Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Andrea Cristina.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
Resumo: O uso da literatura de cordel no ensino de História mostra como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula e também “(...) como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste (...)” (ALVES, 2008:103). Mas, antes de tratarmos do cordel propriamente dito, é importante falarmos da importância da literatura de um modo geral para o trabalho do historiador, seja dentro ou fora da sala de aula. Essa relação da literatura, nesse caso do cordel, com a história é bastante produtiva, mesmo que história e literatura apresentem caminhos diversos, embora convergentes, ambas trabalham com as representações do mundo social, por isso a riqueza desta união. Também é necessário colocarmos que essa união tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História com de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Pois, a cultura passou a ser vista e concebida pelos estudiosos dos estudos Culturais como uma relação de intercâmbio e não mais como um confronto bipolar ente as culturas, sendo uma superior e a outra inferior.
id UFCG_afb3242826383711c3e365d0806cf909
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34990
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.Practicing interdisciplinarity: cordel poetry as a source for teaching history.Poesia de cordelLiteratura de cordelInterdisciplinaridadeEnsino de HistóriaRecurso didático - literatura de cordelString poetryLiterature of twineInterdisciplinarityTeaching HistoryDidactic resource - cordel literatureHistória.O uso da literatura de cordel no ensino de História mostra como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula e também “(...) como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste (...)” (ALVES, 2008:103). Mas, antes de tratarmos do cordel propriamente dito, é importante falarmos da importância da literatura de um modo geral para o trabalho do historiador, seja dentro ou fora da sala de aula. Essa relação da literatura, nesse caso do cordel, com a história é bastante produtiva, mesmo que história e literatura apresentem caminhos diversos, embora convergentes, ambas trabalham com as representações do mundo social, por isso a riqueza desta união. Também é necessário colocarmos que essa união tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História com de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Pois, a cultura passou a ser vista e concebida pelos estudiosos dos estudos Culturais como uma relação de intercâmbio e não mais como um confronto bipolar ente as culturas, sendo uma superior e a outra inferior.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-08T11:26:34Z2024-03-082024-03-08T11:26:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990MARQUES, Andrea Cristina. Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990porMARQUES, Andrea Cristina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T11:26:58Zoai:localhost:riufcg/34990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T11:26:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
Practicing interdisciplinarity: cordel poetry as a source for teaching history.
title Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
spellingShingle Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
MARQUES, Andrea Cristina.
Poesia de cordel
Literatura de cordel
Interdisciplinaridade
Ensino de História
Recurso didático - literatura de cordel
String poetry
Literature of twine
Interdisciplinarity
Teaching History
Didactic resource - cordel literature
História.
title_short Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
title_full Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
title_fullStr Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
title_full_unstemmed Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
title_sort Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história.
author MARQUES, Andrea Cristina.
author_facet MARQUES, Andrea Cristina.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Andrea Cristina.
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia de cordel
Literatura de cordel
Interdisciplinaridade
Ensino de História
Recurso didático - literatura de cordel
String poetry
Literature of twine
Interdisciplinarity
Teaching History
Didactic resource - cordel literature
História.
topic Poesia de cordel
Literatura de cordel
Interdisciplinaridade
Ensino de História
Recurso didático - literatura de cordel
String poetry
Literature of twine
Interdisciplinarity
Teaching History
Didactic resource - cordel literature
História.
description O uso da literatura de cordel no ensino de História mostra como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula e também “(...) como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste (...)” (ALVES, 2008:103). Mas, antes de tratarmos do cordel propriamente dito, é importante falarmos da importância da literatura de um modo geral para o trabalho do historiador, seja dentro ou fora da sala de aula. Essa relação da literatura, nesse caso do cordel, com a história é bastante produtiva, mesmo que história e literatura apresentem caminhos diversos, embora convergentes, ambas trabalham com as representações do mundo social, por isso a riqueza desta união. Também é necessário colocarmos que essa união tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História com de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Pois, a cultura passou a ser vista e concebida pelos estudiosos dos estudos Culturais como uma relação de intercâmbio e não mais como um confronto bipolar ente as culturas, sendo uma superior e a outra inferior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-08T11:26:34Z
2024-03-08
2024-03-08T11:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
MARQUES, Andrea Cristina. Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
identifier_str_mv MARQUES, Andrea Cristina. Praticando a interdisciplinaridade: a poesia de cordel como fonte para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616702869504