Um estudo sobre a representação da morte em “Contos de fadas sangrentos”, de Rosana Rios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Jaine de Sousa.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28624
Resumo: O conto de fadas um gênero textual que está presente na vida de crianças, jovens e adultos. Muitos de nós já ouvimos sobre princesas, príncipes, madrastas, bruxas e inúmeras outras personagens dessas histórias que, embora tenham surgido por volta dos séculos XVII, ainda fazem parte das nossas vidas. Muitas são as temáticas presentes nesse tipo de narrativa, mas uma das mais recorrentes nos atraiu a atenção: a morte. Ela aparece frequentemente nos contos de fadas, seja como coadjuvante, seja como protagonista. Há textos em que ela é retratada simbólica ou metaforicamente, mas outros em que aparece de modo cruel e descrito com detalhes, como nos contos Sob o junípero e O noivo ladrão, do livro Contos de fadas sangrentos, de Rosana Rios (2013), corpus escolhido para o presente trabalho. Nossa proposta interpretativa e bibliográfica busca analisar as marcas ficcionais da morte nos contos acima mencionados. Assim, observaremos como, através da voz narrativa, se constroem as configurações dos modos de matar, analisaremos a construção da ambientação nos espaços em que a morte acontece e destacaremos, por meio das diferenças e semelhanças que marcam os textos, os modos de morrer nos dois contos estudados. Para tanto, realizamos a leitura do corpus escolhido, destacando os trechos em que a morte aparece, recolhemos aportes teóricos que pudessem fundamentar nossas observações e traçamos um percurso histórico acerca do objeto de estudo, do conceito de representação, da literatura infantil até chegarmos aos contos de fadas, para que, no momento de análise dos contos, pudéssemos compreender como a morte pede ser neles representada. Alguns dos autores que nos auxiliaram na elaboração do trabalho foram Ariés (2012), Bettelheim (2014), Coelho (2012), Darnton (2014), Lottermann (2009), Maranhão (1992), Muniz (2006), Prop (2006). Com a leitura empreendida, percebemos que os contos analisados trazem a morte representada enquanto vingança, punição e ato de crueldade e rompem com a ideia de que, em se tratando do público infantil e juvenil, o morrer deve aparecer somente como acessório ao texto, e não como parte central dele.
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