Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5067
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental na resolução dos diferentes tipos de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas. E respaldou-se no objeto de estudo voltado para a resolução de problemas que abrangem as Estruturas Multiplicativas. Este, por sua vez, está composto teoricamente na compreensão de que a Matemática está e sempre esteve presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade e, atualmente, uma de suas principais características se refere à resolução de problemas. Nessa perspectiva, a capacidade para resolver problemas se coloca cada vez mais como uma necessidade primordial a ser desenvolvida nos estudantes, e estes quando deparados a essa situação fazem uso de estratégias próprias, ou não, para solucionarem tais situações-problema. Diante dessa discussão, é necessário que os estudantes percebam a importância das estratégias na medida em que as utilizem como ferramenta para o seu desenvolvimento, quer seja no raciocínio lógico, ou na formalização de novas formas de pensamento e ação. Contudo, torna-se relevante que o professor tenha conhecimento dessas estratégias, as quais devem ser respeitadas e aproveitadas por ele no processo de ensino e aprendizagem escolar. Assim, adotou-se como instrumento de coleta de dados a elaboração, aplicação e análise de uma atividade contendo seis situações-problemas de multiplicação e divisão, de variados tipos, denominados de problemas de estruturas multiplicativas, além de questionamento acerca do caminho percorrido para se chegar ao resultado final deste, a quatro estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras – PB. Portanto, no que se diz respeito aos resultados desse trabalho, constatou-se, de modo geral, que os estudantes, por sua vez, fazem uso de diferentes estratégias quando deparados com a resolução de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas, na medida em que utilizam da representação simbólica como procedimento para se chegar aos resultados esperados das situações-problemas. Todos os sujeitos participantes da pesquisa apresentaram facilidade em responder as estruturas referentes aos cálculos de multiplicação, porém, no que diz respeito aos de divisão, não obtiveram êxito nas resoluções que envolviam dois algoritmos no divisor, sendo o aspecto em que encontraram maior dificuldade no cerne da pesquisa.
id UFCG_b2fd1cb0a487d2d953dd5c418b21226c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5067
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.Problem solving involving multiplicative structures: student strategies.Estruturas multiplicativasResolução de problemasEstratégias dos estudantesMultiplicative structuresTroubleshootingStudent StrategiesEducação.O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental na resolução dos diferentes tipos de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas. E respaldou-se no objeto de estudo voltado para a resolução de problemas que abrangem as Estruturas Multiplicativas. Este, por sua vez, está composto teoricamente na compreensão de que a Matemática está e sempre esteve presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade e, atualmente, uma de suas principais características se refere à resolução de problemas. Nessa perspectiva, a capacidade para resolver problemas se coloca cada vez mais como uma necessidade primordial a ser desenvolvida nos estudantes, e estes quando deparados a essa situação fazem uso de estratégias próprias, ou não, para solucionarem tais situações-problema. Diante dessa discussão, é necessário que os estudantes percebam a importância das estratégias na medida em que as utilizem como ferramenta para o seu desenvolvimento, quer seja no raciocínio lógico, ou na formalização de novas formas de pensamento e ação. Contudo, torna-se relevante que o professor tenha conhecimento dessas estratégias, as quais devem ser respeitadas e aproveitadas por ele no processo de ensino e aprendizagem escolar. Assim, adotou-se como instrumento de coleta de dados a elaboração, aplicação e análise de uma atividade contendo seis situações-problemas de multiplicação e divisão, de variados tipos, denominados de problemas de estruturas multiplicativas, além de questionamento acerca do caminho percorrido para se chegar ao resultado final deste, a quatro estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras – PB. Portanto, no que se diz respeito aos resultados desse trabalho, constatou-se, de modo geral, que os estudantes, por sua vez, fazem uso de diferentes estratégias quando deparados com a resolução de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas, na medida em que utilizam da representação simbólica como procedimento para se chegar aos resultados esperados das situações-problemas. Todos os sujeitos participantes da pesquisa apresentaram facilidade em responder as estruturas referentes aos cálculos de multiplicação, porém, no que diz respeito aos de divisão, não obtiveram êxito nas resoluções que envolviam dois algoritmos no divisor, sendo o aspecto em que encontraram maior dificuldade no cerne da pesquisa.The present work had as main objective to analyze the strategies of students of the 5th year of elementary school in solving different types of problems involving the multiplicative structures. And if endorsed on the object of study geared to solving problems covering the multiplicative structures. This, in turn, is composed theoretically in understanding that mathematics is and has always been present in the events and relationships of mankind, and currently one of its main characteristics refers to problem solving. In this perspective, the ability to solve problems arises increasingly as a prime to be developed in the students need, and when they encountered this situation make use of their own strategies, or not, to solve such problem situations. Given this discussion, it is necessary that students understand the importance of strategies to the extent that the use