A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Ivan Luis Lima.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LEMOS, Alberon.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730
Resumo: O trabalho apresentado aqui surgiu de uma necessidade de resgate de parte da música brasileira na década de 70 do século XX. A escassa produção verdadeiramente historiográfica sobre essa época somada aos preconceitos direcionados a determinado grupo de cantores foi um dos motivos fundamentais para o início desse projeto. Enquanto proposta de pesquisa tem como principal objetivo analisar a obra de um dos maiores expositores da chamada ‘música brega‘ dos anos 70 no Brasil: o cantor e compositor Odair José. Outro objetivo consiste em afastar do próprio, o título de cantor das empregadas e observar a multiplicidade temática e principalmente os problemas sociais presentes em sua obra. Além de analisar o discurso e tratar sobre as canções do artista o trabalho também trará um panorama do meio musical tido como brega, a origem dessa denominação e os motivos pelos quais eram e são (até hoje em dia) afastados da historiografia da música brasileira quando esta se refere a tal período. Fontes escritas, discos, fontes orais, documentos censurados (microfilmados do arquivo nacional) e outros serão apresentadas para dar sustentabilidade à argumentação. Trabalhar suas canções populares como discursos sociais e inseri-lo dentro daqueles que produzem cultura de massa e popular de maneira política, verdadeira e alegre. Trabalhar com letras de canções das músicas do autor, melodias, contexto histórico e relações de história cultural e das mentalidades. Mostrar como as relações da cultura popular e suas canções se encontram e apresentar o ‘Odair‘ combativo e politizado tentando afastar deste o estigma de brega e de músicas alienantes. Apresentar a variedade de crônicas de costumes sociais de determinadas classes que eram apresentadas em suas canções; o cotidiano, a condição civil, social e as práticas sociais, de trabalho, de relacionamentos e de lazer dessa classe. A Pesquisa tratará do ano de 1970 a 1975 auges da produção do artista e período onde
id UFCG_ae2e8d7855b1cd93120ee73945b7d6c7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34730
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2024-02-23T22:26:19Z No. of bitstreams: 1 A OBRA DE ODAIR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 27 2009.pdf: 105908 bytes, checksum: b5cd281a04b0dbacf47359840d5be700 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-23T22:26:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A OBRA DE ODAIR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 27 2009.pdf: 105908 bytes, checksum: b5cd281a04b0dbacf47359840d5be700 (MD5) Previous issue date: 2009O trabalho apresentado aqui surgiu de uma necessidade de resgate de parte da música brasileira na década de 70 do século XX. A escassa produção verdadeiramente historiográfica sobre essa época somada aos preconceitos direcionados a determinado grupo de cantores foi um dos motivos fundamentais para o início desse projeto. Enquanto proposta de pesquisa tem como principal objetivo analisar a obra de um dos maiores expositores da chamada ‘música brega‘ dos anos 70 no Brasil: o cantor e compositor Odair José. Outro objetivo consiste em afastar do próprio, o título de cantor das empregadas e observar a multiplicidade temática e principalmente os problemas sociais presentes em sua obra. Além de analisar o discurso e tratar sobre as canções do artista o trabalho também trará um panorama do meio musical tido como brega, a origem dessa denominação e os motivos pelos quais eram e são (até hoje em dia) afastados da historiografia da música brasileira quando esta se refere a tal período. Fontes escritas, discos, fontes orais, documentos censurados (microfilmados do arquivo nacional) e outros serão apresentadas para dar sustentabilidade à argumentação. Trabalhar suas canções populares como discursos sociais e inseri-lo dentro daqueles que produzem cultura de massa e popular de maneira política, verdadeira e alegre. Trabalhar com letras de canções das músicas do autor, melodias, contexto histórico e relações de história cultural e das mentalidades. Mostrar como as relações da cultura popular e suas canções se encontram e apresentar o ‘Odair‘ combativo e politizado tentando afastar deste o estigma de brega e de músicas alienantes. Apresentar a variedade de crônicas de costumes sociais de determinadas classes que eram apresentadas em suas canções; o cotidiano, a condição civil, social e as práticas sociais, de trabalho, de relacionamentos e de lazer dessa classe. A Pesquisa tratará do ano de 1970 a 1975 auges da produção do artista e período ondeUniversidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Odair José - cantor e compositorDitadura militar 1970-1975Música brasileira - anos 70Cantor e compositor - Odair JoséBrega - estilo musicalMúsica brega - Odair JoséMúsica e ditadura militarOdair José - singer and composerMilitary dictatorship 1970-1975Brazilian music - 70sSinger and composer - Odair JoséBrega - musical styleCheesy music - Odair JoséMusic and military dictatorship1A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.Odair José's work as a socio-political chronicle in the years of Military Dictatorship 1970-1975.20092024-02-23T22:26:19Z2024-02-232024-02-23T22:26:19Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730CAVALCANTI, Ivan Luis Lima; LEMOS, Alberon. A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporCAVALCANTI, Ivan Luis Lima.LEMOS, Alberon.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34730/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALA OBRA DE ODAIR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 27 2009.pdfA OBRA DE ODAIR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 27 2009.pdfapplication/pdf105908http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34730/1/A+OBRA+DE+ODAIR+-+I+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+27+2009.pdfb5cd281a04b0dbacf47359840d5be700MD51riufcg/347302024-02-23 19:27:03.288oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:42:19.102315Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Odair José's work as a socio-political chronicle in the years of Military Dictatorship 1970-1975.
