Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GONÇALVES, Amanda de Araujo., CAMARGO, Ariel Regina de., DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin., SOUZA, Silvio Maurício de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010
Resumo: Atualmente as empresas do segmento de comércio eletrônico enfrentam sérios desafios para a retenção dos seus clientes e os motivos de insatisfação dos clientes têm sido com relação aos atrasos, produtos defeituosos e alto custo do frete. O Wish, é um aplicativo que permite aos usuários comprar diversos produtos em todo mundo, sendo considerada a sexta maior empresa de comércio eletrônico do mundo. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o desempenho logístico como fator de fidelização dos clientes no segmento de comércio eletrônico. Para atingir ao objetivo proposto, realizou-se uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Wish. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de comércio eletrônico e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas logísticas como fator de fidelização de clientes.
id UFCG_aa80b2076eeffc43c3942ba51bb40a35
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32010
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.Analysis of logistics performance as a factor in customer loyalty in e-commerce.Desempenho logísticoLogísticaFidelização de clientesComércio eletrônicoAplicativo WishComércio eletrônico - WishSurvey exploratóriaLogistics performanceLogisticsCustomer loyaltyE-commerceWish appEcommerce - WishExploratory surveyEngenharia de Produção.Atualmente as empresas do segmento de comércio eletrônico enfrentam sérios desafios para a retenção dos seus clientes e os motivos de insatisfação dos clientes têm sido com relação aos atrasos, produtos defeituosos e alto custo do frete. O Wish, é um aplicativo que permite aos usuários comprar diversos produtos em todo mundo, sendo considerada a sexta maior empresa de comércio eletrônico do mundo. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o desempenho logístico como fator de fidelização dos clientes no segmento de comércio eletrônico. Para atingir ao objetivo proposto, realizou-se uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Wish. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de comércio eletrônico e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas logísticas como fator de fidelização de clientes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T13:01:16Z2023-10-162023-10-16T13:01:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; GONÇALVES, Amanda de Araujo; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de. Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010porFRANZINI FILHO, Carlos Roberto.GONÇALVES, Amanda de Araujo.CAMARGO, Ariel Regina de.DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.SOUZA, Silvio Maurício de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:45:24Zoai:localhost:riufcg/32010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:45:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
Analysis of logistics performance as a factor in customer loyalty in e-commerce.
title Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
spellingShingle Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
Desempenho logístico
Logística
Fidelização de clientes
Comércio eletrônico
Aplicativo Wish
Comércio eletrônico - Wish
Survey exploratória
Logistics performance
Logistics
Customer loyalty
E-commerce
Wish app
Ecommerce - Wish
Exploratory survey
Engenharia de Produção.
title_short Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
title_full Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
title_fullStr Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
title_full_unstemmed Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
title_sort Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico.
author FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
author_facet FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
GONÇALVES, Amanda de Araujo.
CAMARGO, Ariel Regina de.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
SOUZA, Silvio Maurício de.
author_role author
author2 GONÇALVES, Amanda de Araujo.
CAMARGO, Ariel Regina de.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
SOUZA, Silvio Maurício de.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
GONÇALVES, Amanda de Araujo.
CAMARGO, Ariel Regina de.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
SOUZA, Silvio Maurício de.
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho logístico
Logística
Fidelização de clientes
Comércio eletrônico
Aplicativo Wish
Comércio eletrônico - Wish
Survey exploratória
Logistics performance
Logistics
Customer loyalty
E-commerce
Wish app
Ecommerce - Wish
Exploratory survey
Engenharia de Produção.
topic Desempenho logístico
Logística
Fidelização de clientes
Comércio eletrônico
Aplicativo Wish
Comércio eletrônico - Wish
Survey exploratória
Logistics performance
Logistics
Customer loyalty
E-commerce
Wish app
Ecommerce - Wish
Exploratory survey
Engenharia de Produção.
description Atualmente as empresas do segmento de comércio eletrônico enfrentam sérios desafios para a retenção dos seus clientes e os motivos de insatisfação dos clientes têm sido com relação aos atrasos, produtos defeituosos e alto custo do frete. O Wish, é um aplicativo que permite aos usuários comprar diversos produtos em todo mundo, sendo considerada a sexta maior empresa de comércio eletrônico do mundo. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o desempenho logístico como fator de fidelização dos clientes no segmento de comércio eletrônico. Para atingir ao objetivo proposto, realizou-se uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Wish. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de comércio eletrônico e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas logísticas como fator de fidelização de clientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-16T13:01:16Z
2023-10-16
2023-10-16T13:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; GONÇALVES, Amanda de Araujo; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de. Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010
identifier_str_mv FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; GONÇALVES, Amanda de Araujo; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de. Análise do desempenho logístico como fator de fidelização de clientes no comércio eletrônico. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744594200428544