Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para os graduandos em Administração da UFCG campus Campina Grande. O tema Negócios de Impacto Social é emergente e constitui um novo modelo de negócio que tem como foco proporcionar benefícios que possam suprir demandas sociais e gerar transformação das condições de vida de pessoas de baixa renda ou de grupos vulneráveis, e/ou proteção ambiental, ao mesmo tempo em que promovem a sua sustentabilidade financeira. Considerase importante a realização de estudos que busquem identificar a abordagem desta temática no processo de formação de futuros administradores, com o intuito de entender como o tema está sendo tratado no ambiente de aprendizado, para que possa estimular as pessoas a compreenderem a importância dos NIS e incentivar o empreendedorismo com foco no social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com uma amostra de 175 alunos do curso de graduação de Administração da UFCG. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos alunos diz ter algum conhecimento acerca do tema e possuem interesse de médio a alto em NIS, e o meio de atualização mais utilizado por eles é a própria instituição de ensino superior. A maior contribuição deste estudo está na identificação da forma que o tema é tratado na formação do profissional de Administração voltada para empreendimentos sociais.
id UFCG_af3a1fae25e49e340ab45cb081050023
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14246
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.Social Impact Business: perception, awareness and degree of interest in the topic for graduate students in Administration at UFCG.Negócios de Impacto Socialnegócios Sociaisalunos de graduaçãoSocial impact businesssocial businessGraduation studentAdministraçãoO presente artigo tem como objetivo identificar a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para os graduandos em Administração da UFCG campus Campina Grande. O tema Negócios de Impacto Social é emergente e constitui um novo modelo de negócio que tem como foco proporcionar benefícios que possam suprir demandas sociais e gerar transformação das condições de vida de pessoas de baixa renda ou de grupos vulneráveis, e/ou proteção ambiental, ao mesmo tempo em que promovem a sua sustentabilidade financeira. Considerase importante a realização de estudos que busquem identificar a abordagem desta temática no processo de formação de futuros administradores, com o intuito de entender como o tema está sendo tratado no ambiente de aprendizado, para que possa estimular as pessoas a compreenderem a importância dos NIS e incentivar o empreendedorismo com foco no social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com uma amostra de 175 alunos do curso de graduação de Administração da UFCG. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos alunos diz ter algum conhecimento acerca do tema e possuem interesse de médio a alto em NIS, e o meio de atualização mais utilizado por eles é a própria instituição de ensino superior. A maior contribuição deste estudo está na identificação da forma que o tema é tratado na formação do profissional de Administração voltada para empreendimentos sociais.The present article aims to identify the perception, awareness and degree of interest for the subject for undergraduate students in Administration of the UFCG Campina Grande campus. The theme of Social Business is a new business model that focuses on providing benefits that can meet social demands and transform the living conditions of low income people or vulnerable groups, and / or environmental protection. While promoting their financial sustainability. It was considered important to carry out studies that seek to identify the approach of this theme in the process of training future administrators, in order to understand how the theme is being treated in the learning environment, so that it can stimulate people to understand the importance of NIS and stimulate entrepreneurship with a focus on social. To do so, a survey was conducted, with a sample of 175 students from the UFCG Administration graduation course. The research results show that most students claim to have some knowledge about the subject and have medium to high interest in NIS, and the most commonly used means of updating for them is the higher education institution itself. The main contribution of this study is in the identification of the way that the subject is treated in the formation of the professional of Administration directed to social enterprises.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão.20182020-08-18T15:30:17Z2020-08-182020-08-18T15:30:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão. Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG. 2018. 28 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T17:05:51Zoai:localhost:riufcg/14246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T17:05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
Social Impact Business: perception, awareness and degree of interest in the topic for graduate students in Administration at UFCG.
title Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
spellingShingle Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão.
Negócios de Impacto Social
negócios Sociais
alunos de graduação
Social impact business
social business
Graduation student
Administração
title_short Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
title_full Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
title_fullStr Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
title_full_unstemmed Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
title_sort Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG.
author SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão.
author_facet SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão.
dc.subject.por.fl_str_mv Negócios de Impacto Social
negócios Sociais
alunos de graduação
Social impact business
social business
Graduation student
Administração
topic Negócios de Impacto Social
negócios Sociais
alunos de graduação
Social impact business
social business
Graduation student
Administração
description O presente artigo tem como objetivo identificar a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para os graduandos em Administração da UFCG campus Campina Grande. O tema Negócios de Impacto Social é emergente e constitui um novo modelo de negócio que tem como foco proporcionar benefícios que possam suprir demandas sociais e gerar transformação das condições de vida de pessoas de baixa renda ou de grupos vulneráveis, e/ou proteção ambiental, ao mesmo tempo em que promovem a sua sustentabilidade financeira. Considerase importante a realização de estudos que busquem identificar a abordagem desta temática no processo de formação de futuros administradores, com o intuito de entender como o tema está sendo tratado no ambiente de aprendizado, para que possa estimular as pessoas a compreenderem a importância dos NIS e incentivar o empreendedorismo com foco no social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com uma amostra de 175 alunos do curso de graduação de Administração da UFCG. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos alunos diz ter algum conhecimento acerca do tema e possuem interesse de médio a alto em NIS, e o meio de atualização mais utilizado por eles é a própria instituição de ensino superior. A maior contribuição deste estudo está na identificação da forma que o tema é tratado na formação do profissional de Administração voltada para empreendimentos sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-18T15:30:17Z
2020-08-18
2020-08-18T15:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246
SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão. Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG. 2018. 28 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246
identifier_str_mv SILVA, Priscyla Catherinne Diniz Falcão. Negócios de Impacto Social: a percepção, consciência e grau de interesse pelo tema para graduandos em Administração da UFCG. 2018. 28 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744454957924352