Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar as transformações ocorridas no espaço urbano de São Luís com a implantação dos bondes elétricos na década de 1920. Partindo do pressuposto que São Luís passava por um processo de modernização, levanto a questão: Como os bondes elétricos contribuíram para modernizar o espaço urbano? Para revolver tal problema utilizo referências bibliográficas sobre cidade, pesquisa em jornais, análise de fotografias e plantas da cidade. Até as décadas de 1960 e 1970 os estudos historiográficos brasileiros ainda enfatizavam os tradicionais relatos de líderes políticos e instituições políticas, tendo nos documentos escritos e oficiais a única fonte de verdade histórica possível, e o ofício do historiador se resumia a selecionar e organizar os fatos em um discurso coerente e convincente. Entretanto, com o advento dos modelos historiográficos inglês e francês houve um alargamento do saber histórico, sobretudo pela ampliação da noção de fonte, o que permitiu ao historiador preocupar-se com a história das pessoas comuns, com seu cotidiano, suas estratégias de sobrevivência, gerando uma expansão das alternativas de análises e favoreceu a abertura de novas abordagens, tendo a admissão de diversos segmentos sociais como objetos e sujeitos da história. Situada neste fazer historiográfico, busco compreender que transformações os bondes elétricos proporcionaram na cidade de São Luís durante a década de 1920, levando em consideração que no início do século XX, a referida cidade passou por um processo de modernização, impulsionada pelo ideal de progresso do novo regime, que trazia um forte sentimento de abnegação ao passado imperial. Os bondes elétricos faziam parte dos ―melhoramentos‖ dos serviços públicos e, segundo os discursos das autoridades, ―salvariam‖ a capital do atraso, pois influenciavam diretamente na dinâmica urbana, além de oferecer transporte digno à população. Os trilhos tinham como um dos objetivos ligarem o centro à periferia e foram fundamentais no crescimento urbano, já que a cidade se estendia acompanhando as linhas dos bondes. Ao cortar alguns logradouros os trilhos os valorizavam, uma vez que para receber este serviço a cidade sofreu transformações em sua infra-estrutura. O alargamento e calçamento de ruas, destruição de imóveis, construções de calçadas e surgimento de bairros evidenciavam um novo processo de urbanização em São Luís. Portanto, os bondes elétricos contribuíram sobremaneira para a expansão e reformulação do perímetro urbano, já que a ampliação deste espaço acompanhava o roteiro dos trilhos. |
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Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.The city's tracks: electric trams in the 1920s in São Luís/MA.História das cidades - São Luís - MA 1920São Luís - MA - História 1920História de São Luís - MA 1920Bondes elétricos - São Luís - MA 1920Processo de modernização - São Luís - MAExpansão urbana - São Luís - MAHistory of cities - São Luís - MA 1920São Luís - MA - History 1920History of São Luís - MA 1920Electric trams - São Luís - MA 1920Modernization process - São Luís - MAUrban expansion - São Luís - MAHistória.Este trabalho tem por objetivo analisar as transformações ocorridas no espaço urbano de São Luís com a implantação dos bondes elétricos na década de 1920. Partindo do pressuposto que São Luís passava por um processo de modernização, levanto a questão: Como os bondes elétricos contribuíram para modernizar o espaço urbano? Para revolver tal problema utilizo referências bibliográficas sobre cidade, pesquisa em jornais, análise de fotografias e plantas da cidade. Até as décadas de 1960 e 1970 os estudos historiográficos brasileiros ainda enfatizavam os tradicionais relatos de líderes políticos e instituições políticas, tendo nos documentos escritos e oficiais a única fonte de verdade histórica possível, e o ofício do historiador se resumia a selecionar e organizar os fatos em um discurso coerente e convincente. Entretanto, com o advento dos modelos historiográficos inglês e francês houve um alargamento do saber histórico, sobretudo pela ampliação da noção de fonte, o que permitiu ao historiador preocupar-se com a história das pessoas comuns, com seu cotidiano, suas estratégias de sobrevivência, gerando uma expansão das alternativas de análises e favoreceu a abertura de novas abordagens, tendo a admissão de diversos segmentos sociais como objetos e sujeitos da história. Situada neste fazer historiográfico, busco compreender que transformações os bondes elétricos proporcionaram na cidade de São Luís durante a década de 1920, levando em consideração que no início do século XX, a referida cidade passou por um processo de modernização, impulsionada pelo ideal de progresso do novo regime, que trazia um forte sentimento de abnegação ao passado imperial. Os bondes elétricos faziam parte dos ―melhoramentos‖ dos serviços públicos e, segundo os discursos das autoridades, ―salvariam‖ a capital do atraso, pois influenciavam diretamente na dinâmica urbana, além de oferecer transporte digno à população. Os trilhos tinham como um dos objetivos ligarem o centro à periferia e foram fundamentais no crescimento urbano, já que a cidade se estendia acompanhando as linhas dos bondes. Ao cortar alguns logradouros os trilhos os valorizavam, uma vez que para receber este serviço a cidade sofreu transformações em sua infra-estrutura. O alargamento e calçamento de ruas, destruição de imóveis, construções de calçadas e surgimento de bairros evidenciavam um novo processo de urbanização em São Luís. Portanto, os bondes elétricos contribuíram sobremaneira para a expansão e reformulação do perímetro urbano, já que a ampliação deste espaço acompanhava o roteiro dos trilhos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-09T17:26:05Z2024-02-082024-02-09T17:26:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento; NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427porPRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.NASCIMENTO, Francisco Alcides do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-09T17:29:13Zoai:localhost:riufcg/34427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-09T17:29:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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