Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22506
Resumo: Na era digital, a tecnologia ampliou os recursos visuais e modificou a natureza do processo de design. Ao mesmo tempo, as novas técnicas demandaram novas habilidades e conhecimentos, para permitir explorar os recursos disponíveis visando a qualidade dos produtos finais. Ao sair da materialidade dos suportes analógicos e assumir formatos digitais, o design gráfico adquiriu necessidades específicas de manipulação e controle de cores. Esta pesquisa analisou os conteúdos abordados sobre cores digitais em cursos de formação superior pública em design gráfico no Brasil, sob a perspectiva de sua adequação às necessidades de uso nas ferramentas digitais de projeto. Na revisão de literatura, foi abordada a atividade do designer gráfico, suas áreas de atuação, formação superior e as instituições públicas que oferecem o curso no país. Posteriormente, foram revisados conceitos fundamentais da teoria da cor ─ aspectos fisiológicos, espectro visível, atributos da cor e sínteses cromáticas ─ e foram apresentados os principais modelos de cores digitais, bem como conteúdos técnicos específicos sobre equipamentos e procedimentos para controle de cores. A pesquisa ─ de natureza mista (qualitativa e quantitativa) e caráter exploratório-descritivo ─ foi realizada em duas etapas: (i) análise documental, a partir das matrizes curriculares e projetos pedagógicos de curso (PPC) de 12 (doze) cursos de design gráfico selecionados; e (ii) survey junto ao corpo discente dos cursos, todos oferecidos por instituições de ensino públicas brasileiras, de diversas regiões do país. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi um questionário eletrônico estruturado na plataforma gratuita Google™ Forms, contendo questões objetivas. Os resultados indicaram deficiências relacionadas quanto ao aprendizado das cores digitais pelos alunos de cursos de formação superior em design gráfico das instituições públicas analisadas. Por fim, concluiu-se que há insuficiência na inserção/abordagem/absorção dos conteúdos relacionados ao tema deste estudo, recomendando-se continuidade nas pesquisas sobre cores digitais no ensino superior em design gráfico.
id UFCG_a7410eab78ffbc7a267b8f66901287d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22506
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.Cores digitaisEnsino superior públicoDesign gráficoDigital coloursHigher public educationGraphic designEstudo de percepçãoDesignNa era digital, a tecnologia ampliou os recursos visuais e modificou a natureza do processo de design. Ao mesmo tempo, as novas técnicas demandaram novas habilidades e conhecimentos, para permitir explorar os recursos disponíveis visando a qualidade dos produtos finais. Ao sair da materialidade dos suportes analógicos e assumir formatos digitais, o design gráfico adquiriu necessidades específicas de manipulação e controle de cores. Esta pesquisa analisou os conteúdos abordados sobre cores digitais em cursos de formação superior pública em design gráfico no Brasil, sob a perspectiva de sua adequação às necessidades de uso nas ferramentas digitais de projeto. Na revisão de literatura, foi abordada a atividade do designer gráfico, suas áreas de atuação, formação superior e as instituições públicas que oferecem o curso no país. Posteriormente, foram revisados conceitos fundamentais da teoria da cor ─ aspectos fisiológicos, espectro visível, atributos da cor e sínteses cromáticas ─ e foram apresentados os principais modelos de cores digitais, bem como conteúdos técnicos específicos sobre equipamentos e procedimentos para controle de cores. A pesquisa ─ de natureza mista (qualitativa e quantitativa) e caráter exploratório-descritivo ─ foi realizada em duas etapas: (i) análise documental, a partir das matrizes curriculares e projetos pedagógicos de curso (PPC) de 12 (doze) cursos de design gráfico selecionados; e (ii) survey junto ao corpo discente dos cursos, todos oferecidos por instituições de ensino públicas brasileiras, de diversas regiões do país. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi um questionário eletrônico estruturado na plataforma gratuita Google™ Forms, contendo questões objetivas. Os resultados indicaram deficiências relacionadas quanto ao aprendizado das cores digitais pelos alunos de cursos de formação superior em design gráfico das instituições públicas analisadas. Por fim, concluiu-se que há insuficiência na inserção/abordagem/absorção dos conteúdos relacionados ao tema deste estudo, recomendando-se continuidade nas pesquisas sobre cores digitais no ensino superior em design gráfico.In the digital age, technology has expanded visuals and changed the nature of the design process. At the same time, new techniques required new skills and knowledge, to allow the exploitation of available resources aiming at the quality of the final products. When leaving the materiality of analogue bases and assuming digital formats, graphic design acquired specific needs for handling and controlling colours. This research analysed the contents covered about digital colours in public higher education courses in graphic design in Brazil, from the perspective of its adequacy to the needs of use in digital design tools. In the literature review, the activity of the graphic designer, their areas of expertise, higher education and the public institutions that offer the course in the country are addressed. Subsequently, fundamental concepts of colour theory are reviewed ─ physiological aspects, visible spectrum, colour attributes and chromatic synthesis ─ and the main digital colour models are presented, as well as specific technical contents about