Gêneros orais nos parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco: uma proposta discursiva de retextualização para o 6º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Maria Wildeny de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19005
Resumo: No âmbito escolar é muito comum o ensino da oralidade ser realizado de forma secundária. Diante disso, o objetivo geral no nosso trabalho é investigar e descrever como os gêneros orais específicos da fala, presentes nos Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE), são tratados e que reflexões eles propõem para o ensino da oralidade em sala de aula. A investigação apresenta como objetivos específicos: i) Elencar os gêneros orais, específicos da fala, que os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE) propõem para serem trabalhados no sexto ano; ii) Identificar como e se esse documento propõe a didatização desses gêneros para a sala de aula; iii) Propor, através de um caderno pedagógico, reflexões ao professor de língua portuguesa a partir das diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE) como forma de ressignificar suas práticas em torno dos gêneros orais. De natureza documental, qualitativa e descritiva, tomamos como aporte teórico os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), de Marcuschi (2005), de Bakhtin (1997), dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1998), da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), dos Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (2012), de Antunes (2003), dentre outras teorias que defendem o ensino dos gêneros orais formais em conformidade com a leitura e a escrita, para as práticas sociais. Constatamos, com a análise do documento, que os gêneros orais são tratados de forma significativa e apresentados para serem trabalhados com relevância no sexto ano do Ensino Fundamental. Contudo, salientamos que existe uma lacuna no que concerne à sistematização do trabalho com esses gêneros. Entretanto, apesar dessa fragilidade, consideramos um importante aporte teórico para o trabalho com os gêneros orais, ao promover a inserção desses gêneros numa proposta de ensino em concordância com a leitura e a escrita. Apresentamos, por fim, uma proposta de intervenção que visa redirecionar atividades de leitura, escrita e produção textual oral com ênfase nos gêneros debate regrado e seminário, através de atividades de retextualização da modalidade escrita para a modalidade falada. Vale salientar, no entanto, que a proposta apresentada é uma sugestão a ser trabalhada no sexto ano do Ensino Fundamental - anos finais -, etapa de ensino que consideramos importante na ampliação do trabalho com a oralidade.
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A investigação apresenta como objetivos específicos: i) Elencar os gêneros orais, específicos da fala, que os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE) propõem para serem trabalhados no sexto ano; ii) Identificar como e se esse documento propõe a didatização desses gêneros para a sala de aula; iii) Propor, através de um caderno pedagógico, reflexões ao professor de língua portuguesa a partir das diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE) como forma de ressignificar suas práticas em torno dos gêneros orais. De natureza documental, qualitativa e descritiva, tomamos como aporte teórico os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), de Marcuschi (2005), de Bakhtin (1997), dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1998), da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), dos Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (2012), de Antunes (2003), dentre outras teorias que defendem o ensino dos gêneros orais formais em conformidade com a leitura e a escrita, para as práticas sociais. Constatamos, com a análise do documento, que os gêneros orais são tratados de forma significativa e apresentados para serem trabalhados com relevância no sexto ano do Ensino Fundamental. Contudo, salientamos que existe uma lacuna no que concerne à sistematização do trabalho com esses gêneros. Entretanto, apesar dessa fragilidade, consideramos um importante aporte teórico para o trabalho com os gêneros orais, ao promover a inserção desses gêneros numa proposta de ensino em concordância com a leitura e a escrita. Apresentamos, por fim, uma proposta de intervenção que visa redirecionar atividades de leitura, escrita e produção textual oral com ênfase nos gêneros debate regrado e seminário, através de atividades de retextualização da modalidade escrita para a modalidade falada. Vale salientar, no entanto, que a proposta apresentada é uma sugestão a ser trabalhada no sexto ano do Ensino Fundamental - anos finais -, etapa de ensino que consideramos importante na ampliação do trabalho com a oralidade.It is very common for orality to be carried out in a secondary way in the school. With this situation, the general goal of our job is to investigate and describe how especific oral genres are treated and what reflections they propose to teach in the classroom, which are present in the parameters for the basic education of the state of Pernambuco (PE). The investigation presents as specific objectives: 1) listing the specific oral genres of speech, which are proposed to be applied in the sixth year according to curricular parameters for basic education of Pernambuco; 2) identifying how and if this document proposes the didatization of these genres inside classroom; 3)proposing, through a pedagogical notebook, reflects to Portuguese language teachers from the guidelines presented by curricular parameters for basic education of Pernambuco state as a way to resurge their practices around oral genres. This work is documentary , qualitative and descriptive. We take as a theoretical contribution the studies of Dolz and Schneuwly (2004), from Marcuschi (2005), from Bakhtin (1997), from PCNs (1998), parameters for basic education in state of Pernambuco (2012), Antunes (2003), among other theories that defend the teaching of formal oral genres, along with reading and writing for social practices. We found, with the analysis of the document , that oral genres are treated significantly and presented to be worked with relevance in the sixth year of elementary school. We emphasize, however, there´s a gap regarding the systematization of work with these genres. However, despite this weakness, we consider it an important theorical contribution to work with them, by promoting the inclusion of them in a teaching proposal along with reading and writing. Finally, we present an intervention proposal with the purpose of redirecting reading, writing and oral textual production activities, emphasizing genres, ruled debate and seminary, through activities of retextualization of the written modality for spoken modality. However it´s worth remembering that the proposal presented is a suggestion to be worked with sixth graders ( final years ) which is a teaching stage that we consider important at expansion of work with orality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208PINHEIRO, Maria do Socorro.SOUSA, José Wanderley Alves de.SOUZA, Maria Wildeny de.2020-04-292021-05-24T18:23:59Z2021-05-242021-05-24T18:23:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19005SOUZA, Maria Wildeny de. Gêneros orais nos parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco: uma proposta discursiva de retextualização para o 6º ano do ensino fundamental. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-24T18:23:59Zoai:localhost:riufcg/19005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-24T18:23:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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