“Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853 |
Resumo: | O trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade. |
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“Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.”“I will teach the world to conquer by kindness, not by slaughter.”Conquista da América espanholaConfrontos ideológicos - colonizaçãoColonização - América espanholaHernan CortezÁlvar Núñez Cabeza de VacaMéxico - colonizaçãoHistória do MéxicoCrônicas como fontes históricasCartas de relato - Hernan CortezAlteridade - Tzvetam TodorovConquest of Spanish AmericaIdeological clashes - colonizationColonization - Spanish AmericaMexico - colonizationHistory of MexicoChronicles as historical sourcesReporting letters - Hernan CortezOtherness - Tzvetam TodorovHistória.O trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-04T16:05:09Z2024-03-042024-03-04T16:05:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853RODRIGUES, Gleydson Farias. “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853porRODRIGUES, Gleydson Farias.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-04T16:05:31Zoai:localhost:riufcg/34853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-04T16:05:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade. |
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