Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, Kátia Maria Pereira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.maciel
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
Resumo: O presente trabalhou buscou analisar os alunos do Ensino Médio regular do turno diurno da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz que se encontram em situação de distorção idade-série para identificar os motivos que os levaram a atrasar o seu fluxo escolar e a taxa de abandono destes durante os anos de 2010 a 2016. Para isto foi utilizado os Resultados Finais dos anos em questão arquivados na escola, que mostraram que o número de matrículas de alunos nesta situação aumentou a cada ano, principalmente no 1º ano do Ensino Médio e que o maior número de desistência também acontece nesta etapa, sendo quase inexistente no 3º ano desta fase da educação básica. Posteriormente houve a aplicação de questionários com os alunos em distorção idade-série que estão matriculados no turno diurno no ano letivo de 2017 e que ainda estão frequentando regularmente as aulas para investigar quais motivos os levaram a atrasar o seu fluxo escolar. Através dos resultados obtidos pelos questionários foi possível concluir que o que levaram estes alunos a estarem em defasagem com relação a idade e série que estão matriculados foram as consequentes repetências e que estas foram ocasionadas pelo desinteresse deles pelo estudo.
id UFCG_a436742b35267cc59e1b05ca2c1594d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5103
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.Age-grade distortion and dropout in daytime regular high school in E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz from 2010 to 2016.Educação básicaCorreção do fluxo escolarEnsino Médio – Sumé - PBBasic education  School flow correction  High School - Sumé - PBO presente trabalhou buscou analisar os alunos do Ensino Médio regular do turno diurno da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz que se encontram em situação de distorção idade-série para identificar os motivos que os levaram a atrasar o seu fluxo escolar e a taxa de abandono destes durante os anos de 2010 a 2016. Para isto foi utilizado os Resultados Finais dos anos em questão arquivados na escola, que mostraram que o número de matrículas de alunos nesta situação aumentou a cada ano, principalmente no 1º ano do Ensino Médio e que o maior número de desistência também acontece nesta etapa, sendo quase inexistente no 3º ano desta fase da educação básica. Posteriormente houve a aplicação de questionários com os alunos em distorção idade-série que estão matriculados no turno diurno no ano letivo de 2017 e que ainda estão frequentando regularmente as aulas para investigar quais motivos os levaram a atrasar o seu fluxo escolar. Através dos resultados obtidos pelos questionários foi possível concluir que o que levaram estes alunos a estarem em defasagem com relação a idade e série que estão matriculados foram as consequentes repetências e que estas foram ocasionadas pelo desinteresse deles pelo estudo.The present paper sought to analyze High School students, day shift, at E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz, who are in situation of age-grade distortion, to identify habits of abandonment and holdback between the years 2010 to 2016. For this purpose, the "Final Results" of related years, filed at the school, were used, which showed that the number of enrollments on this situation increased each year, especially in the 1st year of High School, and that the highest dropout rate also occurs in this stage, being almost nonexistent in the 3rd year of this phase of basic education. Subsequently, questionnaires were applied with the students in age-grade distortion who are enrolled in 2017 school year, day shift, and who are still attending classes regularly to investigate what reasons led them to delay their school flow. Based on the results obtained by the questionnaires, it was possible to conclude that what led these students to be in lag about their age and grade which they are enrolled, were the consequent repetitions and these were caused by their indifference about study at all.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMENEZES, Marcus Bessa de.MENEZES, M. B.http://lattes.cnpq.br/7719250848803909NÓBREGA JÚNIOR, José Maria da.SILVA, Luiz Antônio Coelho da.MACIEL, Kátia Maria Pereira.2017-09-132019-07-26T13:40:41Z2019-07-262019-07-26T13:40:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.macielhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103MACIEL, Kátia Maria Pereira. Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-07T12:47:52Zoai:localhost:riufcg/5103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-07T12:47:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
Age-grade distortion and dropout in daytime regular high school in E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz from 2010 to 2016.
title Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
spellingShingle Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
MACIEL, Kátia Maria Pereira.
Educação básica
Correção do fluxo escolar
Ensino Médio – Sumé - PB
Basic education  
School flow correction  
High School - Sumé - PB
title_short Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
title_full Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
title_fullStr Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
title_full_unstemmed Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
title_sort Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.
author MACIEL, Kátia Maria Pereira.
author_facet MACIEL, Kátia Maria Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENEZES, Marcus Bessa de.
MENEZES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
NÓBREGA JÚNIOR, José Maria da.
SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MACIEL, Kátia Maria Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Correção do fluxo escolar
Ensino Médio – Sumé - PB
Basic education  
School flow correction  
High School - Sumé - PB
topic Educação básica
Correção do fluxo escolar
Ensino Médio – Sumé - PB
Basic education  
School flow correction  
High School - Sumé - PB
description O presente trabalhou buscou analisar os alunos do Ensino Médio regular do turno diurno da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz que se encontram em situação de distorção idade-série para identificar os motivos que os levaram a atrasar o seu fluxo escolar e a taxa de abandono destes durante os anos de 2010 a 2016. Para isto foi utilizado os Resultados Finais dos anos em questão arquivados na escola, que mostraram que o número de matrículas de alunos nesta situação aumentou a cada ano, principalmente no 1º ano do Ensino Médio e que o maior número de desistência também acontece nesta etapa, sendo quase inexistente no 3º ano desta fase da educação básica. Posteriormente houve a aplicação de questionários com os alunos em distorção idade-série que estão matriculados no turno diurno no ano letivo de 2017 e que ainda estão frequentando regularmente as aulas para investigar quais motivos os levaram a atrasar o seu fluxo escolar. Através dos resultados obtidos pelos questionários foi possível concluir que o que levaram estes alunos a estarem em defasagem com relação a idade e série que estão matriculados foram as consequentes repetências e que estas foram ocasionadas pelo desinteresse deles pelo estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
2019-07-26T13:40:41Z
2019-07-26
2019-07-26T13:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.maciel
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
MACIEL, Kátia Maria Pereira. Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
url https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.maciel
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
identifier_str_mv MACIEL, Kátia Maria Pereira. Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382166827008