A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Natanael Alan de Souza.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
Resumo: O presente trabalho aborda uma problemática muito recorrente nos estudos sobre a relação entre família e escola, uma vez que essas são as duas principais instituições responsáveis pelo processo formativo-educativo das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender de que formas a educação familiar pode influenciar no desempenho escolar e, consequentemente, no seu processo formativo. Com este propósito foram recolhidos, mediante questionários e entrevista, dados referentes a vários aspectos da educação familiar de estudantes de uma turma de 9º (nono) ano da Escola Agrotécnica Municipal de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves, localizada em Sumé - PB. Neste estudo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso, o qual objetivou-se descrever e correlacionar os dados coletados. Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, buscam discorrer sobre a importância e a necessidade do comprometimento por parte dos pais com o processo de formação do filho/aluno.Assim, o entendimento desta relação é substancial para iniciar uma argumentação com o propósito de situar família e escola na direção de avanços na formação dos jovens.
id UFCG_afa3176693537025da5dca99d428cd71
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7731
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.The influence of family education reflected in the school environment: challenges and perspectives in a school receiving students from the field.Relação família-escolaEducação familiarDesempenho escolarAlunos do campoFamily-school relationshipFamily educationSchool performanceField studentsO presente trabalho aborda uma problemática muito recorrente nos estudos sobre a relação entre família e escola, uma vez que essas são as duas principais instituições responsáveis pelo processo formativo-educativo das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender de que formas a educação familiar pode influenciar no desempenho escolar e, consequentemente, no seu processo formativo. Com este propósito foram recolhidos, mediante questionários e entrevista, dados referentes a vários aspectos da educação familiar de estudantes de uma turma de 9º (nono) ano da Escola Agrotécnica Municipal de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves, localizada em Sumé - PB. Neste estudo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso, o qual objetivou-se descrever e correlacionar os dados coletados. Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, buscam discorrer sobre a importância e a necessidade do comprometimento por parte dos pais com o processo de formação do filho/aluno.Assim, o entendimento desta relação é substancial para iniciar uma argumentação com o propósito de situar família e escola na direção de avanços na formação dos jovens.The present work addresses a very recurrent problem in the studies about a relationship between family and school, since they are the two main responsible for the formative-educational process of children and adolescents. In this sense, this research seeks to understand how family education can influence school performance and, consequently, its formative process. With this aim were collected, through questionnaires and interviews, the data referred to several aspects of the family education of students of the 9th grade (ninth) year of the Municipal School of Primary Education Deputy Evaldo Gonçalves, located in Sumé-PB. Users of the qualitative-quantitative research, characterized by the case study, which aimed to describe and correlate the data collected. The end result is a general, important and important process for the parents' commitment to the child / student formation process.Thus, the issue of the relationship is essential to begin an argument for the purpose of guiding the family and the direction of advances in the formation of young people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCARREIRO, Gabriela da Nóbrega.CARREIRO, G. N.http://lattes.cnpq.br/9040494228466129OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.SILVA, Natanael Alan de Souza.2019-07-102019-10-04T18:03:48Z2019-10-042019-10-04T18:03:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731SILVA, Natanael Alan de Souza. A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. 2019. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T16:59:31Zoai:localhost:riufcg/7731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T16:59:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
The influence of family education reflected in the school environment: challenges and perspectives in a school receiving students from the field.
title A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
spellingShingle A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
SILVA, Natanael Alan de Souza.
Relação família-escola
Educação familiar
Desempenho escolar
Alunos do campo
Family-school relationship
Family education
School performance
Field students
title_short A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
title_full A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
title_fullStr A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
title_full_unstemmed A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
title_sort A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
author SILVA, Natanael Alan de Souza.
author_facet SILVA, Natanael Alan de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARREIRO, Gabriela da Nóbrega.
CARREIRO, G. N.
http://lattes.cnpq.br/9040494228466129
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Natanael Alan de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Educação familiar
Desempenho escolar
Alunos do campo
Family-school relationship
Family education
School performance
Field students
topic Relação família-escola
Educação familiar
Desempenho escolar
Alunos do campo
Family-school relationship
Family education
School performance
Field students
description O presente trabalho aborda uma problemática muito recorrente nos estudos sobre a relação entre família e escola, uma vez que essas são as duas principais instituições responsáveis pelo processo formativo-educativo das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender de que formas a educação familiar pode influenciar no desempenho escolar e, consequentemente, no seu processo formativo. Com este propósito foram recolhidos, mediante questionários e entrevista, dados referentes a vários aspectos da educação familiar de estudantes de uma turma de 9º (nono) ano da Escola Agrotécnica Municipal de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves, localizada em Sumé - PB. Neste estudo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso, o qual objetivou-se descrever e correlacionar os dados coletados. Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, buscam discorrer sobre a importância e a necessidade do comprometimento por parte dos pais com o processo de formação do filho/aluno.Assim, o entendimento desta relação é substancial para iniciar uma argumentação com o propósito de situar família e escola na direção de avanços na formação dos jovens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
2019-10-04T18:03:48Z
2019-10-04
2019-10-04T18:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
SILVA, Natanael Alan de Souza. A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. 2019. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
identifier_str_mv SILVA, Natanael Alan de Souza. A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. 2019. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744400440360960