Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Gabriela Teixeira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566
Resumo: A leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, além de ser um direito do cidadão a partir do seu ingresso na instituição escolar. No processo de aprendizagem da leitura na escola, destacamos o papel do professor, uma vez que o desempenho de sua prática será evidenciado a partir dos eventos que constrói. A mediação deste profissional é de fundamental importância, pois a partir da utilização e aplicação de estratégias em diferentes momentos de leitura, estará promovendo o aumento da capacidade de compreensão dos alunos e, consequentemente, a ampliação da competência leitora. Este trabalho objetiva promover reflexões e intervenções sobre práticas pedagógicas que favoreçam a formação do leitor, visando sua participação ativa nas práticas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter quanti-qualitativo, baseada principalmente nos estudos de Freire (2000), Koch e Elias (2011), Lemov (2011), Solé (1998), Bortoni-Ricardo (2010- 2012), entre outros, e documentos oficiais disponibilizados pelo espaço da pesquisa. Assim, utilizamos como instrumentos para coleta de dados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE (2017), obtidos pela Escola Municipal Casemiro Pequeno, no município de Icó-CE, além do estudo do seu Projeto Político-Pedagógico. A partir do estudo desses documentos, realizamos uma análise da avaliação externa de Língua Portuguesa do SPAECE, a fim de que pudéssemos refletir sobre os resultados que contemplam a leitura pelos alunos do Ensino Fundamental. Por meio dessa análise, percebemos que fatores como: carência de professores nos anos finais do Ensino Fundamental, ausência de transporte escolar, a não utilização da biblioteca pela comunidade escolar, indisciplina e rotatividade de professores nos anos iniciais estavam refletindo negativamente sobre os resultados apresentados, e que determinadas ações não estavam sendo planejadas e executadas de acordo com o que sugerem os teóricos que referendam este estudo. Diante da análise em questão e esperançosas por uma mudança positiva dos resultados, elaboramos uma proposta de intervenção direcionada aos docentes do Ensino Fundamental II, estruturada em modalidades variadas de gêneros textuais, cujo objetivo é proporcionar ao aluno a ampliação do pensamento crítico, correlacionando os temas tratados nas atividades com suas práticas cotidianas, permitindo que possibilite uma leitura pautada na perspectiva das concepções aqui apresentadas, que defendem uma prática voltada para a interação, a construção de sentidos do texto e a utilização dos conhecimentos prévios como ponto de partida para uma leitura autônoma e compreensiva.
id UFCG_a759b9f4f959dff800da83836d938dae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9566
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.Teaching mediation in reader education in elementary school II.LeituraFormação do leitorEnsino de leituraMediação docenteReadingReader FormationReading teachingTeaching MediationLetras.A leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, além de ser um direito do cidadão a partir do seu ingresso na instituição escolar. No processo de aprendizagem da leitura na escola, destacamos o papel do professor, uma vez que o desempenho de sua prática será evidenciado a partir dos eventos que constrói. A mediação deste profissional é de fundamental importância, pois a partir da utilização e aplicação de estratégias em diferentes momentos de leitura, estará promovendo o aumento da capacidade de compreensão dos alunos e, consequentemente, a ampliação da competência leitora. Este trabalho objetiva promover reflexões e intervenções sobre práticas pedagógicas que favoreçam a formação do leitor, visando sua participação ativa nas práticas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter quanti-qualitativo, baseada principalmente nos estudos de Freire (2000), Koch e Elias (2011), Lemov (2011), Solé (1998), Bortoni-Ricardo (2010- 2012), entre outros, e documentos oficiais disponibilizados pelo espaço da pesquisa. Assim, utilizamos como instrumentos para coleta de dados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE (2017), obtidos pela Escola Municipal Casemiro Pequeno, no município de Icó-CE, além do estudo do seu Projeto Político-Pedagógico. A partir do estudo desses documentos, realizamos uma análise da avaliação externa de Língua Portuguesa do SPAECE, a fim de que pudéssemos refletir sobre os resultados que contemplam a leitura pelos alunos do Ensino Fundamental. Por meio dessa análise, percebemos que fatores como: carência de professores nos anos finais do Ensino Fundamental, ausência de transporte escolar, a não utilização da biblioteca pela comunidade escolar, indisciplina e rotatividade de professores nos anos iniciais estavam refletindo negativamente sobre os resultados apresentados, e que determinadas ações não estavam sendo planejadas e executadas de acordo com o que sugerem os teóricos que referendam este estudo. Diante da análise em questão e esperançosas por uma mudança positiva dos resultados, elaboramos uma proposta de intervenção direcionada aos docentes do Ensino Fundamental II, estruturada em modalidades variadas de gêneros textuais, cujo objetivo é proporcionar ao aluno a ampliação do pensamento crítico, correlacionando os temas tratados nas atividades com suas práticas cotidianas, permitindo que possibilite uma leitura pautada na perspectiva das concepções aqui apresentadas, que defendem uma prática voltada para a interação, a construção de sentidos do texto e a utilização dos conhecimentos prévios como ponto de partida para uma leitura autônoma e compreensiva.The reading has a fundamental importance in people’s live. In addition to being a Brazilian civic right since the citizens admittance in the educational institution. In the learning process of reading in school, we highlight the role of teachers since the performance of their practice will be evidenced from the Events that are being built. The mediation of that professional has a fundamental importance, because of the use and application of strategies in different moments in reading process it wills promoting the increase of ability to understanding of student, and, consequently, the expansion of reading competence. This paper aims to promote reflections and intervention about pedagogical practices which favour the formation of the reader, aiming at their active participation in social practices. This