title A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
spellingShingle A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
CAVALCANTI, Ivan Luis Lima.
História.
Odair José - cantor e compositor
Ditadura militar 1970-1975
Música brasileira - anos 70
Cantor e compositor - Odair José
Brega - estilo musical
Música brega - Odair José
Música e ditadura militar
Odair José - singer and composer
Military dictatorship 1970-1975
Brazilian music - 70s
Singer and composer - Odair José
Brega - musical style
Cheesy music - Odair José
Music and military dictatorship
title_short A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
title_full A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
title_fullStr A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
title_full_unstemmed A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
title_sort A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975.
author CAVALCANTI, Ivan Luis Lima.
author_facet CAVALCANTI, Ivan Luis Lima.
LEMOS, Alberon.
author_role author
author2 LEMOS, Alberon.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Ivan Luis Lima.
LEMOS, Alberon.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Odair José - cantor e compositor
Ditadura militar 1970-1975
Música brasileira - anos 70
Cantor e compositor - Odair José
Brega - estilo musical
Música brega - Odair José
Música e ditadura militar
Odair José - singer and composer
Military dictatorship 1970-1975
Brazilian music - 70s
Singer and composer - Odair José
Brega - musical style
Cheesy music - Odair José
Music and military dictatorship
dc.subject.por.fl_str_mv Odair José - cantor e compositor
Ditadura militar 1970-1975
Música brasileira - anos 70
Cantor e compositor - Odair José
Brega - estilo musical
Música brega - Odair José
Música e ditadura militar
Odair José - singer and composer
Military dictatorship 1970-1975
Brazilian music - 70s
Singer and composer - Odair José
Brega - musical style
Cheesy music - Odair José
Music and military dictatorship
description O trabalho apresentado aqui surgiu de uma necessidade de resgate de parte da música brasileira na década de 70 do século XX. A escassa produção verdadeiramente historiográfica sobre essa época somada aos preconceitos direcionados a determinado grupo de cantores foi um dos motivos fundamentais para o início desse projeto. Enquanto proposta de pesquisa tem como principal objetivo analisar a obra de um dos maiores expositores da chamada ‘música brega‘ dos anos 70 no Brasil: o cantor e compositor Odair José. Outro objetivo consiste em afastar do próprio, o título de cantor das empregadas e observar a multiplicidade temática e principalmente os problemas sociais presentes em sua obra. Além de analisar o discurso e tratar sobre as canções do artista o trabalho também trará um panorama do meio musical tido como brega, a origem dessa denominação e os motivos pelos quais eram e são (até hoje em dia) afastados da historiografia da música brasileira quando esta se refere a tal período. Fontes escritas, discos, fontes orais, documentos censurados (microfilmados do arquivo nacional) e outros serão apresentadas para dar sustentabilidade à argumentação. Trabalhar suas canções populares como discursos sociais e inseri-lo dentro daqueles que produzem cultura de massa e popular de maneira política, verdadeira e alegre. Trabalhar com letras de canções das músicas do autor, melodias, contexto histórico e relações de história cultural e das mentalidades. Mostrar como as relações da cultura popular e suas canções se encontram e apresentar o ‘Odair‘ combativo e politizado tentando afastar deste o estigma de brega e de músicas alienantes. Apresentar a variedade de crônicas de costumes sociais de determinadas classes que eram apresentadas em suas canções; o cotidiano, a condição civil, social e as práticas sociais, de trabalho, de relacionamentos e de lazer dessa classe. A Pesquisa tratará do ano de 1970 a 1975 auges da produção do artista e período onde
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T22:26:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23
2024-02-23T22:26:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Ivan Luis Lima; LEMOS, Alberon. A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730
identifier_str_mv CAVALCANTI, Ivan Luis Lima; LEMOS, Alberon. A obra de Odair José como crônica sócio-política em anos de Ditadura Militar 1970-1975. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34730/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34730/1/A+OBRA+DE+ODAIR+-+I+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+27+2009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b5cd281a04b0dbacf47359840d5be700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396926466424832