Culturas políticas e memórias de resistências à ditadura militar em Sobral-CE (1964-1975): notas para um debate historiográfico.
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34953 |
Resumo: | A pesquisa aqui proposta busca contemplar um tema recorrente na historiografia que trata da história política recente do Brasil Republicano: as resistências à ditadura militar de 1964 articuladas por movimentos juvenis revolucionários, seus referenciais e orientações políticas, assim como, seus projetos de “modernidades alternativas” que irrompem os limites fronteiriços dos grandes centros urbanos e chegam às médias cidades. Nesta medida, a partir do trato de periódicos, Relatórios e Inquéritos Policiais Militares da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS/Ceará), bem como a partir de relatos orais de memória, nos lançamos a refletir sobre as experiências de resistência à ditadura militar praticadas no Ceará, tomando como referencial a cidade de Sobral, média cidade localizada na Região Noroeste do Estado do Ceará, e sempre dada a ver por uma historiografia oficial como o lugar da ordem, da disciplina, da moralidade, dos bons costumes, espacialidade que oferece à sua área de influência uma imagem exemplar, ainda que os documentos com os quais tratamos nos indiquem imagens contrárias de cidade, culturas políticas que se confrontam e inventariam um texto polissêmico, caleidoscópico. Deste modo, com o objetivo de “(...) identificar novos problemas (...)” e ler “(...) velhos problemas com novas formas (...)”, com a pretensão de contribuirmos para uma revisão historiográfica sobre os movimentos de resistências à ditadura militar, lançamos algumas questões sobre os tempos da ditadura em Sobral, de modo a problematizarmos o "discurso oficial”: Quais sujeitos e grupos atuaram nos movimentos de resistências à ditadura militar em Sobral? Quais ações, ditas “subversivas”, foram praticadas? Como se posicionaram padres, e mesmo a Igreja Católica enquanto instituição atuante naquela cidade, com a proposta de “revolução” propagada pelos militares golpistas de 1964? Em termos metodológicos, a pesquisa proposta se beneficiará amplamente das contribuições recentes do que se convencionou chamar de nova história política, que inscreve e evoca as culturas políticas que (...) assim elaborada e difundida, à escala das gerações, não é de forma alguma um fenômeno imóvel. É um corpo vivo que continua a evoluir, que se alimenta, se enriquece com múltiplas contribuições (...)”, sendo reflexo de experiências sociais forjadas por diversos sujeitos e grupos. Nesta medida, sensibilizamos nosso olhar para a percepção dos movimentos históricos, das mutações temporais que norteiam experiências e sensibilidades, que alargam as possibilidades de compreensão de tempos e narrativas. |
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