as a tool for development, whether in logical reasoning, or to formulate new ways of thinking and action. However, it is important that the teacher be aware of these strategies, which must be respected and utilized by him in teaching and school learning. Thus, it was adopted as an instrument of data collection the design, implementation and analysis of an activity containing six situations-problems of multiplication and division, of varying types, called problems of multiplicative structures in addition to questioning about the path taken to reach the end result of this, the four students in a class of 5th grade of elementary school to a public school of the city of Cajazeiras - PB. Therefore, as regards the results of this study, it was found, in general, the student, in turn, make use of different strategies when faced with solving problems involving the multiplicative structures, insofar as use of symbolic representation as a procedure to reach the expected results of problem situations. All subjects in the study showed ease in answering the structures related to multiplication calculations, however, with regard to the division, did not succeed in resolutions involving two algorithms on the splitter, and the respect in which they found greater difficulty at the heart search.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBORBA, Valéria Maria de Lima.BORBA, V. M. L.http://lattes.cnpq.br/3764023649002251FEITOSA, Belijane Marques.SOUSA, Débia Suênia da Silva.CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.20142019-07-25T11:53:02Z2019-07-252019-07-25T11:53:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5067CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes. 2014. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:14:16Zoai:localhost:riufcg/5067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:14:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
Problem solving involving multiplicative structures: student strategies.
title Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
spellingShingle Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.
Estruturas multiplicativas
Resolução de problemas
Estratégias dos estudantes
Multiplicative structures
Troubleshooting
Student Strategies
Educação.
title_short Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
title_full Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
title_fullStr Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
title_full_unstemmed Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
title_sort Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes.
author CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.
author_facet CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORBA, Valéria Maria de Lima.
BORBA, V. M. L.
http://lattes.cnpq.br/3764023649002251
FEITOSA, Belijane Marques.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas multiplicativas
Resolução de problemas
Estratégias dos estudantes
Multiplicative structures
Troubleshooting
Student Strategies
Educação.
topic Estruturas multiplicativas
Resolução de problemas
Estratégias dos estudantes
Multiplicative structures
Troubleshooting
Student Strategies
Educação.
description O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental na resolução dos diferentes tipos de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas. E respaldou-se no objeto de estudo voltado para a resolução de problemas que abrangem as Estruturas Multiplicativas. Este, por sua vez, está composto teoricamente na compreensão de que a Matemática está e sempre esteve presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade e, atualmente, uma de suas principais características se refere à resolução de problemas. Nessa perspectiva, a capacidade para resolver problemas se coloca cada vez mais como uma necessidade primordial a ser desenvolvida nos estudantes, e estes quando deparados a essa situação fazem uso de estratégias próprias, ou não, para solucionarem tais situações-problema. Diante dessa discussão, é necessário que os estudantes percebam a importância das estratégias na medida em que as utilizem como ferramenta para o seu desenvolvimento, quer seja no raciocínio lógico, ou na formalização de novas formas de pensamento e ação. Contudo, torna-se relevante que o professor tenha conhecimento dessas estratégias, as quais devem ser respeitadas e aproveitadas por ele no processo de ensino e aprendizagem escolar. Assim, adotou-se como instrumento de coleta de dados a elaboração, aplicação e análise de uma atividade contendo seis situações-problemas de multiplicação e divisão, de variados tipos, denominados de problemas de estruturas multiplicativas, além de questionamento acerca do caminho percorrido para se chegar ao resultado final deste, a quatro estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras – PB. Portanto, no que se diz respeito aos resultados desse trabalho, constatou-se, de modo geral, que os estudantes, por sua vez, fazem uso de diferentes estratégias quando deparados com a resolução de problemas que envolvem as estruturas multiplicativas, na medida em que utilizam da representação simbólica como procedimento para se chegar aos resultados esperados das situações-problemas. Todos os sujeitos participantes da pesquisa apresentaram facilidade em responder as estruturas referentes aos cálculos de multiplicação, porém, no que diz respeito aos de divisão, não obtiveram êxito nas resoluções que envolviam dois algoritmos no divisor, sendo o aspecto em que encontraram maior dificuldade no cerne da pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-25T11:53:02Z
2019-07-25
2019-07-25T11:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5067
CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes. 2014. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5067
identifier_str_mv CAVALCANTE, Kamilla Ferreira.Resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas: as estratégias dos estudantes. 2014. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381704404992