Resíduos sólidos e arte: uma experiência em educação ambiental na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Viviane Farias., LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33780
Resumo: Na sociedade atual, os resíduos sólidos consistem em um grave problema ambiental que vem causado grandes danos ao meio ambiente. Cada vez mais, se torna necessário o investimento em ações que visem conscientizar a população da influência que os mesmos exercem sobre o meio ambiente. A gestão dos resíduos sólidos torna-se difícil devido à grande quantidade produzida e rapidamente descartado pela sociedade atual, além do aumento dos materiais que não se decompõem ou demoram muito tempo para se degradar (ANDREOLI et al., 2014). De acordo com a lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010- a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a educação ambiental é um instrumento de gestão dos resíduos sólidos. Entre as ações presentes nessa lei, destacam-se o incentivo a atividades de caráter educativo em parcerias com entidades, ações que valorizem a coleta seletiva e a logística reversa, investimento na formação ambiental de gestores públicos e divulgação de conceitos relacionados a educação ambiental (BRASIL, 2010). A educação ambiental é uma abordagem pedagógica que tem como objetivo formar novos valores nos seres humanos. No contexto dos resíduos sólidos cabe à educação ambiental divulgar a falência do modelo atual de consumismo, onde o ambiente é visto como fonte de matéria-prima e não como algo indispensável para a nossa sobrevivência e sensibilizar as pessoas buscando a formação de um sujeito ecológico conforme propõe Carvalho (2012). Várias ações foram apresentadas em diversas Conferências ao longo das últimas duas décadas para solucionar ou amenizar os problemas ambientais tais como campanhas para melhor utilização da água, maior fiscalização dos órgãos ambientais, coleta seletiva e reciclagem. O investimento em uma educação ambiental inter e transdisciplinar para estudantes também é apontado como uma provável solução, já que os mesmos serão responsáveis pela construção de uma sociedade mais sustentável (GOUVÊA, 2006). Contudo, os caminhos da educação ambiental estão sendo construídos na atualidade, muitas vezes na prática diária de educadores sensibilizados com a problemática, muitas vezes distantes dos estudos teóricos. Nesse sentido, os recursos didáticos e as estratégias metodológicas são bastante variadas em diferentes contextos. O uso de atividades artísticas e lúdicas é bastante presente na educação ambiental nas escolas brasileiras. Segundo Eça (2010) as atividades artísticas constituem-se métodos sensíveis, essenciais na promoção de uma boa atmosfera de ensino e aprendizagem, estimulando o sentido real de autoria. Pode- se pensar nesse exercício como um estímulo à atuação do cidadão crítico e a formação do sujeito ecológico. Este trabalho apresenta resultados da análise de um projeto de ensino em educação ambiental sobre resíduos sólidos, planejado e executado pelas autoras, desenvolvido em uma turma de 27 estudantes, do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Henriques da Costa, no município de Picuí –PB.
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