A presença feminina nos cursos de física e matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709
Resumo: Mesmo com a luta pela igualdade de gênero acontecendo há muito tempo, ainda existe na sociedade obstáculos que atrapalham a vida da mulher, para citar alguns temos, violência doméstica, assédio moral e sexual, estupro, entre outros. Esses obstáculos são reforçados pelos estereótipos de gênero, que conseguem influenciar até na escolha da profissão das mulheres. Por esse ser um problema atual devemos desenvolver pesquisas como essa para podermos comprovar essa realidade de que a presença feminina é pequena em cursos de exatas. Com isso o objetivo geral deste trabalho é verificar e discutir a presença feminina nos cursos de Física e Matemática, visto que são cursos tradicionalmente masculinos. Os dados da pesquisa foram coletados na Unidade Acadêmica de Física e Matemática, sendo eles o quantitativo dos ingressantes homens e mulheres dos últimos quatro anos. Foi realizada a análise descritiva analítica e com os dados foram feitos tabelas e gráficos para podermos analisar a presença feminina nesses cursos sendo eles relacionados com a leitura de livros e artigos sobre o tema. Encontramos como resultados que a presença feminina é menor em todos os cursos e turnos confirmando nossa hipótese de que nos cursos de exatas ainda é pequeno o número de mulheres, como consequência da presença de estereótipos na sociedade que influenciam na escolha de suas carreiras.
id UFCG_a46a047ace968a93ad5d8d7abc9cc9f4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19709
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A presença feminina nos cursos de física e matemática.The female presence in physics and mathematics courses.La presencia femenina en los cursos de física y matemáticas.FeminismoPatriarcadoMulheres - educação superior - presençaCurso de física - presença femininaCurso de matemáticaFeminism PatriarchyWomen - higher education - presence.Physics course - female presenceCourse of mathMujeres - educación superior - presenciaCiências BiológicasMesmo com a luta pela igualdade de gênero acontecendo há muito tempo, ainda existe na sociedade obstáculos que atrapalham a vida da mulher, para citar alguns temos, violência doméstica, assédio moral e sexual, estupro, entre outros. Esses obstáculos são reforçados pelos estereótipos de gênero, que conseguem influenciar até na escolha da profissão das mulheres. Por esse ser um problema atual devemos desenvolver pesquisas como essa para podermos comprovar essa realidade de que a presença feminina é pequena em cursos de exatas. Com isso o objetivo geral deste trabalho é verificar e discutir a presença feminina nos cursos de Física e Matemática, visto que são cursos tradicionalmente masculinos. Os dados da pesquisa foram coletados na Unidade Acadêmica de Física e Matemática, sendo eles o quantitativo dos ingressantes homens e mulheres dos últimos quatro anos. Foi realizada a análise descritiva analítica e com os dados foram feitos tabelas e gráficos para podermos analisar a presença feminina nesses cursos sendo eles relacionados com a leitura de livros e artigos sobre o tema. Encontramos como resultados que a presença feminina é menor em todos os cursos e turnos confirmando nossa hipótese de que nos cursos de exatas ainda é pequeno o número de mulheres, como consequência da presença de estereótipos na sociedade que influenciam na escolha de suas carreiras.Even with the fight for gender equality going on for a long time, there are still obstacles in society that hinder women's lives, to name a few, domestic violence, moral and sexual harassment, rape, among others. These obstacles are reinforced by gender stereotypes, which can even influence women's choice of profession. Because this is a current problem, we must develop research like this in order to prove this reality that the female presence is small in exact science courses. Thus, the general objective of this work is to verify and discuss the female presence in Physics and Mathematics courses, as they are traditionally male courses. The research data were collected at the Academic Unit of Physics and Mathematics, and they are the number of men and women entering the last four years. A descriptive analytical analysis was carried out and tables and graphs were made with the data so that we could analyze the female presence in these courses, which were related to the reading of books and articles on the subject. We found as a result that the female presence is lower in all courses and shifts, confirming our hypothesis that in exact science courses the number of women is still small, as a consequence of the presence of stereotypes in society that influence the choice of their careers.Incluso con la lucha por la igualdad de género durante mucho tiempo, todavía hay obstáculos en la sociedad que entorpecen la vida de las mujeres, para citar algunos los tenemos, violencia intrafamiliar, acoso moral y sexual, violación, entre otros. Estos obstáculos se ven reforzados por los estereotipos de género, que logran incluso influyen en la elección de profesión de las mujeres. Porque esto es un problema actual debemos desarrollar una investigación como esta para poder demostrar esta realidad de que la presencia femenina es