Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27343 |
Resumo: | O descarte inadequado de resíduos tem aumentado gradativamente, provocando inúmeras alterações no meio ambiente. Numa sociedade cada vez mais influenciada ao consumo, a ausência de um gerenciamento correto dos resíduos sólidos traz inúmeros impactos aos ecossistemas e afeta a saúde e o bem estar da população. Além de influenciar nas atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do local. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver ações embasadas na educação ambiental afim de minimizar impactos negativos provenientes da falta de gestão de resíduos sólidos no município de Areia - PB. A pesquisa foi implementada a partir do Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento, MEDICC, a qual compreende um conjunto de estratégias metodológicas que permite a realização do processo educativo para o meio ambiente de forma dinâmica. Assim, foi realizada a construção de uma horta orgânica, utilização de óleo vegetal comestível usado para produção de sabão e início da implantação da coleta seletiva no município, assim como a organização dos catadores de materiais recicláveis. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação, método que consiste em quantificar e descrever os dados obtidos. Dessa forma, a realização de atividades ligadas a educação ambiental no município foi o caminho para fomentar mudanças na forma de descartar os resíduos através da orientação aos moradores e da cobrança permanente aos poderes públicos do local. |
id |
UFCG_a4c4cfe6d267ee980ca46ff5de3cb764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27343 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos.Environmental education practices in the municipality of Areia: actions for a integrated solid waste management.Prácticas de educación ambiental en el municipio de Areia: acciones para una manejo integrado de residuos solidos.Resíduos sólidosResíduos sólidos - descarteResíduos sólidos - impactosEducação ambientalGestão de resíduos sólidosSolid wasteSolid waste - impactsSolid waste managementSolid waste - disposalEnvironmental educationManejo de residuos sólidosEliminación de residuos sólidosEducación ambientalCiências BiológicasO descarte inadequado de resíduos tem aumentado gradativamente, provocando inúmeras alterações no meio ambiente. Numa sociedade cada vez mais influenciada ao consumo, a ausência de um gerenciamento correto dos resíduos sólidos traz inúmeros impactos aos ecossistemas e afeta a saúde e o bem estar da população. Além de influenciar nas atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do local. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver ações embasadas na educação ambiental afim de minimizar impactos negativos provenientes da falta de gestão de resíduos sólidos no município de Areia - PB. A pesquisa foi implementada a partir do Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento, MEDICC, a qual compreende um conjunto de estratégias metodológicas que permite a realização do processo educativo para o meio ambiente de forma dinâmica. Assim, foi realizada a construção de uma horta orgânica, utilização de óleo vegetal comestível usado para produção de sabão e início da implantação da coleta seletiva no município, assim como a organização dos catadores de materiais recicláveis. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação, método que consiste em quantificar e descrever os dados obtidos. Dessa forma, a realização de atividades ligadas a educação ambiental no município foi o caminho para fomentar mudanças na forma de descartar os resíduos através da orientação aos moradores e da cobrança permanente aos poderes públicos do local.Inadequate waste disposal has gradually increased, causing numerous changes in the environment. In a society increasingly influenced by consumption, the absence of a correct management of solid waste has numerous impacts on ecosystems and affects the health and well-being of the population. In addition to influencing socioeconomic activities, aesthetic and sanitary conditions of the place. Therefore, this research aimed to develop actions based on environmental education in order to minimize negative impacts from the lack of solid waste management in the municipality of Areia-PB. The research was implemented from the Dynamic Model of Construction and Reconstruction of Knowledge, MEDICC, which comprises a set of methodological strategies that allows the realization of the educational process for the environment in a dynamic way. Thus, the construction of an organic garden was carried out, the use of edible vegetable oil used to produce soap and the beginning of the implementation of selective collection in the municipality, as well as the organization of recyclable material collectors. Data were analyzed quantitatively and qualitatively, using triangulation, a method that consists of quantifying and describing the data obtained. In this way, carrying out activities related to environmental education in the municipality was the way to promote changes in the way of disposing of waste through guidance to residents and permanent collection of local public authorities.La disposición inadecuada de los desechos ha aumentado paulatinamente, provocando numerosos cambios en el entorno. En una sociedad cada vez más influida por la consumo, la ausencia de un correcto manejo de los residuos sólidos trae innumerables impacta en los ecosistemas y afecta la salud y el bienestar de la población. Además de influir en las actividades socioeconómicas, las condiciones estéticas y sanitarias del lugar. Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo desarrollar acciones basadas en la educación ambiental para minimizar los impactos negativos de la falta de gestión de residuos sólidos en Areia-PB. La encuesta fue implementada del Modelo Dinámico de Construcción y Reconstrucción del Conocimiento, MEDICC, que comprende un conjunto de estrategias metodológicas que permite la realización de del proceso educativo al entorno de forma dinámica. Así, se llevó a cabo construcción de un huerto orgánico, uso de aceite vegetal comestible utilizado para producción de jabón y el inicio de la implantación de la recogida selectiva en el municipio, así como la organización de recolectores de materiales reciclables. Los datos fueron analizados de cuantitativa y cualitativamente, utilizando la triangulación, método que consiste en cuantificar y describir los datos obtenidos. De esta forma, la realización de actividades relacionadas con La educación ambiental en la ciudad fue la forma de promover cambios en la forma de disponer de los residuos a través de la orientación a los residentes y la recolección permanente de autoridades públicas locales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGRIBEIRO, Lílian Arruda.RIBEIRO, L. A.http://lattes.cnpq.br/2890917994663670CHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazão.http://lattes.cnpq.br/5314751391292608ALVES, José Antônio Barros Leal Reis.ALVES, J. A. B. L. R.http://lattes.cnpq.br/0878544737281187CASTRO, Bruno Victor de.2022-08-222022-09-21T12:03:18Z2022-09-212022-09-21T12:03:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27343CASTRO, Bruno Victor de. Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. 2022. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T12:03:18Zoai:localhost:riufcg/27343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T12:03:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. Environmental education practices in the municipality of Areia: actions for a integrated solid waste management. Prácticas de educación ambiental en el municipio de Areia: acciones para una manejo integrado de residuos solidos. |
title |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
spellingShingle |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. CASTRO, Bruno Victor de. Resíduos sólidos Resíduos sólidos - descarte Resíduos sólidos - impactos Educação ambiental Gestão de resíduos sólidos Solid waste Solid waste - impacts Solid waste management Solid waste - disposal Environmental education Manejo de residuos sólidos Eliminación de residuos sólidos Educación ambiental Ciências Biológicas |
title_short |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
title_full |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
title_fullStr |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
title_full_unstemmed |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
title_sort |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
author |
CASTRO, Bruno Victor de. |
author_facet |
CASTRO, Bruno Victor de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RIBEIRO, Lílian Arruda. RIBEIRO, L. A. http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 CHAVES, Márcio Frazão. CHAVES, Márcio Frazão. http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. ALVES, J. A. B. L. R. http://lattes.cnpq.br/0878544737281187 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTRO, Bruno Victor de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resíduos sólidos Resíduos sólidos - descarte Resíduos sólidos - impactos Educação ambiental Gestão de resíduos sólidos Solid waste Solid waste - impacts Solid waste management Solid waste - disposal Environmental education Manejo de residuos sólidos Eliminación de residuos sólidos Educación ambiental Ciências Biológicas |
topic |
Resíduos sólidos Resíduos sólidos - descarte Resíduos sólidos - impactos Educação ambiental Gestão de resíduos sólidos Solid waste Solid waste - impacts Solid waste management Solid waste - disposal Environmental education Manejo de residuos sólidos Eliminación de residuos sólidos Educación ambiental Ciências Biológicas |
description |
O descarte inadequado de resíduos tem aumentado gradativamente, provocando inúmeras alterações no meio ambiente. Numa sociedade cada vez mais influenciada ao consumo, a ausência de um gerenciamento correto dos resíduos sólidos traz inúmeros impactos aos ecossistemas e afeta a saúde e o bem estar da população. Além de influenciar nas atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do local. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver ações embasadas na educação ambiental afim de minimizar impactos negativos provenientes da falta de gestão de resíduos sólidos no município de Areia - PB. A pesquisa foi implementada a partir do Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento, MEDICC, a qual compreende um conjunto de estratégias metodológicas que permite a realização do processo educativo para o meio ambiente de forma dinâmica. Assim, foi realizada a construção de uma horta orgânica, utilização de óleo vegetal comestível usado para produção de sabão e início da implantação da coleta seletiva no município, assim como a organização dos catadores de materiais recicláveis. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação, método que consiste em quantificar e descrever os dados obtidos. Dessa forma, a realização de atividades ligadas a educação ambiental no município foi o caminho para fomentar mudanças na forma de descartar os resíduos através da orientação aos moradores e da cobrança permanente aos poderes públicos do local. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22 2022-09-21T12:03:18Z 2022-09-21 2022-09-21T12:03:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27343 CASTRO, Bruno Victor de. Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. 2022. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27343 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Bruno Victor de. Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. 2022. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744556732710912 |