Simulação computacional para avaliação do uso de baterias para redução do pico de consumo de energia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18967 |
Resumo: | É cada vez maior o uso de baterias para o aproveitamento de energia de fontes renováveis, cortes de pico, deslocamento de demanda para horários em que a energia está mais barata, em casos de grandes armazenadores, além de melhoramento de índices de qualidade da energia fornecida pela concessionária. Com base nesse cenário, o presente trabalho avalia a forma mais eficiente do uso de baterias para o caso de consumidores que fazem uso de tarifação diferenciada, tarifa azul ou verde. O resultado do estudo que foi feito com base do perfil de carga de uma fase do bloco CJ pertencente à Universidade Federal de Campina Grande mostrou que existem dois horários de alto pico de demanda entre 11h e 17h30min, inviabilizando o uso de energia solar para carregamento das baterias. Finalmente, neste estudo utilizou-se de metodologias de trabalhos anteriores para dimensionar o banco de baterias que pode ser utilizado para corte de pico do perfil de carga estudado. A metodologia relaciona a vida útil em regime de ciclagem com a vida útil em flutuação para encontrar uma profundidade de descarga ótima que aumente o tempo de vida das baterias com uso de no máximo uma descarga diária. |
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Simulação computacional para avaliação do uso de baterias para redução do pico de consumo de energia.Computer simulation to evaluate the use of batteries to reduce peak energy consumption.Simulação computacional - bateriasBaterias - avaliaçãoDeslocamento de cargas - bateriassistema de armazenamento de energiaAcumuladores de energiaModelagem de carga e descarga de bateriasBanco de bateriasComputer simulation - batteriesBatteries - evaluationLoad shifting - batteriesenergy storage systemPower AccumulatorsModeling of charging and discharging batteriesBattery bankEngenharia Elétrica.É cada vez maior o uso de baterias para o aproveitamento de energia de fontes renováveis, cortes de pico, deslocamento de demanda para horários em que a energia está mais barata, em casos de grandes armazenadores, além de melhoramento de índices de qualidade da energia fornecida pela concessionária. Com base nesse cenário, o presente trabalho avalia a forma mais eficiente do uso de baterias para o caso de consumidores que fazem uso de tarifação diferenciada, tarifa azul ou verde. O resultado do estudo que foi feito com base do perfil de carga de uma fase do bloco CJ pertencente à Universidade Federal de Campina Grande mostrou que existem dois horários de alto pico de demanda entre 11h e 17h30min, inviabilizando o uso de energia solar para carregamento das baterias. Finalmente, neste estudo utilizou-se de metodologias de trabalhos anteriores para dimensionar o banco de baterias que pode ser utilizado para corte de pico do perfil de carga estudado. A metodologia relaciona a vida útil em regime de ciclagem com a vida útil em flutuação para encontrar uma profundidade de descarga ótima que aumente o tempo de vida das baterias com uso de no máximo uma descarga diária.Increasingly, the use of batteries for the use of energy from renewable sources, peak cuts, shifting demand for times when energy is cheaper, in cases of large storerooms, as well as improving the quality indices of the energy supplied by the concessionaire. Based on this scenario, the present study evaluates the most efficient way of using batteries for the case of consumers who use differentiated charging, Blue or Green Rate. The result of the study that was done based on the load profile of a phase of the CJ block belonging to the Federal University of Campina Grande showed that there are two schedules of high peak demand between 11h and 17h30min, making the use of energy unfeasible for charging the batteries. Finally, the study used previous work methodologies to size the bank of batteries that can be used for peak cutting of the studied load profile. The methodology relates the useful life in a cycling regime with the useful life in flotation to find an optimum discharge depth that increases the life of the batteries with the use of at most one daily discharge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGGURJÃO, Edmar Candeia.GURJÃO, E. C.http://lattes.cnpq.br/9200464668550566MELO, Ana Carolina de Lima.20192021-05-21T17:10:25Z2021-05-212021-05-21T17:10:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18967MELO, Ana Carolina de Lima. Simulação computacional para avaliação do uso de baterias para redução do pico de consumo de energia. 2018. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-21T17:11:30Zoai:localhost:riufcg/18967Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-21T17:11:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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