pequeña en los cursos de ciencias exactas. Así, el objetivo general de este trabajo es verificar y discutir la presencia femenina en cursos de Física y Matemáticas, ya que tradicionalmente son cursos masculino. Los datos de la encuesta fueron recolectados en la Unidad Académica de Física y Matemáticas, siendo el número de hombres y mujeres de los últimos cuatro años. Análisis analítico descriptivo y Se hicieron tablas y gráficos con los datos para que pudiéramos analizar la presencia mujeres en estos cursos, que están relacionados con la lectura de libros y artículos. Sobre el tema. Encontramos como resultado que la presencia femenina es menor en todos los cursos y turnos, lo que confirma nuestra hipótesis de que exacto, el número de mujeres es todavía pequeño, como consecuencia de la presencia estereotipos en la sociedad que influyen en la elección de sus carreras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos daSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNAhttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.Kiara Tatianny Santos da Costahttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.2021-05-192021-06-30T12:37:36Z2021-06-302021-06-30T12:37:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A presença feminina nos cursos de física e matemática. 2021. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:38:23Zoai:localhost:riufcg/19709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:38:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença feminina nos cursos de física e matemática.
The female presence in physics and mathematics courses.
La presencia femenina en los cursos de física y matemáticas.
title A presença feminina nos cursos de física e matemática.
spellingShingle A presença feminina nos cursos de física e matemática.
ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
Feminismo
Patriarcado
Mulheres - educação superior - presença
Curso de física - presença feminina
Curso de matemática
Feminism Patriarchy
Women - higher education - presence.
Physics course - female presence
Course of math
Mujeres - educación superior - presencia
Ciências Biológicas
title_short A presença feminina nos cursos de física e matemática.
title_full A presença feminina nos cursos de física e matemática.
title_fullStr A presença feminina nos cursos de física e matemática.
title_full_unstemmed A presença feminina nos cursos de física e matemática.
title_sort A presença feminina nos cursos de física e matemática.
author ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
author_facet ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
Kiara Tatianny Santos da Costa
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
SOUZA, Glageane da Silva.
SOUZA, Glageane da Silva
Souza, Glageane Da Silva
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
Patriarcado
Mulheres - educação superior - presença
Curso de física - presença feminina
Curso de matemática
Feminism Patriarchy
Women - higher education - presence.
Physics course - female presence
Course of math
Mujeres - educación superior - presencia
Ciências Biológicas
topic Feminismo
Patriarcado
Mulheres - educação superior - presença
Curso de física - presença feminina
Curso de matemática
Feminism Patriarchy
Women - higher education - presence.
Physics course - female presence
Course of math
Mujeres - educación superior - presencia
Ciências Biológicas
description Mesmo com a luta pela igualdade de gênero acontecendo há muito tempo, ainda existe na sociedade obstáculos que atrapalham a vida da mulher, para citar alguns temos, violência doméstica, assédio moral e sexual, estupro, entre outros. Esses obstáculos são reforçados pelos estereótipos de gênero, que conseguem influenciar até na escolha da profissão das mulheres. Por esse ser um problema atual devemos desenvolver pesquisas como essa para podermos comprovar essa realidade de que a presença feminina é pequena em cursos de exatas. Com isso o objetivo geral deste trabalho é verificar e discutir a presença feminina nos cursos de Física e Matemática, visto que são cursos tradicionalmente masculinos. Os dados da pesquisa foram coletados na Unidade Acadêmica de Física e Matemática, sendo eles o quantitativo dos ingressantes homens e mulheres dos últimos quatro anos. Foi realizada a análise descritiva analítica e com os dados foram feitos tabelas e gráficos para podermos analisar a presença feminina nesses cursos sendo eles relacionados com a leitura de livros e artigos sobre o tema. Encontramos como resultados que a presença feminina é menor em todos os cursos e turnos confirmando nossa hipótese de que nos cursos de exatas ainda é pequeno o número de mulheres, como consequência da presença de estereótipos na sociedade que influenciam na escolha de suas carreiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19
2021-06-30T12:37:36Z
2021-06-30
2021-06-30T12:37:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709
ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A presença feminina nos cursos de física e matemática. 2021. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709
identifier_str_mv ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A presença feminina nos cursos de física e matemática. 2021. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744497835245568