Avaliação do emprego de técnicas de drenagem urbana sustentável em reduzir o escoamento superficial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Matheus Neves.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23600
Resumo: O processo de urbanização tornou-se cada vez mais acelerado, portanto a união de um bom planejamento urbano com elementos que colaborem com a aumento das áreas permeáveis ajudam a diminuir ou evitar problemas relacionados a drenagem urbana. Neste contexto, entra em cena a busca de sistemas sustentáveis de drenagem urbana, que tentam unir sustentabilidade e eficiência, tendo como exemplo o uso de blocos intertravados de concreto e cobogramas, que aparecem como um meio de contribuir com o aumento do processo de infiltração de água no solo e consequentemente diminuição do escoamento superficial. O principal objetivo deste trabalho é atestar a melhora na drenagem das águas pluviais após o uso de pavimentos de concreto do tipo blocos intertravados e cobogramas no estacionamento localizado na Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande- PB. Para tanto, utilizando o software SWMM, criou-se um modelo computacional do estacionamento antes e após a reforma, inserindo chuvas de projeto com período de retorno respectivamente de 10, 25, 50 e 100 anos. Também foi realizado um ensaio utilizando uma área simulando a superfície do estacionamento composta por cobogramas, com o auxílio de um simulador de chuva foi capaz de testar o comportamento do cobograma em relação à retenção de água. Então, tanto o modelo computacional quanto o ensaio analisado apresentou uma capacidade boa capacidade de retenção de água, colaborando com a diminuição do escoamento superficial, minimizando assim as vazões de pico.
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Campina Grande- PB. Para tanto, utilizando o software SWMM, criou-se um modelo computacional do estacionamento antes e após a reforma, inserindo chuvas de projeto com período de retorno respectivamente de 10, 25, 50 e 100 anos. Também foi realizado um ensaio utilizando uma área simulando a superfície do estacionamento composta por cobogramas, com o auxílio de um simulador de chuva foi capaz de testar o comportamento do cobograma em relação à retenção de água. Então, tanto o modelo computacional quanto o ensaio analisado apresentou uma capacidade boa capacidade de retenção de água, colaborando com a diminuição do escoamento superficial, minimizando assim as vazões de pico.The urbanization process has become increasingly fast, so the union of a good urban planning with elements to collaborate with the increase of areas permeable help reduce or avoid problems related to urban drainage. In this context, comes in the pursuit of sustainable systems for urban drainage, trying to unite sustainability and efficiency, taking as an example the use of blocks interlocked concrete and grass block, that appear to contribute to the increase of the water infiltration process in the soil and consequently decrease of the runoff. The main objective of this work is to attest to the improvement in the drainage of rainwater after the use of interlocked concrete blocks and grass block in the parking lot located at the Federal University of Campina Grande. Campina Grande- PB. To this end, using the SWMM software, a computational model of parking was created before and after the renovation, inserting project showers with a return period of 10, 25, 50 and 100 years respectively. A test was also performed using an area simulating the parking surface composed of grass blocks, with the aid of a rain simulator was able to test the behavior of the grass block in relation to water retention. Then, the computational model and the assay presented a good water retention capacity, contributing to the decrease of the surface runoff, minimizing the peak flow rates.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2022-02-16T17:55:59Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS NEVES BARBOSA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdf: 3108613 bytes, checksum: 99d94187b85362a7a0f014f7fb41bb41 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-16T17:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATHEUS NEVES BARBOSA - TCC ENG. 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Avaliação do emprego de técnicas de drenagem urbana sustentável em reduzir o escoamento superficial. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23600info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23600/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMATHEUS NEVES BARBOSA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdfMATHEUS NEVES BARBOSA - TCC ENG. 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