Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NASCIMENTO, Francisco Alcides do.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as transformações ocorridas no espaço urbano de São Luís com a implantação dos bondes elétricos na década de 1920. Partindo do pressuposto que São Luís passava por um processo de modernização, levanto a questão: Como os bondes elétricos contribuíram para modernizar o espaço urbano? Para revolver tal problema utilizo referências bibliográficas sobre cidade, pesquisa em jornais, análise de fotografias e plantas da cidade. Até as décadas de 1960 e 1970 os estudos historiográficos brasileiros ainda enfatizavam os tradicionais relatos de líderes políticos e instituições políticas, tendo nos documentos escritos e oficiais a única fonte de verdade histórica possível, e o ofício do historiador se resumia a selecionar e organizar os fatos em um discurso coerente e convincente. Entretanto, com o advento dos modelos historiográficos inglês e francês houve um alargamento do saber histórico, sobretudo pela ampliação da noção de fonte, o que permitiu ao historiador preocupar-se com a história das pessoas comuns, com seu cotidiano, suas estratégias de sobrevivência, gerando uma expansão das alternativas de análises e favoreceu a abertura de novas abordagens, tendo a admissão de diversos segmentos sociais como objetos e sujeitos da história. Situada neste fazer historiográfico, busco compreender que transformações os bondes elétricos proporcionaram na cidade de São Luís durante a década de 1920, levando em consideração que no início do século XX, a referida cidade passou por um processo de modernização, impulsionada pelo ideal de progresso do novo regime, que trazia um forte sentimento de abnegação ao passado imperial. Os bondes elétricos faziam parte dos ―melhoramentos‖ dos serviços públicos e, segundo os discursos das autoridades, ―salvariam‖ a capital do atraso, pois influenciavam diretamente na dinâmica urbana, além de oferecer transporte digno à população. Os trilhos tinham como um dos objetivos ligarem o centro à periferia e foram fundamentais no crescimento urbano, já que a cidade se estendia acompanhando as linhas dos bondes. Ao cortar alguns logradouros os trilhos os valorizavam, uma vez que para receber este serviço a cidade sofreu transformações em sua infra-estrutura. O alargamento e calçamento de ruas, destruição de imóveis, construções de calçadas e surgimento de bairros evidenciavam um novo processo de urbanização em São Luís. Portanto, os bondes elétricos contribuíram sobremaneira para a expansão e reformulação do perímetro urbano, já que a ampliação deste espaço acompanhava o roteiro dos trilhos.
id UFCG_ab582434db5b2651a9dba1fb83c9ed77
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34427
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.The city's tracks: electric trams in the 1920s in São Luís/MA.História das cidades - São Luís - MA 1920São Luís - MA - História 1920História de São Luís - MA 1920Bondes elétricos - São Luís - MA 1920Processo de modernização - São Luís - MAExpansão urbana - São Luís - MAHistory of cities - São Luís - MA 1920São Luís - MA - History 1920History of São Luís - MA 1920Electric trams - São Luís - MA 1920Modernization process - São Luís - MAUrban expansion - São Luís - MAHistória.Este trabalho tem por objetivo analisar as transformações ocorridas no espaço urbano de São Luís com a implantação dos bondes elétricos na década de 1920. Partindo do pressuposto que São Luís passava por um processo de modernização, levanto a questão: Como os bondes elétricos contribuíram para modernizar o espaço urbano? Para revolver tal problema utilizo referências bibliográficas sobre cidade, pesquisa em jornais, análise de fotografias e plantas da cidade. Até as décadas de 1960 e 1970 os estudos historiográficos brasileiros ainda enfatizavam os tradicionais relatos de líderes políticos e instituições políticas, tendo nos documentos escritos e oficiais a única fonte de verdade histórica possível, e o ofício do historiador se resumia a selecionar e organizar os fatos em um discurso coerente e convincente. Entretanto, com o advento dos modelos historiográficos inglês e francês houve um alargamento do saber histórico, sobretudo pela ampliação da noção de fonte, o que permitiu ao historiador preocupar-se com a história das pessoas comuns, com seu cotidiano, suas estratégias de sobrevivência, gerando uma expansão das alternativas de análises e favoreceu a abertura de novas abordagens, tendo a admissão de diversos segmentos sociais como objetos e sujeitos da história. Situada neste fazer historiográfico, busco compreender que transformações os bondes elétricos proporcionaram na cidade de São Luís durante a década de 1920, levando em consideração que no início do século XX, a referida cidade passou por um processo de modernização, impulsionada pelo ideal de progresso do novo regime, que trazia um forte sentimento de abnegação ao passado imperial. Os bondes elétricos faziam parte dos ―melhoramentos‖ dos serviços públicos e, segundo os discursos das autoridades, ―salvariam‖ a capital do atraso, pois influenciavam diretamente na dinâmica urbana, além de oferecer transporte digno à população. Os trilhos tinham como um dos objetivos ligarem o centro à periferia e foram fundamentais no crescimento urbano, já que a cidade se estendia acompanhando as linhas dos bondes. Ao cortar alguns logradouros os trilhos os valorizavam, uma vez que para receber este serviço a cidade sofreu transformações em sua infra-estrutura. O alargamento e calçamento de ruas, destruição de imóveis, construções de calçadas e surgimento de bairros evidenciavam um novo processo de urbanização em São Luís. Portanto, os bondes elétricos contribuíram sobremaneira para a expansão e reformulação do perímetro urbano, já que a ampliação deste espaço acompanhava o roteiro dos trilhos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-09T17:26:05Z2024-02-082024-02-09T17:26:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento; NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427porPRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.NASCIMENTO, Francisco Alcides do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-09T17:29:13Zoai:localhost:riufcg/34427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-09T17:29:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
The city's tracks: electric trams in the 1920s in São Luís/MA.
title Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
spellingShingle Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.
