Educação sexual: uma reflexão sobre sua inserção nas escolas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11585 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar o processo de Educação Sexual na Escola, na oportunidade optamos por uma escola estadual da cidade de Sousa na Paraíba. O objetivo geral deste estudo é refletir acerca da inserção da educação sexual nas escolas. Ainda, desdobramos alguns objetivos específicos como identificar a percepção de trabalhadores da educação sobre o tema, identificar ações no âmbito escolar que proporcionassem educação sexual, verificar se os profissionais recebem capacitação para abordar a temática e observar a aceitação dos pais e alunos sobre o tema. A pesquisa é qualitativa e apresenta-se através de conteúdos bibliográficos, documentais e questionário semiestruturado. Abordamos a educação no Brasil do período colonial até os planos de educação. A Educação Sexual apontando sua importância no combate as violências e os tabus que permeiam essa temática. Incluindo o desafio da Educação Sexual nas escolas estaduais. Falar sobre educação sexual não é fácil visto que os tabus geram o afastamento e encobre cada vez mais a temática. Contudo a educação sexual tem sua importância na prevenção e no combate as situações que estão postas como problemas sociais, a mesma pode atuar na quebra dos preconceitos, da violência sexual e da violência contra a mulher, no respeito a diversidade, na formação da consciência crítica etc. A problemática que dificulta o desenvolvimento da educação sexual nas escolas está na crescente onda do conservadorismo e principalmente o da condição atual aumentando ainda mais os tabus existente para este tema. O equívoco de que os adolescentes sabem de tudo porque tem acesso a internet precisa ser desmistificado, pois eles não aprendem sobre sexualidade na internet. Nesse sentido está a importância de fomentar esse tema para que diferentes profissionais compactuem dos seus conhecimentos na busca de planejar e proporcionar ações para que a educação sexual seja um meio de solucionar os problemas sociais referentes a essa temática e possibilitar o desenvolvimento do ser. |
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Educação sexual: uma reflexão sobre sua inserção nas escolas.Sexual Education: a reflection on its insertion in schools.Educação SexualSexualidadeDiversidadeSexual EducationSexualityDiversityServiço SocialO presente estudo visa analisar o processo de Educação Sexual na Escola, na oportunidade optamos por uma escola estadual da cidade de Sousa na Paraíba. O objetivo geral deste estudo é refletir acerca da inserção da educação sexual nas escolas. Ainda, desdobramos alguns objetivos específicos como identificar a percepção de trabalhadores da educação sobre o tema, identificar ações no âmbito escolar que proporcionassem educação sexual, verificar se os profissionais recebem capacitação para abordar a temática e observar a aceitação dos pais e alunos sobre o tema. A pesquisa é qualitativa e apresenta-se através de conteúdos bibliográficos, documentais e questionário semiestruturado. Abordamos a educação no Brasil do período colonial até os planos de educação. A Educação Sexual apontando sua importância no combate as violências e os tabus que permeiam essa temática. Incluindo o desafio da Educação Sexual nas escolas estaduais. Falar sobre educação sexual não é fácil visto que os tabus geram o afastamento e encobre cada vez mais a temática. Contudo a educação sexual tem sua importância na prevenção e no combate as situações que estão postas como problemas sociais, a mesma pode atuar na quebra dos preconceitos, da violência sexual e da violência contra a mulher, no respeito a diversidade, na formação da consciência crítica etc. A problemática que dificulta o desenvolvimento da educação sexual nas escolas está na crescente onda do conservadorismo e principalmente o da condição atual aumentando ainda mais os tabus existente para este tema. O equívoco de que os adolescentes sabem de tudo porque tem acesso a internet precisa ser desmistificado, pois eles não aprendem sobre sexualidade na internet. Nesse sentido está a importância de fomentar esse tema para que diferentes profissionais compactuem dos seus conhecimentos na busca de planejar e proporcionar ações para que a educação sexual seja um meio de solucionar os problemas sociais referentes a essa temática e possibilitar o desenvolvimento do ser.The present study aims to analyze the process of Sexual Education in the School, in the opportunity we opted for a state school in the city of Sousa in Paraíba. The general objective of this study is to reflect on the insertion of sex education in schools. Also, we have developed some specific objectives such as identifying the perception of education workers about the theme, identifying actions in the school context that provide sexual education, verifying that the professionals are trained to approach the theme and observe the acceptance of parents and students on the subject. The research is qualitative and presents through bibliographical contents, documentaries and semi-structured questionnaire. We approach education in Brazil from the colonial period to the education plans. Sexual Education pointing out its importance in combating violence and the taboos that permeate this theme. Including the challenge of sexual education in state schools. Talking about sex education is not easy since the taboos generate the distance and covers more and more the subject. However, sexual education has its importance in preventing and combating situations that are posed as social problems, it can act in the breaking of prejudice, sexual violence and violence against women, respect for diversity, the formation of critical awareness etc. The problem that hinders the development of sex education in schools is in the growing wave of conservatism, and especially that of the present condition, increasing even more the existing taboos for this subject. The misconception that teenagers know everything because access to the internet needs to be demystified, as they do not learn about sexuality on the internet. In this sense, it is important to foster this theme so that different professionals compose their knowledge in the search of planning and providing actions so that sex education is a means to solve the social problems related to this theme and to enable the development of being.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGEIDAM, Vanessa.EIDAM, V.http://lattes.cnpq.br/4748321225605759SOUSA, Larissa Fernandes.http://lattes.cnpq.br/8953727963162833SANTOS, Mayewe Eliênia Alves dos.MARIZ, Edjane Bernardo.2019-06-112020-02-06T17:09:11Z2020-02-062020-02-06T17:09:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11585MARIZ, Edjane Bernardo. 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