equipment and procedures for colour control. The research - of mixed nature (qualitative and quantitative) and exploratory-descriptive character- was carried out in two stages: (i) document analysis, based on the curricular matrices and pedagogical course projects (PPC) of 12 (twelve) graphic design courses selected; and (ii) a survey with the student body of the courses, all offered by Brazilian public education institutions, from different regions in the country. The data collection tool used was an electronic questionnaire structured on the free Google™ Forms platform, containing objective questions. The results indicate deficiencies related to the learning of digital colours by students of higher education courses in graphic design at the public institutions analyzed. Finally, it is concluded that there is insufficiency in the insertion/approach/absorption of contents related to the theme of this study, recommending continuity in research on digital colours in higher education in graphic design.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGPEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.http://lattes.cnpq.br/6212993906357383MARIBONDO, Juscelino de Farias.http://lattes.cnpq.br/5177641988447089MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar.http://lattes.cnpq.br/9635315172253349SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.2021-09-022021-12-15T00:54:12Z2021-12-142021-12-15T00:54:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22506SILVA, Hugo Guilherme Pereira da. Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.152 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-15T10:14:45Zoai:localhost:riufcg/22506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-15T10:14:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
title Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
spellingShingle Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.
Cores digitais
Ensino superior público
Design gráfico
Digital colours
Higher public education
Graphic design
Estudo de percepção
Design
title_short Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
title_full Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
title_fullStr Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
title_full_unstemmed Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
title_sort Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.
author SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.
author_facet SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
http://lattes.cnpq.br/6212993906357383
MARIBONDO, Juscelino de Farias.
http://lattes.cnpq.br/5177641988447089
MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar.
http://lattes.cnpq.br/9635315172253349
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Cores digitais
Ensino superior público
Design gráfico
Digital colours
Higher public education
Graphic design
Estudo de percepção
Design
topic Cores digitais
Ensino superior público
Design gráfico
Digital colours
Higher public education
Graphic design
Estudo de percepção
Design
description Na era digital, a tecnologia ampliou os recursos visuais e modificou a natureza do processo de design. Ao mesmo tempo, as novas técnicas demandaram novas habilidades e conhecimentos, para permitir explorar os recursos disponíveis visando a qualidade dos produtos finais. Ao sair da materialidade dos suportes analógicos e assumir formatos digitais, o design gráfico adquiriu necessidades específicas de manipulação e controle de cores. Esta pesquisa analisou os conteúdos abordados sobre cores digitais em cursos de formação superior pública em design gráfico no Brasil, sob a perspectiva de sua adequação às necessidades de uso nas ferramentas digitais de projeto. Na revisão de literatura, foi abordada a atividade do designer gráfico, suas áreas de atuação, formação superior e as instituições públicas que oferecem o curso no país. Posteriormente, foram revisados conceitos fundamentais da teoria da cor ─ aspectos fisiológicos, espectro visível, atributos da cor e sínteses cromáticas ─ e foram apresentados os principais modelos de cores digitais, bem como conteúdos técnicos específicos sobre equipamentos e procedimentos para controle de cores. A pesquisa ─ de natureza mista (qualitativa e quantitativa) e caráter exploratório-descritivo ─ foi realizada em duas etapas: (i) análise documental, a partir das matrizes curriculares e projetos pedagógicos de curso (PPC) de 12 (doze) cursos de design gráfico selecionados; e (ii) survey junto ao corpo discente dos cursos, todos oferecidos por instituições de ensino públicas brasileiras, de diversas regiões do país. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi um questionário eletrônico estruturado na plataforma gratuita Google™ Forms, contendo questões objetivas. Os resultados indicaram deficiências relacionadas quanto ao aprendizado das cores digitais pelos alunos de cursos de formação superior em design gráfico das instituições públicas analisadas. Por fim, concluiu-se que há insuficiência na inserção/abordagem/absorção dos conteúdos relacionados ao tema deste estudo, recomendando-se continuidade nas pesquisas sobre cores digitais no ensino superior em design gráfico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
2021-12-15T00:54:12Z
2021-12-14
2021-12-15T00:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22506
SILVA, Hugo Guilherme Pereira da. Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.152 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22506
identifier_str_mv SILVA, Hugo Guilherme Pereira da. Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.152 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518152454144