História das cidades - São Luís - MA 1920
São Luís - MA - História 1920
História de São Luís - MA 1920
Bondes elétricos - São Luís - MA 1920
Processo de modernização - São Luís - MA
Expansão urbana - São Luís - MA
History of cities - São Luís - MA 1920
São Luís - MA - History 1920
History of São Luís - MA 1920
Electric trams - São Luís - MA 1920
Modernization process - São Luís - MA
Urban expansion - São Luís - MA
História.
title_short Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
title_full Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
title_fullStr Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
title_full_unstemmed Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
title_sort Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA.
author PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.
author_facet PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do.
author_role author
author2 NASCIMENTO, Francisco Alcides do.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do.
dc.subject.por.fl_str_mv História das cidades - São Luís - MA 1920
São Luís - MA - História 1920
História de São Luís - MA 1920
Bondes elétricos - São Luís - MA 1920
Processo de modernização - São Luís - MA
Expansão urbana - São Luís - MA
History of cities - São Luís - MA 1920
São Luís - MA - History 1920
History of São Luís - MA 1920
Electric trams - São Luís - MA 1920
Modernization process - São Luís - MA
Urban expansion - São Luís - MA
História.
topic História das cidades - São Luís - MA 1920
São Luís - MA - História 1920
História de São Luís - MA 1920
Bondes elétricos - São Luís - MA 1920
Processo de modernização - São Luís - MA
Expansão urbana - São Luís - MA
History of cities - São Luís - MA 1920
São Luís - MA - History 1920
History of São Luís - MA 1920
Electric trams - São Luís - MA 1920
Modernization process - São Luís - MA
Urban expansion - São Luís - MA
História.
description Este trabalho tem por objetivo analisar as transformações ocorridas no espaço urbano de São Luís com a implantação dos bondes elétricos na década de 1920. Partindo do pressuposto que São Luís passava por um processo de modernização, levanto a questão: Como os bondes elétricos contribuíram para modernizar o espaço urbano? Para revolver tal problema utilizo referências bibliográficas sobre cidade, pesquisa em jornais, análise de fotografias e plantas da cidade. Até as décadas de 1960 e 1970 os estudos historiográficos brasileiros ainda enfatizavam os tradicionais relatos de líderes políticos e instituições políticas, tendo nos documentos escritos e oficiais a única fonte de verdade histórica possível, e o ofício do historiador se resumia a selecionar e organizar os fatos em um discurso coerente e convincente. Entretanto, com o advento dos modelos historiográficos inglês e francês houve um alargamento do saber histórico, sobretudo pela ampliação da noção de fonte, o que permitiu ao historiador preocupar-se com a história das pessoas comuns, com seu cotidiano, suas estratégias de sobrevivência, gerando uma expansão das alternativas de análises e favoreceu a abertura de novas abordagens, tendo a admissão de diversos segmentos sociais como objetos e sujeitos da história. Situada neste fazer historiográfico, busco compreender que transformações os bondes elétricos proporcionaram na cidade de São Luís durante a década de 1920, levando em consideração que no início do século XX, a referida cidade passou por um processo de modernização, impulsionada pelo ideal de progresso do novo regime, que trazia um forte sentimento de abnegação ao passado imperial. Os bondes elétricos faziam parte dos ―melhoramentos‖ dos serviços públicos e, segundo os discursos das autoridades, ―salvariam‖ a capital do atraso, pois influenciavam diretamente na dinâmica urbana, além de oferecer transporte digno à população. Os trilhos tinham como um dos objetivos ligarem o centro à periferia e foram fundamentais no crescimento urbano, já que a cidade se estendia acompanhando as linhas dos bondes. Ao cortar alguns logradouros os trilhos os valorizavam, uma vez que para receber este serviço a cidade sofreu transformações em sua infra-estrutura. O alargamento e calçamento de ruas, destruição de imóveis, construções de calçadas e surgimento de bairros evidenciavam um novo processo de urbanização em São Luís. Portanto, os bondes elétricos contribuíram sobremaneira para a expansão e reformulação do perímetro urbano, já que a ampliação deste espaço acompanhava o roteiro dos trilhos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-09T17:26:05Z
2024-02-08
2024-02-09T17:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427
PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento; NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427
identifier_str_mv PRAZERES, Maria das Graças do Nascimento; NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Os trilhos da cidade: os bondes elétricos na década de 1920 em São Luís/MA. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612245372928