is a bibliographic research and documentary study, it’s includes both qualitative and quantitative character, based primarily in studies from Freire (2000), Koch e Elias (2011),Solé(1998), Bortoni-Ricardo(2010- 2012), among others and official documents provided by the space of research. Thus, it was used as instruments to collect data the results from of the Basic Education Evaluation System of Ceará-SPAECE (2017) obtained by Municipal School Casemiro Pequeno, in ICÓ-CE. Also the study of its Pedagogic-political project. On the basis of the examination of these documents it was carried out an analysis of external evaluation of Portuguese language from SPAECE. In order that its can reflect about results that contemplate the reading by students of Elementary School. Through this analysis, it’s perceived factors such as: lack of teachers in the final years of Elementary School (8 th and 9 th grade in Brazil), absence of school transport service; non-utilization of Library by school community, indiscipline and also turnover of teachers in the early basic education, it was reflectied negatively about results obtained, as well as, specific actions were not planned and executed according to theoretical studies that support this study. Facing this analysis and hoping for a positive change in results, it was made a proposal for an intervention towards Elementary School’s teachers, it’s structured in various modalities of textual genre, whose the objective is to provide the student with the expansion of critical thinking correlating the topics covered in the activities with its daily practices allowing for a reading based on the perspective of the concepts presented here which safeguard practice aimed to interaction; the construction of meanings of the text and the use of prior knowledge as a starting point for autonomous and comprehensive reading.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289PEREIRA, Hérica Paiva.MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.LIMA, Gabriela Teixeira.2019-04-262019-11-26T21:57:04Z2019-11-262019-11-26T21:57:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566LIMA, Gabriela Teixeira. Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T21:08:35Zoai:localhost:riufcg/9566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T21:08:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
Teaching mediation in reader education in elementary school II.
title Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
spellingShingle Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
LIMA, Gabriela Teixeira.
Leitura
Formação do leitor
Ensino de leitura
Mediação docente
Reading
Reader Formation
Reading teaching
Teaching Mediation
Letras.
title_short Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
title_full Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
title_fullStr Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
title_full_unstemmed Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
title_sort Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.
author LIMA, Gabriela Teixeira.
author_facet LIMA, Gabriela Teixeira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
PEREIRA, Hérica Paiva.
MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Gabriela Teixeira.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação do leitor
Ensino de leitura
Mediação docente
Reading
Reader Formation
Reading teaching
Teaching Mediation
Letras.
topic Leitura
Formação do leitor
Ensino de leitura
Mediação docente
Reading
Reader Formation
Reading teaching
Teaching Mediation
Letras.
description A leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, além de ser um direito do cidadão a partir do seu ingresso na instituição escolar. No processo de aprendizagem da leitura na escola, destacamos o papel do professor, uma vez que o desempenho de sua prática será evidenciado a partir dos eventos que constrói. A mediação deste profissional é de fundamental importância, pois a partir da utilização e aplicação de estratégias em diferentes momentos de leitura, estará promovendo o aumento da capacidade de compreensão dos alunos e, consequentemente, a ampliação da competência leitora. Este trabalho objetiva promover reflexões e intervenções sobre práticas pedagógicas que favoreçam a formação do leitor, visando sua participação ativa nas práticas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter quanti-qualitativo, baseada principalmente nos estudos de Freire (2000), Koch e Elias (2011), Lemov (2011), Solé (1998), Bortoni-Ricardo (2010- 2012), entre outros, e documentos oficiais disponibilizados pelo espaço da pesquisa. Assim, utilizamos como instrumentos para coleta de dados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE (2017), obtidos pela Escola Municipal Casemiro Pequeno, no município de Icó-CE, além do estudo do seu Projeto Político-Pedagógico. A partir do estudo desses documentos, realizamos uma análise da avaliação externa de Língua Portuguesa do SPAECE, a fim de que pudéssemos refletir sobre os resultados que contemplam a leitura pelos alunos do Ensino Fundamental. Por meio dessa análise, percebemos que fatores como: carência de professores nos anos finais do Ensino Fundamental, ausência de transporte escolar, a não utilização da biblioteca pela comunidade escolar, indisciplina e rotatividade de professores nos anos iniciais estavam refletindo negativamente sobre os resultados apresentados, e que determinadas ações não estavam sendo planejadas e executadas de acordo com o que sugerem os teóricos que referendam este estudo. Diante da análise em questão e esperançosas por uma mudança positiva dos resultados, elaboramos uma proposta de intervenção direcionada aos docentes do Ensino Fundamental II, estruturada em modalidades variadas de gêneros textuais, cujo objetivo é proporcionar ao aluno a ampliação do pensamento crítico, correlacionando os temas tratados nas atividades com suas práticas cotidianas, permitindo que possibilite uma leitura pautada na perspectiva das concepções aqui apresentadas, que defendem uma prática voltada para a interação, a construção de sentidos do texto e a utilização dos conhecimentos prévios como ponto de partida para uma leitura autônoma e compreensiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
2019-11-26T21:57:04Z
2019-11-26
2019-11-26T21:57:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566
LIMA, Gabriela Teixeira. Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566
identifier_str_mv LIMA, Gabriela Teixeira. Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744416791855104