A questão agrária e a educação do campo: notas introdutórias.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35852 |
Resumo: | Este trabalho é parte integrante de uma tese de doutorado, por meio da qual se buscou priorizar como pauta as contribuições político-pedagógicas e epistemológicas de um curso de Licenciatura em Educação do Campo às escolas públicas e às experiências formativas não escolares protagonizadas pelos sujeitos do campo. Nesta tese, objetivou-se analisar os limites e possibilidades de emancipação presentes na formação inicial de professores em Educação do Campo, indicando como hipótese a ideia de que a formação de professores, quando fundamentada nos pressupostos políticos e educativos defendidos pelo movimento da Educação do Campo, mesmo com as contradições que apresenta, por estar circunscrita no contexto da sociedade do capital, contribui para a promoção de uma educação emancipadora/omnilateral no meio rural, uma vez que oferece instrumentos teórico-metodológicos que podem ressignificar positivamente o trabalho pedagógico, produzindo novos sentidos e concepções coerentes com o projeto histórico das trabalhadoras e trabalhadores organizada/os do campo. |
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A questão agrária e a educação do campo: notas introdutórias.The agrarian question and rural education: introductory notes.Questão agráriaEducação do CampoAgricultura brasileiraAgrarian questionCountryside EducationBrazilian agricultureEducaçãoEste trabalho é parte integrante de uma tese de doutorado, por meio da qual se buscou priorizar como pauta as contribuições político-pedagógicas e epistemológicas de um curso de Licenciatura em Educação do Campo às escolas públicas e às experiências formativas não escolares protagonizadas pelos sujeitos do campo. Nesta tese, objetivou-se analisar os limites e possibilidades de emancipação presentes na formação inicial de professores em Educação do Campo, indicando como hipótese a ideia de que a formação de professores, quando fundamentada nos pressupostos políticos e educativos defendidos pelo movimento da Educação do Campo, mesmo com as contradições que apresenta, por estar circunscrita no contexto da sociedade do capital, contribui para a promoção de uma educação emancipadora/omnilateral no meio rural, uma vez que oferece instrumentos teórico-metodológicos que podem ressignificar positivamente o trabalho pedagógico, produzindo novos sentidos e concepções coerentes com o projeto histórico das trabalhadoras e trabalhadores organizada/os do campo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202024-06-03T10:19:14Z2024-06-032024-06-03T10:19:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35852SILVA, Isaac Alexandre da. A questão agrária e a educação do campo: notas introdutórias. In: XXV EPEN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 25., 2020, Salvador-BA. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35852porSILVA, Isaac Alexandre da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T10:19:37Zoai:localhost:riufcg/35852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T10:19:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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