Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Roziane Marinho.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SALUSTIANO, Dorivaldo Alves., RAMOS, Fabiana., REIS, Ana Gabriela Dias., LIRA, André Augusto Diniz., SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos., SOUSA, Elaine Tayse de., SILVA, João Estevão da., LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida., MENDES, Flaw., LUSTOSA, Francisca Geny., CAMPOS, Kátia Patrício B., BÔAS, Lúcia Villas., ANDRADE, Márcio André de., NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do., LUNA, Mylena Andryelle Melo de., LIMA, Niédja Maria Ferreira de., LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e., ROCHA, Silvia Roberta da Mota., MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
Resumo: A publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos!
id UFCG_af861b8a343b7141eb0d5a16b9f095cf
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29572
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.Language practices, literacy and diversity.LinguagemLetramentoDiversidadePráticas educativasLíngua de sinais - letramentoAlunos remanescentes - alfabetização e letramentoEscritaEducação cuidadora - bebêsPaulo Freire - aprendizagens da diversidadePesquisa educacionalEscola QuilombolaQuilombolas - educaçãoEscola Negros do Osso - Pesqueira - PEComunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PEPesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do OssoGênero e sexualidadeLanguageLiteracyDiversityEducational practicesSign language - literacyRemaining students - literacy and literacyWritingCaring education - babiesPaulo Freire - learning from diversityEducational researchQuilombola SchoolQuilombolas - educationNegros do Osso School - Pesqueira - PENegros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PEPesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola CommunityGender and sexualityLanguel'alphabétisationDiversitéPratiques pédagogiquesLangue des signes - alphabétisationÉtudiants restants - alphabétisation et alphabétisationEn écrivantÉducation bienveillante - bébésPaulo Freire - apprendre de la diversitéRecherche éducativeÉcole QuilombolaQuilombolas - éducationÉcole Negros do Osso - Pesqueira - PECommunauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PEPesqueira - PE - Communauté Negros do Osso QuilombolaGenre et sexualitéIdiomaLiteraturaDiversidadPrácticas educativasLenguaje de señas - alfabetizaciónEstudiantes restantes - alfabetización y alfabetizaciónEscribiendoEducación solidaria - bebésPaulo Freire - aprendiendo de la diversidadInvestigacion EducativaEscuela QuilombolaQuilombolas - educaciónEscuela Negros do Osso - Pesqueira - PEComunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PEPesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do OssoGénero y sexualidadEducaçãoA publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos!Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-05-08T13:48:25Z2023-05-082023-05-08T13:48:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572porRIBEIRO, Roziane Marinho.SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.RAMOS, Fabiana.REIS, Ana Gabriela Dias.LIRA, André Augusto Diniz.SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos.SOUSA, Elaine Tayse de.SILVA, João Estevão da.LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.MENDES, Flaw.LUSTOSA, Francisca Geny.CAMPOS, Kátia Patrício B.BÔAS, Lúcia Villas.ANDRADE, Márcio André de.NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.LUNA, Mylena Andryelle Melo de.LIMA, Niédja Maria Ferreira de.LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.ROCHA, Silvia Roberta da Mota.MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-08T13:49:29Zoai:localhost:riufcg/29572Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-08T13:49:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
Language practices, literacy and diversity.
title Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
spellingShingle Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
RIBEIRO, Roziane Marinho.
Linguagem
Letramento
Diversidade
Práticas educativas
Língua de sinais - letramento
Alunos remanescentes - alfabetização e letramento
Escrita
Educação cuidadora - bebês
Paulo Freire - aprendizagens da diversidade
Pesquisa educacional
Escola Quilombola
Quilombolas - educação
Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso
Gênero e sexualidade
Language
Literacy
Diversity
Educational practices
Sign language - literacy
Remaining students - literacy and literacy
Writing
Caring education - babies
Paulo Freire - learning from diversity
Educational research
Quilombola School
Quilombolas - education
Negros do Osso School - Pesqueira - PE
Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community
Gender and sexuality
Langue
l'alphabétisation
Diversité
Pratiques pédagogiques
Langue des signes - alphabétisation
Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation
En écrivant
Éducation bienveillante - bébés
Paulo Freire - apprendre de la diversité
Recherche éducative
École Quilombola
Quilombolas - éducation
École Negros do Osso - Pesqueira - PE
Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola
Genre et sexualité
Idioma
Literatura
Diversidad
Prácticas educativas
Lenguaje de señas - alfabetización
Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización
Escribiendo
Educación solidaria - bebés
Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad
Investigacion Educativa
Escuela Quilombola
Quilombolas - educación
Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE
Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso
Género y sexualidad
Educação
title_short Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
title_full Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
title_fullStr Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
title_full_unstemmed Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
title_sort Práticas de linguagem, letramentos e diversidade.
author RIBEIRO, Roziane Marinho.
author_facet RIBEIRO, Roziane Marinho.
