Microcrédito: um estudo de caso no Programa Santander Microcrédito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANANIAS, Elaine Farias.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5883
Resumo: Com o surgimento do campo das microfinanças, o microcrédito nasce direcionado ao perfil dos empreendedores que, por não possuírem garantias reais, acabavam sendo excluídos do mercado financeiro tradicional. Desta forma, o microcrédito estimula e dá condições para esses empreendedores investirem em suas atividades produtivas, incentivando-os à responsabilidade mútua, à auto-suficiência dos seus negócios e também à inclusão econômica e social. Diante desse contexto, o microcrédito democratiza o acesso ao crédito e, por isso, é considerado um instrumento de extrema importância para as políticas de desenvolvimento econômico e social. O presente estudo teve como objetivo traçar um diagnóstico das características do programa de microcrédito do Banco Santander. Para tanto, adotou-se um estudo com características descritivas de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso, em que os dados foram coletados inicialmente em documentos fornecidos pela própria instituição, sendo formalizados através de livros de sua publicação, artigos publicados e utilização de dois questionários. Os principais resultados obtidos demonstraram a consolidação no mercado, devido a um novo posicionamento do banco, na forma de concessão de crédito, a fim de agregar maior valor ao banco na sociedade em que atua, por meio de um novo papel, sendo também, o programa de microcrédito, viável financeiramente e gerador de lucro para a instituição que o realiza, além da inclusão econômica e social.
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