Avaliação da produtividade de um sistema de transporte subterrâneo utilizando LHD.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11526 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo estimar a produtividade de LHD's em um sistema de transporte subterrâneo, através da técnica de simulação. Para tanto, foi empregado um modelo de simulação hibrido, envolvendo simulação determinística e estocástica. O modelo tenta representar do modo mais realista possível a operação do sistema real. A validação do modelo foi feita através da comparação entre os resultados simulados e os dados históricos obtidos na Mineração Vale do Jacurici, Mina Ipueira, Estado da Bahia. O modelo e baseado na técnica de avanço do relógio, possibilitando assim, levar em consideração a interferência existente entre equipamentos nos pontos de interseção ao da malha de transporte. A simulação determinística permite calcular os tempos de transporte, enquanto que a estocástica visa avaliar sua eficiência. No programa são consideradas as variáveis que ocorrem no dia-a-dia na operação da mina, tais como, intervalo de tempo entre trocas de turno, tempos de parada para o almoço, quebras de equipamentos, obstrução nos pontos de carregamento e despejo, espera nos pontos de cruzamento das vias de transporte etc.. Foram realizadas cerca de 5.000 simulações com a finalidade de se ter uma representação estatística com maior grau de confiabilidade. As duas principais variáveis estudadas com o objetivo de avaliar a produtividade do sistema foram a disponibilidade do equipamento e a presença de blocos no ponto de carregamento. Outras variáveis consideradas foram a distancia de transporte e o numero de m^quinas por frente de serviço. Os resultados obtidos não diferem muito daqueles encontrados no sistema real, podendo-se estimar que a variabilidade do sistema simulado situa-se em torno de 5%. O modelo não otimiza o sistema de transporte de forma global, porem apresenta bons resultados na maioria da vezes. |
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Avaliação da produtividade de um sistema de transporte subterrâneo utilizando LHD.Evaluation of the productivity of an underground transport system using LHD.Sistema de Transporte SubterrâneoProdutividade de LHD´sTransporte da MinaTécnica de SimulaçãoModelo de Simulação HíbridoTécnica de Avanço do RelógioUnderground Transport SystemLHD's ProductivityMine TransportSimulation TechniqueHybrid Simulation ModelClock Advance TechniqueEngenharia de MinasO presente trabalho tem por objetivo estimar a produtividade de LHD's em um sistema de transporte subterrâneo, através da técnica de simulação. Para tanto, foi empregado um modelo de simulação hibrido, envolvendo simulação determinística e estocástica. O modelo tenta representar do modo mais realista possível a operação do sistema real. A validação do modelo foi feita através da comparação entre os resultados simulados e os dados históricos obtidos na Mineração Vale do Jacurici, Mina Ipueira, Estado da Bahia. O modelo e baseado na técnica de avanço do relógio, possibilitando assim, levar em consideração a interferência existente entre equipamentos nos pontos de interseção ao da malha de transporte. A simulação determinística permite calcular os tempos de transporte, enquanto que a estocástica visa avaliar sua eficiência. No programa são consideradas as variáveis que ocorrem no dia-a-dia na operação da mina, tais como, intervalo de tempo entre trocas de turno, tempos de parada para o almoço, quebras de equipamentos, obstrução nos pontos de carregamento e despejo, espera nos pontos de cruzamento das vias de transporte etc.. Foram realizadas cerca de 5.000 simulações com a finalidade de se ter uma representação estatística com maior grau de confiabilidade. As duas principais variáveis estudadas com o objetivo de avaliar a produtividade do sistema foram a disponibilidade do equipamento e a presença de blocos no ponto de carregamento. Outras variáveis consideradas foram a distancia de transporte e o numero de m^quinas por frente de serviço. Os resultados obtidos não diferem muito daqueles encontrados no sistema real, podendo-se estimar que a variabilidade do sistema simulado situa-se em torno de 5%. O modelo não otimiza o sistema de transporte de forma global, porem apresenta bons resultados na maioria da vezes.The purpose of this research is to estimate the productivity of an underground mine haulage system, using the simulation technique. A hybrid model involving deterrninistic and stochastic simulation has been employed. The model attempts to represent as much as possible the real system. The model has been validated by means of comparison between the simulation results and historical data obtained from Mmeracfio Vale do Jacurici, Ipueira Mine, located in the State of Bahia. The model is based on the advance-clock technique making possible to take into account the mterference between equipaments at the intersection points of the haulage network. The deterrninistic simulation allows the calculation of the travel times, while the stochastic simulation evaluates the efficiency of the haulage system. The computer program takes into account the relevant variables cjccurring in the day-to-day mine operation, such as elapsed time for change of shifts, time off for meals, equipment breakdown, traffic jam at loading and dumping points, waiting time at road crossings, etc. As much as 5,000 simulation runs have been performed in order to ensure a statistical representation of high degree of confidence. The variables considered for estimating the productivity of the system have been the availability of equipment and the existence of rock blocks at the loading points. The variables related to the haulage distance and the number of LHD's per advancing feces have also been considered. The results from the model showed a good agreement with the data from the real system, indicating that the variability between the actual and the simulated system is about 5 percent. The model does not optimize the system in a global way, but it yields good results most of the time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINASUFCGBONATES, Eduardo Jorge Lira.BONATES, E. J. L.http://lattes.cnpq.br/6817414971622972HENNIES, Wildor Theodore.LIMA, Aarão de Andrade.BRITO, Luiz Gonzaga Silva de.1994-01-242020-02-05T14:36:46Z2020-02-052020-02-05T14:36:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11526BRITO, Luiz Gonzaga Silva de. Avaliação da produtividade de um sistema de transporte subterrâneo utilizando LHD. 1994. 106f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Minas), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II Campina Grande - Brasil, 1994. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-24T17:24:01Zoai:localhost:riufcg/11526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-24T17:24:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O presente trabalho tem por objetivo estimar a produtividade de LHD's em um sistema de transporte subterrâneo, através da técnica de simulação. Para tanto, foi empregado um modelo de simulação hibrido, envolvendo simulação determinística e estocástica. O modelo tenta representar do modo mais realista possível a operação do sistema real. A validação do modelo foi feita através da comparação entre os resultados simulados e os dados históricos obtidos na Mineração Vale do Jacurici, Mina Ipueira, Estado da Bahia. O modelo e baseado na técnica de avanço do relógio, possibilitando assim, levar em consideração a interferência existente entre equipamentos nos pontos de interseção ao da malha de transporte. A simulação determinística permite calcular os tempos de transporte, enquanto que a estocástica visa avaliar sua eficiência. No programa são consideradas as variáveis que ocorrem no dia-a-dia na operação da mina, tais como, intervalo de tempo entre trocas de turno, tempos de parada para o almoço, quebras de equipamentos, obstrução nos pontos de carregamento e despejo, espera nos pontos de cruzamento das vias de transporte etc.. Foram realizadas cerca de 5.000 simulações com a finalidade de se ter uma representação estatística com maior grau de confiabilidade. As duas principais variáveis estudadas com o objetivo de avaliar a produtividade do sistema foram a disponibilidade do equipamento e a presença de blocos no ponto de carregamento. Outras variáveis consideradas foram a distancia de transporte e o numero de m^quinas por frente de serviço. Os resultados obtidos não diferem muito daqueles encontrados no sistema real, podendo-se estimar que a variabilidade do sistema simulado situa-se em torno de 5%. O modelo não otimiza o sistema de transporte de forma global, porem apresenta bons resultados na maioria da vezes. |
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