Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 |
Resumo: | O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores. |
id |
UFCG_ae7e37850963d2a72b7f5daa397d447f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27868 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.Supervised curricular internship: experiences of a training path.Estágio curricular supervisionadoFormação docentePrática PedagógicaEducação infantil - estágio curricularEstágio curricular e pandemiaLiteratura infantilEnsino de geografia - ensino fundamentalSupervised internshipTeacher trainingPedagogical PracticeEarly childhood education - curricular internshipCurricular internship and pandemicChildren's literatureTeaching Geography - Elementary SchoolPedagogia EducaçãoO processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Edileuza Custódio.ABREU, Ireneide Gomes de.FERNANDES, Maria Betânia Sabino.RODRIGUES, E. C.ABREU, I. G.FERNANDES, M. B. S.http://lattes.cnpq.br/2062847108369493SANTOS, Aleksandro dos.2022-082022-11-11T22:22:44Z2022-11-112022-11-11T22:22:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-11T22:28:40Zoai:localhost:riufcg/27868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-11T22:28:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. Supervised curricular internship: experiences of a training path. |
title |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado Formação docente Prática Pedagógica Educação infantil - estágio curricular Estágio curricular e pandemia Literatura infantil Ensino de geografia - ensino fundamental Supervised internship Teacher training Pedagogical Practice Early childhood education - curricular internship Curricular internship and pandemic Children's literature Teaching Geography - Elementary School Pedagogia Educação |
title_short |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
title_full |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
author |
SANTOS, Aleksandro dos. |
author_facet |
SANTOS, Aleksandro dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Edileuza Custódio. ABREU, Ireneide Gomes de. FERNANDES, Maria Betânia Sabino. RODRIGUES, E. C. ABREU, I. G. FERNANDES, M. B. S. http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Aleksandro dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado Formação docente Prática Pedagógica Educação infantil - estágio curricular Estágio curricular e pandemia Literatura infantil Ensino de geografia - ensino fundamental Supervised internship Teacher training Pedagogical Practice Early childhood education - curricular internship Curricular internship and pandemic Children's literature Teaching Geography - Elementary School Pedagogia Educação |
topic |
Estágio curricular supervisionado Formação docente Prática Pedagógica Educação infantil - estágio curricular Estágio curricular e pandemia Literatura infantil Ensino de geografia - ensino fundamental Supervised internship Teacher training Pedagogical Practice Early childhood education - curricular internship Curricular internship and pandemic Children's literature Teaching Geography - Elementary School Pedagogia Educação |
description |
O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08 2022-11-11T22:22:44Z 2022-11-11 2022-11-11T22:22:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744560590422016 |