Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868
Resumo: A escassez dos recursos hídricos no semi-árido nordestino acontece devido diferenças marcantes entre o período chuvoso e o seco. O uso inadequado e o desperdício da água configuram outro grave problema. Preocupados com esses impactos ambientais realizou-se a presente pesquisa na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - PB, com o objetivo de atuar na educação ambiental focando o uso racional e redução do desperdício de água. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma coleta de dados através de um questionário semiestruturado a respeito do perfil de consumo de água na escola supracitada. Posteriormente realizou-se uma palestra educativa de conscientização entre alunos, corpo administrativo, funcionários e professores sobre a importância do uso correto e da conservação dos recursos hídricos. Para a coleta de consumo de água na escola, utilizou-se um dispositivo eletrônico com um sensor ultrassônico que periodicamente, monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Está pesquisa classifica-se como bibliográfica, pesquisa-ação, aplicada e quali/quantitativa. Como mostra a pesquisa, 90% do alunado afirmaram ser possível que, futuramente possa ocorrer à escassez de água no planeta terra e o principal responsável pela a conservação dos recursos hídricos são eles mesmos. Observou-se ainda que houve uma redução de 900 litros de água por dia após a intervenção no ambiente escolar. Esses dados apontam, que através de atitudes simples como o monitoramento e o conserto de possíveis vazamentos propiciam uma redução significativa no consumo de água.
id UFCG_a6e6923ca2eecc9aeeb724b4c9b78089
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5868
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.Environmental chemistry: application of educational methodologies aimed at the rational consumption of water in the school environment.Educação ambientalÁgua nas escolas - consumoRedução de desperdícioRecursos hídricosEnvironmental educationWater in schools - consumptionWaste reductionWater resourcesQuímica.A escassez dos recursos hídricos no semi-árido nordestino acontece devido diferenças marcantes entre o período chuvoso e o seco. O uso inadequado e o desperdício da água configuram outro grave problema. Preocupados com esses impactos ambientais realizou-se a presente pesquisa na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - PB, com o objetivo de atuar na educação ambiental focando o uso racional e redução do desperdício de água. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma coleta de dados através de um questionário semiestruturado a respeito do perfil de consumo de água na escola supracitada. Posteriormente realizou-se uma palestra educativa de conscientização entre alunos, corpo administrativo, funcionários e professores sobre a importância do uso correto e da conservação dos recursos hídricos. Para a coleta de consumo de água na escola, utilizou-se um dispositivo eletrônico com um sensor ultrassônico que periodicamente, monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Está pesquisa classifica-se como bibliográfica, pesquisa-ação, aplicada e quali/quantitativa. Como mostra a pesquisa, 90% do alunado afirmaram ser possível que, futuramente possa ocorrer à escassez de água no planeta terra e o principal responsável pela a conservação dos recursos hídricos são eles mesmos. Observou-se ainda que houve uma redução de 900 litros de água por dia após a intervenção no ambiente escolar. Esses dados apontam, que através de atitudes simples como o monitoramento e o conserto de possíveis vazamentos propiciam uma redução significativa no consumo de água.The scarcity of water resources in the northeastern semi-arid region is due to marked differences between the rainy and the dry season. Improper use and waste of water is another serious problem. Concerned about these environmental impacts, this research was carried out at E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, located in Cajazeiras - PB, with the objective of acting in environmental education focusing on rational use and reduction of water waste. Among the methodological procedures, data were collected through a semi-structured questionnaire about the water consumption profile in the school mentioned above. Subsequently, an educational awareness lecture was held among students, administrative staff, staff and teachers about the importance of correct use and conservation of water resources. To collect water consumption at school, we used an electronic device with an ultrasonic sensor that periodically monitored the height of the water level in the school reservoir and recorded the information on a computer. This research is classified as bibliographic, action research, applied and quali / quantitative. As the survey shows, 90% of the students said it is possible that in the future there may be water scarcity on planet earth and the main responsible for the conservation of water resources are themselves. It was also observed that there was a reduction of 900 liters of water per day after the intervention in the school environment. These data indicate that through simple attitudes such as monitoring and repairing possible leaks provide a significant reduction in water consumption.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCUNHA, Fernando Antonio Portela da.CUNHA, F. A. P.http://lattes.cnpq.br/3527352218191692FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.20172019-08-16T14:42:05Z2019-08-162019-08-16T14:42:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de. Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:48:01Zoai:localhost:riufcg/5868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:48:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
Environmental chemistry: application of educational methodologies aimed at the rational consumption of water in the school environment.
title Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
spellingShingle Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
Educação ambiental
Água nas escolas - consumo
Redução de desperdício
Recursos hídricos
Environmental education
Water in schools - consumption
Waste reduction
Water resources
Química.
title_short Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
title_full Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
title_fullStr Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
title_full_unstemmed Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
title_sort Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.
author FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
author_facet FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
CUNHA, F. A. P.
http://lattes.cnpq.br/3527352218191692
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Água nas escolas - consumo
Redução de desperdício
Recursos hídricos
Environmental education
Water in schools - consumption
Waste reduction
Water resources
Química.
topic Educação ambiental
Água nas escolas - consumo
Redução de desperdício
Recursos hídricos
Environmental education
Water in schools - consumption
Waste reduction
Water resources
Química.
description A escassez dos recursos hídricos no semi-árido nordestino acontece devido diferenças marcantes entre o período chuvoso e o seco. O uso inadequado e o desperdício da água configuram outro grave problema. Preocupados com esses impactos ambientais realizou-se a presente pesquisa na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - PB, com o objetivo de atuar na educação ambiental focando o uso racional e redução do desperdício de água. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma coleta de dados através de um questionário semiestruturado a respeito do perfil de consumo de água na escola supracitada. Posteriormente realizou-se uma palestra educativa de conscientização entre alunos, corpo administrativo, funcionários e professores sobre a importância do uso correto e da conservação dos recursos hídricos. Para a coleta de consumo de água na escola, utilizou-se um dispositivo eletrônico com um sensor ultrassônico que periodicamente, monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Está pesquisa classifica-se como bibliográfica, pesquisa-ação, aplicada e quali/quantitativa. Como mostra a pesquisa, 90% do alunado afirmaram ser possível que, futuramente possa ocorrer à escassez de água no planeta terra e o principal responsável pela a conservação dos recursos hídricos são eles mesmos. Observou-se ainda que houve uma redução de 900 litros de água por dia após a intervenção no ambiente escolar. Esses dados apontam, que através de atitudes simples como o monitoramento e o conserto de possíveis vazamentos propiciam uma redução significativa no consumo de água.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-16T14:42:05Z
2019-08-16
2019-08-16T14:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868
FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de. Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de. Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386912681984