Do luto a luta: compreendendo a participação da família no cuidado a criança com transtorno do espectro autista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Rayssa Naftaly Muniz.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10545
Resumo: O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança é caracterizado por déficits qualitativos na comunicação, interação social e no padrão de comportamento, e traz importantes repercussões no contexto familiar. A família perpassa por importantes adaptações no seu cotidiano a fim de enfrentar a nova realidade. Entretanto, muitas vezes não se encontra preparada para enfrentar a revelação da síndrome e participar do processo de cuidado. Objetivo: Compreender a participação da família no cuidado à criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa realizada com 10 acompanhantes de crianças autistas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto juvenil (CAPSI) Viva Gente, localizado no município de Campina Grande - PB. A coleta de dados teve uma duração de três meses sendo realizada de Julho a Agosto de 2013. O instrumento utilizado contemplou perguntas objetivas e subjetivas envolvendo a identificação e caracterização sócio-demográfica dos informantes assim como relacionadas à temática central do estudo. Para o tratamento qualitativo dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro sob CAAE nº. 16216013.2.000.5182. Resultados: A análise do conteúdo das entrevistas possibilitou a elaboração de núcleos de sentido intitulados: “A revelação do diagnóstico autista na criança e as repercussões na família” e “Participação da família no cuidado e as estratégias de enfrentamento em face o diagnóstico e tratamento da criança autista”. A partir do primeiro, criaram-se duas categorias (Categoria I: O impacto da revelação do diagnóstico de autismo para a família; e Categoria II: O contexto e as características da revelação do diagnóstico: o local, o tempo e a relação dialógica entre o profissional e a família) que retrataram a percepção das participantes frente o diagnóstico e o impacto da sua revelação na família. Para possibilitar uma discussão mais aprofundada acerca do segundo núcleo emergiram três categorias (Categoria I: Alteração nas relações familiares e a sobrecarga materna no cuidado a criança autista; Categoria II: A participação da família no cuidado a criança autista: evidenciando as facilidades e dificuldades; e Categoria III: A fé, a religião e a busca do apoio profissional como estratégia de Coping utilizada pela família frente ao diagnóstico do autismo) as quais retrataram sobre as mudanças nas relações familiares, na rotina diária assim como sobre a participação desta no processo do cuidado. Também foi retratado a sobrecarga materna no cuidado a criança autista, estando a participação dos demais membros da família estabelecida pontualmente. As estratégias de enfrentamento utilizadas pela família frente ao diagnóstico e tratamento da criança estiveram relacionadas à busca pela fé e pelo apoio profissional. Conclusão: O autismo leva a família a viver rupturas por comprometer as relações entre os seus membros, inviabilizar atividades sociais e adaptar-se para a nova realidade. As medidas de enfrentamento focaram-se na emoção e no problema, sendo a figura materna a principal responsável pelo cuidado a criança autista. O apoio profissional frente ao diagnóstico e o tratamento do autismo são aspectos fundamentais para a aceitação e o enfretamento familiar.
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Objetivo: Compreender a participação da família no cuidado à criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa realizada com 10 acompanhantes de crianças autistas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto juvenil (CAPSI) Viva Gente, localizado no município de Campina Grande - PB. A coleta de dados teve uma duração de três meses sendo realizada de Julho a Agosto de 2013. O instrumento utilizado contemplou perguntas objetivas e subjetivas envolvendo a identificação e caracterização sócio-demográfica dos informantes assim como relacionadas à temática central do estudo. Para o tratamento qualitativo dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro sob CAAE nº. 16216013.2.000.5182. Resultados: A análise do conteúdo das entrevistas possibilitou a elaboração de núcleos de sentido intitulados: “A revelação do diagnóstico autista na criança e as repercussões na família” e “Participação da família no cuidado e as estratégias de enfrentamento em face o diagnóstico e tratamento da criança autista”. A partir do primeiro, criaram-se duas categorias (Categoria I: O impacto da revelação do diagnóstico de autismo para a família; e Categoria II: O contexto e as características da revelação do diagnóstico: o local, o tempo e a relação dialógica entre o profissional e a família) que retrataram a percepção das participantes frente o diagnóstico e o impacto da sua revelação na família. Para possibilitar uma discussão mais aprofundada acerca do segundo núcleo emergiram três categorias (Categoria I: Alteração nas relações familiares e a sobrecarga materna no cuidado a criança autista; Categoria II: A participação da família no cuidado a criança autista: evidenciando as facilidades e dificuldades; e Categoria III: A fé, a religião e a busca do apoio profissional como estratégia de Coping utilizada pela família frente ao diagnóstico do autismo) as quais retrataram sobre as mudanças nas relações familiares, na rotina diária assim como sobre a participação desta no processo do cuidado. Também foi retratado a sobrecarga materna no cuidado a criança autista, estando a participação dos demais membros da família estabelecida pontualmente. As estratégias de enfrentamento utilizadas pela família frente ao diagnóstico e tratamento da criança estiveram relacionadas à busca pela fé e pelo apoio profissional. Conclusão: O autismo leva a família a viver rupturas por comprometer as relações entre os seus membros, inviabilizar atividades sociais e adaptar-se para a nova realidade. As medidas de enfrentamento focaram-se na emoção e no problema, sendo a figura materna a principal responsável pelo cuidado a criança autista. O apoio profissional frente ao diagnóstico e o tratamento do autismo são aspectos fundamentais para a aceitação e o enfretamento familiar.The diagnosis of Autistic Spectrum Disorder (ASD) in children, syndrome characterized by qualitative deficits in communication, social interaction and behavior pattern, back important repercussions in the family context. The family permeates major adjustments in their daily lives in order to face the new reality. However, often not prepared to face the revelation of the syndrome and participate in the care process. Objective: To understand the involvement of the family in caring for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Methodology: This was an exploratory descriptive