Dos saberes imateriais à concepção dos artefatos: uma etnografia do design vernacular em um quilombo da Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13221 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como o saber imaterial está simbolizado na concepção dos artefatos produzidos em comunidades quilombolas no estado da Paraíba. O design vernacular resultante de processos produtivos tradicionais que refletem uma profunda e íntima relação com seu território de origem, expressando sua história, sua cultura, suas relações sociais e seus saberes imateriais está sendo substituído pela incorporação de novos produtos industrializados e desaparecendo junto com as técnicas que se perpetuavam com os ensinamentos passados dentro do núcleo familiar e social. E, além disso, as práticas, expressões, saberes, processos, formas de viver e técnicas que eram reproduzidas historicamente dentro de um determinado grupo estão se desconfigurando pela falta de interesse dos mais jovens. Todavia, como forma de registrar e resgatar a Cultura Imaterial dessas comunidades, pesquisadores vêm realizando descrições sobre o universo simbólico materializado nos próprios modos de produção de artefatos representando o contexto e a identidade individual e coletiva. Assim, buscando compreender esta dinâmica simbólica entre artefatos e saberes imateriais, este trabalho tem enquanto propósito o de responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma os artefatos vernaculares em comunidades quilombolas simbolizam os saberes de sua cultura imaterial? A pesquisa foi realizada buscando analisar como a imaterialidade se simboliza na concepção dos artefatos produzidos na Comunidade Quilombola do Grilo, em Riachão do Bacamarte, no estado da Paraíba. Para a coleta de dados foi empregada a Etnografia, que é um procedimento metodológico que surgiu no interior da Antropologia, mas que também vem sendo utilizada em outras ciências. Esteve embasada na Observação Participante, onde o pesquisador buscou se incorporar na comunidade, vivendo o cotidiano deste ambiente. Além disso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, feito uso do diário de campo e de registros fotográficos. Enquanto resultados, percebe-se que a concepção dos artefatos vernaculares nesta comunidade (como as louças de barro que foram os principais artefatos selecionados para a análise dos dados) se reproduzem a partir de saberes imateriais que foram repassados, principalmente, a partir de uma estrutura histórica-familiar. E que esta simbolização se representa a partir da morfologia do artefato, que traz em si uma gama de elementos que determinam a sua estética-formal, resultado da própria metodologia empírica empregada que é adaptada de acordo com o período histórico vivido. Além disso, o que mais caracteriza essa simbolização é a sustentabilidade da cultura imaterial, que é transmitida de forma oral, onde se preservam alguns aspectos, sendo que outros são atualizados, mas que determinam a identidade étnica de um grupo e do seu particular design vernacular. |
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Dos saberes imateriais à concepção dos artefatos: uma etnografia do design vernacular em um quilombo da Paraíba.From immaterial knowledge to the design of artifacts: an ethnography of vernacular design in a quilombo da Paraíba.Cultura ImaterialArtefatos VernacularesDesign VernacularEtnografiaComunidades QuilombolasImmaterial CultureVernacular ArtifactsVernacular DesignEthnographyQuilombola CommunitiesErgonomiaEsta pesquisa teve como objetivo principal analisar como o saber imaterial está simbolizado na concepção dos artefatos produzidos em comunidades quilombolas no estado da Paraíba. O design vernacular resultante de processos produtivos tradicionais que refletem uma profunda e íntima relação com seu território de origem, expressando sua história, sua cultura, suas relações sociais e seus saberes imateriais está sendo substituído pela incorporação de novos produtos industrializados e desaparecendo junto com as técnicas que se perpetuavam com os ensinamentos passados dentro do núcleo familiar e social. E, além disso, as práticas, expressões, saberes, processos, formas de viver e técnicas que eram reproduzidas historicamente dentro de um determinado grupo estão se desconfigurando pela falta de interesse dos mais jovens. Todavia, como forma de registrar e resgatar a Cultura Imaterial dessas comunidades, pesquisadores vêm realizando descrições sobre o universo simbólico materializado nos próprios modos de produção de artefatos representando o contexto e a identidade individual e coletiva. Assim, buscando compreender esta dinâmica simbólica entre artefatos e saberes imateriais, este trabalho tem enquanto propósito o de responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma os artefatos vernaculares em comunidades quilombolas simbolizam os saberes de sua cultura imaterial? A pesquisa foi realizada buscando analisar como a imaterialidade se simboliza na concepção dos artefatos produzidos na Comunidade Quilombola do Grilo, em Riachão do Bacamarte, no estado da Paraíba. Para a coleta de dados foi empregada a Etnografia, que é um procedimento metodológico que surgiu no interior da Antropologia, mas que também vem sendo utilizada em outras ciências. Esteve embasada na Observação Participante, onde o pesquisador buscou se incorporar na comunidade, vivendo o cotidiano deste ambiente. Além disso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, feito uso do diário de campo e de registros fotográficos. Enquanto resultados, percebe-se que a concepção dos artefatos vernaculares nesta comunidade (como as louças de barro que foram os principais artefatos selecionados para a análise dos dados) se reproduzem a partir de saberes imateriais que foram repassados, principalmente, a partir de uma estrutura histórica-familiar. E que esta simbolização se representa a partir da morfologia do artefato, que traz em si uma gama de elementos que determinam a sua estética-formal, resultado da própria metodologia empírica empregada que é adaptada de acordo com o período histórico vivido. Além disso, o que mais caracteriza essa simbolização é a sustentabilidade da cultura imaterial, que é transmitida de forma oral, onde se preservam alguns aspectos, sendo que outros são atualizados, mas que determinam a identidade étnica de