A oralidade em patativa do assaré: leitura dos poemas “cante Lá, que eu canto cá”, e “o inferno, o purgatório e o paraíso”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEANDRO, Manoel Felipe Gonçalves.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9066
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca da oralidade na poesia de Patativa do Assaré. Foram investigados os poemas Cante lá, que eu canto cá e O inferno, o Purgatório e o Paraíso, que fazem parte do livro Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador Nordestino. Analisando os aspectos orais de sua poesia, pode-se constatar nesta, a diversidade de temas e linguagem, voltados, sobretudo para os leitores humildes do campo. A poesia do autor estudado é parte integrante do universo oral, e tem em sua estrutura elementos simples, naturais e sobretudo uma expressividade que transmite a luta diária do povo sofredor do Nordeste. Para a sustentação teórica desta pesquisa, foram consultados os seguintes autores: Luís Câmara Cascudo (2006), com a abordagem da origem do termo Literatura oral, bem como, a abordagem da Literatura oral no Brasil; Sylvie Debs (2000) e Rosemberg Cariry (1977), que abordam a vida e obra do poeta Nordestino Patativa do Assaré; Paul Zumthor (1997), Luiz Tadeu Feitosa (2003), Gilmar de Carvalho (2002), Martine Kunz (2000), Socorro Pinheiro e Liliana Teixeira (2013), todos empregados para fundamentar o pilar de sustentabilidade teórica para um melhor entendimento sobre a perspectiva oral, a transição do oral ao escrito, a performance e a memorização, dentre outros fatores importantes que veremos no decorrer do desenvolvimento desse trabalho.
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Para a sustentação teórica desta pesquisa, foram consultados os seguintes autores: Luís Câmara Cascudo (2006), com a abordagem da origem do termo Literatura oral, bem como, a abordagem da Literatura oral no Brasil; Sylvie Debs (2000) e Rosemberg Cariry (1977), que abordam a vida e obra do poeta Nordestino Patativa do Assaré; Paul Zumthor (1997), Luiz Tadeu Feitosa (2003), Gilmar de Carvalho (2002), Martine Kunz (2000), Socorro Pinheiro e Liliana Teixeira (2013), todos empregados para fundamentar o pilar de sustentabilidade teórica para um melhor entendimento sobre a perspectiva oral, a transição do oral ao escrito, a performance e a memorização, dentre outros fatores importantes que veremos no decorrer do desenvolvimento desse trabalho.This paper presents a study of orality in poetry Patativa the Assaré. Sing the poems were investigated there, I sing here and Hell, Purgatory and Paradise, which are part of the book Sing there I sing here: philosophy of a Northeastern troubadour. Analyzing the oral aspects of his poetry can be seen in this, the diversity of themes and language, geared mainly to the humble readers of the field. The poetry of the author studied is part of the oral universe, and has in its structure simple, natural elements and above all an expression that conveys the daily struggle of the suffering people of the Northeast. For the theoretical basis of this research, the following authors have been consulted: Luis Cascudo (2006), with the approach of the origin of the term oral literature, as well as the approach to oral literature in Brazil; Sylvie Debs (2000) and Cariry Rosemberg (1977), which address the life and work of poet Nordestino Patativa the Assaré; Paul Zumthor (1997), Luiz Tadeu Feitosa (2003), Gilmar de Carvalho (2002), Martine Kunz (2000), Socorro Pinheiro and Liliana Teixeira (2013), all employees to support the pillar of theoretical sustainability for a better understanding of the oral perspective, the transition from oral to written, performance and memory, among other important factors that we will see during the development of this work.Submitted by Lindoaldo Batista Sobrinho (lindoaldobatista@hotmail.com) on 2019-11-11T20:44:45Z No. of bitstreams: 1 MANOEL FELIPE GONÇALVES LEANDRO. TCC. 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A oralidade em patativa do Assaré: leitura dos poemas “cante Lá, que eu canto cá”, e “o inferno, o purgatório e o paraíso”. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALMANOEL FELIPE GONÇALVES LEANDRO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfMANOEL FELIPE GONÇALVES LEANDRO. TCC. 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