em vista que, além de propiciar o deleite, corroboram para a ampliação dos seus níveis de compreensão textual.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-26
2024-07-22T12:41:51Z
2024-07-22
2024-07-22T12:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773
BENICIO, Janne Eiry de Araujo. Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773
identifier_str_mv BENICIO, Janne Eiry de Araujo. Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744629882421248