um grupo e do seu particular design vernacular.This research aimed to analyze how immaterial knowledge is symbolized in the conception of artifacts produced in quilombola communities in the state of Paraíba. Reflecting a deep and intimate relationship with its home territory, expressing its history, its culture, its social relations and its immaterial knowledge, the vernacular design resulted from traditional production processes is being replaced by the incorporation of new industrialized products and disappearing along with the techniques that perpetuated themselves within familiar and social interactions. Furthermore, the practices, expressions, knowledge, processes, lifestyle and techniques that were historically reproduced generation to generation are being disfigured by the lack of interest from the young portion of the community. However, as a way of recording and rescuing the Immaterial Culture of these communities, researchers have been making descriptions of the symbolic universe materialized in the artifacts that represent the context and individual and collective identity. Seeking to understand this symbolic dynamic between artifacts and immaterial knowledge, this paper aims to answer the following research question: how do vernacular artifacts in quilombola communities symbolize the knowledge of their immaterial culture? The research was conducted to analyze how immateriality is symbolized in the conception of artifacts produced in the Quilombola do Grilo Community, in Riachão do Bacamarte, Paraíba State. To collect data, Ethnography was used, which is a methodological procedure that emerged within Anthropology, but has also been used in other sciences. It was based on Participant Observation, where the researcher sought to incorporate himself into the community, living the daily life of this environment. Semi-structured interviews were applied, field diary was also used and photographic records taken. As a result, it can be seen that the design of vernacular artifacts in this community (such as earthenware, which were the main artifacts selected for data analysis), is reproduced from immaterial knowledge that was passed on, mainly, from a historical-familiar structure. In addition, this symbolization is represented from the morphology of the artifact, which brings with it a range of elements that determine its formal-aesthetic, resulted through the empirical methodology applied and adapted according to the historical period lived. Beyond that, what most characterizes this symbolization is the sustainability of immaterial culture (mainly transmitted through oral production) where some aspects are preserved, while others are updated, but each of them determines the ethnic identity of a group and its particular vernacular design.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVA, Itamar Ferreira da.SILVA, Itamar Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519WANDERLEY, Ingrid Moura.SILVA, Vanderlan Francisco da.SANTOS, Walísson Adalberto dos.2020-02-032020-07-10T17:33:11Z2020-07-102020-07-10T17:33:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13221SANTOS, W. A. dos. Dos saberes imateriais à concepção dos artefatos: uma etnografia do design vernacular em um quilombo da Paraíba. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-10-15T06:43:27Zoai:localhost:riufcg/13221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-10-15T06:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como o saber imaterial está simbolizado na concepção dos artefatos produzidos em comunidades quilombolas no estado da Paraíba. O design vernacular resultante de processos produtivos tradicionais que refletem uma profunda e íntima relação com seu território de origem, expressando sua história, sua cultura, suas relações sociais e seus saberes imateriais está sendo substituído pela incorporação de novos produtos industrializados e desaparecendo junto com as técnicas que se perpetuavam com os ensinamentos passados dentro do núcleo familiar e social. E, além disso, as práticas, expressões, saberes, processos, formas de viver e técnicas que eram reproduzidas historicamente dentro de um determinado grupo estão se desconfigurando pela falta de interesse dos mais jovens. Todavia, como forma de registrar e resgatar a Cultura Imaterial dessas comunidades, pesquisadores vêm realizando descrições sobre o universo simbólico materializado nos próprios modos de produção de artefatos representando o contexto e a identidade individual e coletiva. Assim, buscando compreender esta dinâmica simbólica entre artefatos e saberes imateriais, este trabalho tem enquanto propósito o de responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma os artefatos vernaculares em comunidades quilombolas simbolizam os saberes de sua cultura imaterial? A pesquisa foi realizada buscando analisar como a imaterialidade se simboliza na concepção dos artefatos produzidos na Comunidade Quilombola do Grilo, em Riachão do Bacamarte, no estado da Paraíba. Para a coleta de dados foi empregada a Etnografia, que é um procedimento metodológico que surgiu no interior da Antropologia, mas que também vem sendo utilizada em outras ciências. Esteve embasada na Observação Participante, onde o pesquisador buscou se incorporar na comunidade, vivendo o cotidiano deste ambiente. Além disso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, feito uso do diário de campo e de registros fotográficos. Enquanto resultados, percebe-se que a concepção dos artefatos vernaculares nesta comunidade (como as louças de barro que foram os principais artefatos selecionados para a análise dos dados) se reproduzem a partir de saberes imateriais que foram repassados, principalmente, a partir de uma estrutura histórica-familiar. E que esta simbolização se representa a partir da morfologia do artefato, que traz em si uma gama de elementos que determinam a sua estética-formal, resultado da própria metodologia empírica empregada que é adaptada de acordo com o período histórico vivido. Além disso, o que mais caracteriza essa simbolização é a sustentabilidade da cultura imaterial, que é transmitida de forma oral, onde se preservam alguns aspectos, sendo que outros são atualizados, mas que determinam a identidade étnica de um grupo e do seu particular design vernacular. |
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