Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Aleksandro dos.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
Resumo: O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores.
id UFCG_ae7e37850963d2a72b7f5daa397d447f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27868
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.Supervised curricular internship: experiences of a training path.Estágio curricular supervisionadoFormação docentePrática PedagógicaEducação infantil - estágio curricularEstágio curricular e pandemiaLiteratura infantilEnsino de geografia - ensino fundamentalSupervised internshipTeacher trainingPedagogical PracticeEarly childhood education - curricular internshipCurricular internship and pandemicChildren's literatureTeaching Geography - Elementary SchoolPedagogia EducaçãoO processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Edileuza Custódio.ABREU, Ireneide Gomes de.FERNANDES, Maria Betânia Sabino.RODRIGUES, E. C.ABREU, I. G.FERNANDES, M. B. S.http://lattes.cnpq.br/2062847108369493SANTOS, Aleksandro dos.2022-082022-11-11T22:22:44Z2022-11-112022-11-11T22:22:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-11T22:28:40Zoai:localhost:riufcg/27868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-11T22:28:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
Supervised curricular internship: experiences of a training path.
title Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
spellingShingle Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
SANTOS, Aleksandro dos.
Estágio curricular supervisionado
Formação docente
Prática Pedagógica
Educação infantil - estágio curricular
Estágio curricular e pandemia
Literatura infantil
Ensino de geografia - ensino fundamental
Supervised internship
Teacher training
Pedagogical Practice
Early childhood education - curricular internship
Curricular internship and pandemic
Children's literature
Teaching Geography - Elementary School
Pedagogia Educação
title_short Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
title_full Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
title_fullStr Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
title_sort Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
author SANTOS, Aleksandro dos.
author_facet SANTOS, Aleksandro dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Edileuza Custódio.
ABREU, Ireneide Gomes de.
FERNANDES, Maria Betânia Sabino.
RODRIGUES, E. C.
ABREU, I. G.
FERNANDES, M. B. S.
http://lattes.cnpq.br/2062847108369493
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Aleksandro dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado
Formação docente
Prática Pedagógica
Educação infantil - estágio curricular
Estágio curricular e pandemia
Literatura infantil
Ensino de geografia - ensino fundamental
Supervised internship
Teacher training
Pedagogical Practice
Early childhood education - curricular internship
Curricular internship and pandemic
Children's literature
Teaching Geography - Elementary School
Pedagogia Educação
topic Estágio curricular supervisionado
Formação docente
Prática Pedagógica
Educação infantil - estágio curricular
Estágio curricular e pandemia
Literatura infantil
Ensino de geografia - ensino fundamental
Supervised internship
Teacher training
Pedagogical Practice
Early childhood education - curricular internship
Curricular internship and pandemic
Children's literature
Teaching Geography - Elementary School
Pedagogia Educação
description O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08
2022-11-11T22:22:44Z
2022-11-11
2022-11-11T22:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
identifier_str_mv SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744560590422016