research qualitative approach conducted with 10 caregivers of autistic children accompanied the Psychosocial Care Center Children Youth (CAPSIS) Live Guys, located in Campina Grande - PB. Data collection lasted three months being held from June to August 2013. The instrument used included objective and subjective questions involving the identification and characterization of the socio-demographic informants as well as related to the central theme of the study. For the treatment of qualitative data we used the technique of content analysis in thematic. The research protocol was approved by the Ethics and Research of the University Hospital Alcides Carneiro CAAE under no. 16216013.2.000.5182. Results: The analysis of the interviews enabled the elaboration of meaning units titled: "The disclosure of diagnosis in autistic children and the effects on the family" and "Family participation in care and coping strategies in the face of the diagnosis and treatment of autistic child. " From the first, they have created two categories (Category I: The impact of disclosure of the diagnosis of autism for the family, and Category II: The context and the characteristics of diagnosis disclosure: the place, the time and the dialogic relationship between professional and family) that portrayed the perception of the participants before the diagnosis and the impact of his revelation in the family. To facilitate further discussion about the second core emerged three categories (Category I: Changes in family relationships and the burden of the mother in the care of autistic children; Category II: Family participation in care the autistic child: highlighting the advantages and difficulties, and Category III: Faith, religion and the pursuit of professional support as Coping strategy used by families facing the diagnosis of autism) which portrayed on changes in family relationships, daily routine as well as on its participation in the care process. Also was pictured overload maternal care in the autistic child, with the participation of other family members established punctually. The coping strategies used by families facing the diagnosis and treatment of the child were related to the search for faith and professional support. Conclusion: Autism takes the family to live disruptions by compromising the relationships among its members, derail social activities and adapt to the new reality. The coping measures were focused on the emotion and problem being the mother figure primarily responsible for the care the autistic child. The professional support when diagnosis and treatment of autism are crucial to the acceptance and family coping.El diagnóstico de Trastorno del Espectro Autista (TEA) en niños se caracteriza por déficits cualitativos en la comunicación, interacción social y patrones de conducta, y tiene importantes repercusiones en el contexto familiar. La familia pasa por importantes adaptaciones en su vida diaria para afrontar la nueva realidad. Sin embargo, a menudo no está preparado para afrontar la revelación del síndrome y participar en el proceso de atención. Objetivo: Comprender la participación de la familia en el cuidado de un niño con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Metodología: Se trata de una investigación exploratorio-descriptiva con abordaje cualitativo realizada con 10 acompañantes de niños autistas atendidos por el Centro de Atención Psicosocial Infantil y Juvenil (CAPSI) Viva Gente, ubicado en la ciudad de Campina Grande - PB. La recolección de datos tuvo una duración de tres meses y se llevó a cabo de julio a agosto de 2013. El instrumento utilizado incluyó preguntas objetivas y subjetivas de identificación y caracterización sociodemográfica de los informantes, así como relacionadas con el tema central del estudio. Para el tratamiento cualitativo de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido en modalidad temática. La investigación fue presentada y aprobada por el Comité de Ética e Investigación del Hospital Universitário Alcides Carneiro bajo CAAE nº. 16216013.2.000,5182. Resultados: El análisis del contenido de las entrevistas permitió la elaboración de unidades de significado tituladas: "Revelación del diagnóstico autista en el niño y las repercusiones en la familia" y "Participación familiar en el cuidado y estrategias de afrontamiento ante el diagnóstico. y tratamiento del niño autista ”. A partir de la primera se crearon dos categorías (Categoría I: El impacto de la divulgación del diagnóstico de autismo para la familia; y Categoría II: El contexto y características de la divulgación del diagnóstico: el lugar, el tiempo y la relación dialógica entre los profesional y la familia) que retrata la percepción de los participantes sobre el diagnóstico y el impacto de su divulgación en la familia. Para permitir una discusión más profunda sobre el segundo núcleo, surgieron tres categorías (Categoría I: Cambio en las relaciones familiares y carga materna en el cuidado de un niño autista; Categoría II: Participación de la familia en el cuidado de un niño autista: destacando las instalaciones y dificultades; y Categoría III: Fe, religión y la búsqueda de apoyo profesional como una estrategia de afrontamiento utilizada por la familia frente al diagnóstico de autismo), que retrataba los cambios en las relaciones familiares, en la rutina diaria, así como su participación en el proceso de cuidado. También se retrató la carga materna en el cuidado del niño autista, estableciéndose puntualmente la participación de otros miembros de la familia. Las estrategias de afrontamiento utilizadas por la familia con respecto al diagnóstico y tratamiento del niño se relacionaron con la búsqueda de fe y apoyo profesional. Conclusión: el autismo lleva a la familia a experimentar rupturas al comprometer las relaciones entre sus miembros, hacer inviables las actividades sociales y adaptarse a la nueva realidad. Medidas de afrontamiento centradas en la emoción y el problema, siendo la figura materna la principal responsable del cuidado del niño autista. El apoyo profesional en el diagnóstico y tratamiento del autismo son aspectos fundamentales para la aceptación y afrontamiento familiar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGTORQUATO, Isolda Maria Barros.TORQUATO, I. M. B.http://lattes.cnpq.br/0799765751175212PINTO, Maria Benegelania.SARAIVA, Alynne Mendonça.PINTO, Rayssa Naftaly Muniz.20132019-12-30T11:52:22Z2019-12-302019-12-30T11:52:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10545PINTO, Rayssa Naftaly Muniz. Do luto a luta: compreendendo a participação da família no cuidado a criança com transtorno do espectro autista. 2013. 79 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:52:04Zoai:localhost:riufcg/10545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:52:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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