A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Stella Martins Estrela.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026
Resumo: O objeto de estudo desta investigação é a interlocução da Pedagogia com a educação profissional. A pesquisa teve por objetivos: conhecer o papel que o pedagogo desempenha no âmbito da educação profissional; entender a atuação do pedagogo em uma instituição que trabalha com ciência e tecnologia, e ainda, refletir sobre a relação da formação recebida pelo pedagogo na universidade e as demandas neste novo cenário. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O locus de pesquisa foram dois Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal do Ceara (IFCE). Os sujeitos que participaram dessa investigação foram duas pedagogas (uma do IFPB e uma do IFCE). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que no cenário atual a educação, de modo geral, tem um papel preponderante no que diz respeito à reconceitualização do trabalho humano. Assim sendo, uma de suas vertentes é direcionada aos interesses econômicos do mercado de trabalho. E é nesse contexto que o pedagogo tem a função de contribuir na preparação de qualificação de mão de obra para o mercado. As práticas descritas neste trabalho permitem compreender a relevância do trabalho do pedagogo no âmbito da Educação Profissional. Pode-se então sintetizar ressaltando que a finalidade última de sua prática educativa do pedagogo nos Institutos Federais é oferecer suporte na preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho. Ficou evidente que os conhecimentos da Pedagogia enquanto ciência da educação são imprescindíveis para as diversas instituições que desenvolvem qualquer tipo de prática educativa.
id UFCG_ae1bd9d1264c2931c307241f62383b1e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5026
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.The Interface of Pedagogy with Professional Education: the work of the pedagogue at the Federal Institute of Education, Science and Technology.PedagogiaEducação profissionalMercado de trabalhoQualificação profissionalPedagogyprofessional educationJob marketProfessional qualificationEducação.O objeto de estudo desta investigação é a interlocução da Pedagogia com a educação profissional. A pesquisa teve por objetivos: conhecer o papel que o pedagogo desempenha no âmbito da educação profissional; entender a atuação do pedagogo em uma instituição que trabalha com ciência e tecnologia, e ainda, refletir sobre a relação da formação recebida pelo pedagogo na universidade e as demandas neste novo cenário. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O locus de pesquisa foram dois Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal do Ceara (IFCE). Os sujeitos que participaram dessa investigação foram duas pedagogas (uma do IFPB e uma do IFCE). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que no cenário atual a educação, de modo geral, tem um papel preponderante no que diz respeito à reconceitualização do trabalho humano. Assim sendo, uma de suas vertentes é direcionada aos interesses econômicos do mercado de trabalho. E é nesse contexto que o pedagogo tem a função de contribuir na preparação de qualificação de mão de obra para o mercado. As práticas descritas neste trabalho permitem compreender a relevância do trabalho do pedagogo no âmbito da Educação Profissional. Pode-se então sintetizar ressaltando que a finalidade última de sua prática educativa do pedagogo nos Institutos Federais é oferecer suporte na preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho. Ficou evidente que os conhecimentos da Pedagogia enquanto ciência da educação são imprescindíveis para as diversas instituições que desenvolvem qualquer tipo de prática educativa.The study object of this research is the dialogue of Education with vocational education. The research aimed to: know the role the teacher plays in vocational education; understand the role of the teacher in an institution that works with science and technology, and also reflect on the relationship of the training received by the teacher at the university and the demands in this new scenario. The methodology adopted was to research literature and field research. The research locus were two Federias Institutes of Education, Science and Technology, the Federal Institute of Paraíba (IFPB) and the Federal Institute of Ceara (IFCE). The subjects who participated in this research were two pedagogues (a IFPB and a IFCE). The instrument used for data collection was the semi-structured interview. Research has shown that in the current scenario education, in general, has a key role with regard to the reconceptualization of human labor. Therefore, one of its aspects is directed to the economic interests of the labor market. It is in this context that the teacher has the task of contributing to the hand of qualification preparation work for the market. The practices described in this study allow us to understand the importance of the teacher's work in the context of Vocational Education. One can then summarize pointing out that the ultimate purpose of their educational practice in the teacher Federal Institutes is to support the preparation of individuals for the world of work. It was very evident that the knowledge of pedagogy as a science education are indispensable for the various institutions that have any kind of educational practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ALVES , José Amiraldo.BATISTA, Stella Martins Estrela.2015-12-042019-07-24T10:59:52Z2019-07-242019-07-24T10:59:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026BATISTA, Stella Martins Estrela. A Interface da pedagogia com a educação profissional: O trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. . 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:21:29Zoai:localhost:riufcg/5026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:21:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
The Interface of Pedagogy with Professional Education: the work of the pedagogue at the Federal Institute of Education, Science and Technology.
title A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
spellingShingle A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
BATISTA, Stella Martins Estrela.
Pedagogia
Educação profissional
Mercado de trabalho
Qualificação profissional
Pedagogy
professional education
Job market
Professional qualification
Educação.
title_short A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
title_full A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
title_fullStr A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
title_full_unstemmed A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
title_sort A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
author BATISTA, Stella Martins Estrela.
author_facet BATISTA, Stella Martins Estrela.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ALVES , José Amiraldo.
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Stella Martins Estrela.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Educação profissional
Mercado de trabalho
Qualificação profissional
Pedagogy
professional education
Job market
Professional qualification
Educação.
topic Pedagogia
Educação profissional
Mercado de trabalho
Qualificação profissional
Pedagogy
professional education
Job market
Professional qualification
Educação.
description O objeto de estudo desta investigação é a interlocução da Pedagogia com a educação profissional. A pesquisa teve por objetivos: conhecer o papel que o pedagogo desempenha no âmbito da educação profissional; entender a atuação do pedagogo em uma instituição que trabalha com ciência e tecnologia, e ainda, refletir sobre a relação da formação recebida pelo pedagogo na universidade e as demandas neste novo cenário. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O locus de pesquisa foram dois Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal do Ceara (IFCE). Os sujeitos que participaram dessa investigação foram duas pedagogas (uma do IFPB e uma do IFCE). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que no cenário atual a educação, de modo geral, tem um papel preponderante no que diz respeito à reconceitualização do trabalho humano. Assim sendo, uma de suas vertentes é direcionada aos interesses econômicos do mercado de trabalho. E é nesse contexto que o pedagogo tem a função de contribuir na preparação de qualificação de mão de obra para o mercado. As práticas descritas neste trabalho permitem compreender a relevância do trabalho do pedagogo no âmbito da Educação Profissional. Pode-se então sintetizar ressaltando que a finalidade última de sua prática educativa do pedagogo nos Institutos Federais é oferecer suporte na preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho. Ficou evidente que os conhecimentos da Pedagogia enquanto ciência da educação são imprescindíveis para as diversas instituições que desenvolvem qualquer tipo de prática educativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2019-07-24T10:59:52Z
2019-07-24
2019-07-24T10:59:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026
BATISTA, Stella Martins Estrela. A Interface da pedagogia com a educação profissional: O trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. . 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026
identifier_str_mv BATISTA, Stella Martins Estrela. A Interface da pedagogia com a educação profissional: O trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. . 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381571235840