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
RAMOS, Fabiana.
REIS, Ana Gabriela Dias.
LIRA, André Augusto Diniz.
SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos.
SOUSA, Elaine Tayse de.
SILVA, João Estevão da.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
MENDES, Flaw.
LUSTOSA, Francisca Geny.
CAMPOS, Kátia Patrício B.
BÔAS, Lúcia Villas.
ANDRADE, Márcio André de.
NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.
LUNA, Mylena Andryelle Melo de.
LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
ROCHA, Silvia Roberta da Mota.
MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.
author_role author
author2 SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
RAMOS, Fabiana.
REIS, Ana Gabriela Dias.
LIRA, André Augusto Diniz.
SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos.
SOUSA, Elaine Tayse de.
SILVA, João Estevão da.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
MENDES, Flaw.
LUSTOSA, Francisca Geny.
CAMPOS, Kátia Patrício B.
BÔAS, Lúcia Villas.
ANDRADE, Márcio André de.
NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.
LUNA, Mylena Andryelle Melo de.
LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
ROCHA, Silvia Roberta da Mota.
MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Roziane Marinho.
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
RAMOS, Fabiana.
REIS, Ana Gabriela Dias.
LIRA, André Augusto Diniz.
SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos.
SOUSA, Elaine Tayse de.
SILVA, João Estevão da.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
MENDES, Flaw.
LUSTOSA, Francisca Geny.
CAMPOS, Kátia Patrício B.
BÔAS, Lúcia Villas.
ANDRADE, Márcio André de.
NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.
LUNA, Mylena Andryelle Melo de.
LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
ROCHA, Silvia Roberta da Mota.
MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Letramento
Diversidade
Práticas educativas
Língua de sinais - letramento
Alunos remanescentes - alfabetização e letramento
Escrita
Educação cuidadora - bebês
Paulo Freire - aprendizagens da diversidade
Pesquisa educacional
Escola Quilombola
Quilombolas - educação
Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso
Gênero e sexualidade
Language
Literacy
Diversity
Educational practices
Sign language - literacy
Remaining students - literacy and literacy
Writing
Caring education - babies
Paulo Freire - learning from diversity
Educational research
Quilombola School
Quilombolas - education
Negros do Osso School - Pesqueira - PE
Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community
Gender and sexuality
Langue
l'alphabétisation
Diversité
Pratiques pédagogiques
Langue des signes - alphabétisation
Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation
En écrivant
Éducation bienveillante - bébés
Paulo Freire - apprendre de la diversité
Recherche éducative
École Quilombola
Quilombolas - éducation
École Negros do Osso - Pesqueira - PE
Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola
Genre et sexualité
Idioma
Literatura
Diversidad
Prácticas educativas
Lenguaje de señas - alfabetización
Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización
Escribiendo
Educación solidaria - bebés
Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad
Investigacion Educativa
Escuela Quilombola
Quilombolas - educación
Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE
Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso
Género y sexualidad
Educação
topic Linguagem
Letramento
Diversidade
Práticas educativas
Língua de sinais - letramento
Alunos remanescentes - alfabetização e letramento
Escrita
Educação cuidadora - bebês
Paulo Freire - aprendizagens da diversidade
Pesquisa educacional
Escola Quilombola
Quilombolas - educação
Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso
Gênero e sexualidade
Language
Literacy
Diversity
Educational practices
Sign language - literacy
Remaining students - literacy and literacy
Writing
Caring education - babies
Paulo Freire - learning from diversity
Educational research
Quilombola School
Quilombolas - education
Negros do Osso School - Pesqueira - PE
Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community
Gender and sexuality
Langue
l'alphabétisation
Diversité
Pratiques pédagogiques
Langue des signes - alphabétisation
Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation
En écrivant
Éducation bienveillante - bébés
Paulo Freire - apprendre de la diversité
Recherche éducative
École Quilombola
Quilombolas - éducation
École Negros do Osso - Pesqueira - PE
Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola
Genre et sexualité
Idioma
Literatura
Diversidad
Prácticas educativas
Lenguaje de señas - alfabetización
Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización
Escribiendo
Educación solidaria - bebés
Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad
Investigacion Educativa
Escuela Quilombola
Quilombolas - educación
Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE
Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE
Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso
Género y sexualidad
Educação
description A publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos!
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-08T13:48:25Z
2023-05-08
2023-05-08T13:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
identifier_str_mv RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744574692720640