Verificação do conteúdo de odontopediatria em concursos públicos da Paraíba através da análise e classificação de questões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM, Ana Karina Almeida.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25970
Resumo: O Ministério da Saúde orienta que a contratação da Equipe de Saúde da Família deve ser precedida de processo seletivo público. A Odontopediatria representa uma área de extrema importância para a dinâmica de atendimento na Atenção Básica visto que os profissionais aptos ao cargo de cirurgião-dentista prestarão atendimento prioritário a esse grupo. Esse trabalho teve como objetivo verificar o conteúdo de Odontopediatria abordado em concursos públicos da Paraíba através da análise e classificação de questões. Foram extraídas questões que versavam sobre os assuntos da área de Odontopediatria de certames disponíveis realizados e encerrados, de todas as cidades do estado da Paraíba para o cargo de cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família entre os anos de 2001 e 2017. De todo o estado foram coletados 107 certames e ao aplicar os critérios de exclusão, foram removidas 9 provas idênticas, totalizando 98. Após análise destas, obteve-se 3949 questões e dessas apenas 54; 1,36% do total, versavam sobre Odontopediatria. As questões foram classificadas de acordo com o tópico genérico de que se tratavam e o nível cognitivo que exigiam de acordo com a Taxonomia Revisada de BLOOM. Os resultados mostraram que o tópico referente à reabilitação bucal e manejo cirúrgico, que incluía questões que abrangiam os conteúdos de anestesia, cirurgia, terapia pulpar, tratamento endodôntico, dentística operatória e restauradora, materiais dentários, lesões traumáticas e prótese/reabilitação, foi o de maior prevalência correspondendo a 42% das questões e as dimensões cognitivas mais prevalentes foram lembrar e analisar que corresponderam a 45% e 29%, respectivamente. Foi possível concluir que questões referentes à reabilitação bucal e manejo cirúrgico foram as mais abordadas em concursos públicos no contexto da Odontopediatria e que as dimensões lembrar e analisar foram as de maior prevalência. Não houve ocorrência de questões que exigiam dimensões cognitivas mais complexas, como avaliar e criar.
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Esse trabalho teve como objetivo verificar o conteúdo de Odontopediatria abordado em concursos públicos da Paraíba através da análise e classificação de questões. Foram extraídas questões que versavam sobre os assuntos da área de Odontopediatria de certames disponíveis realizados e encerrados, de todas as cidades do estado da Paraíba para o cargo de cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família entre os anos de 2001 e 2017. De todo o estado foram coletados 107 certames e ao aplicar os critérios de exclusão, foram removidas 9 provas idênticas, totalizando 98. Após análise destas, obteve-se 3949 questões e dessas apenas 54; 1,36% do total, versavam sobre Odontopediatria. As questões foram classificadas de acordo com o tópico genérico de que se tratavam e o nível cognitivo que exigiam de acordo com a Taxonomia Revisada de BLOOM. Os resultados mostraram que o tópico referente à reabilitação bucal e manejo cirúrgico, que incluía questões que abrangiam os conteúdos de anestesia, cirurgia, terapia pulpar, tratamento endodôntico, dentística operatória e restauradora, materiais dentários, lesões traumáticas e prótese/reabilitação, foi o de maior prevalência correspondendo a 42% das questões e as dimensões cognitivas mais prevalentes foram lembrar e analisar que corresponderam a 45% e 29%, respectivamente. Foi possível concluir que questões referentes à reabilitação bucal e manejo cirúrgico foram as mais abordadas em concursos públicos no contexto da Odontopediatria e que as dimensões lembrar e analisar foram as de maior prevalência. Não houve ocorrência de questões que exigiam dimensões cognitivas mais complexas, como avaliar e criar.The guidelines of the Ministry of Health definy that the hiring of the Family Health Team must be preceded by a public selection process. The Pediatric Dentistry represents an area of extreme importance for the dynamics of care in Primary Care since the professionals licensed to the position of dental surgeon will give priority attention to this group. This study aimed to verify the content of pediatric dentistry addressed in public examinations in State of Paraíba through the analysis and classification of questions. Questions were extracted that dealt with the subjects of the Pediatric Dentistry area of available and finished events, from all cities in the Paraíba to the position of dentist of the Family Health Program between 2001 and 2017. Of all the 107 cases were collected and in applying the exclusion criteria, 9 identical tests were removed, totaling 98. After analyzing these, 3949 questions were obtained and of these only 54; 1.36% of the total, related to pediatric dentistry. The questions were classified according to the generic topic they were dealing with and the cognitive level they required according to BLOOM's Revised Taxonomy. The results showed that the topic of oral rehabilitation and surgical management, which included questions that included the contents of anesthesia, surgery, pulp therapy, endodontic treatment, operative and restorative dentistry, dental materials, traumatic injuries and prosthetics / higher prevalence corresponding to 42% of the questions and the most prevalent cognitive dimensions were to remember and to analyze that corresponded to 45% and 29%, respectively. It was possible to conclude that issues related to oral rehabilitation and surgical management were the most discussed in public examinations in the context of Pediatric Dentistry and that the dimensions to remember and to analyze were the ones with the highest prevalence. There were no issues that required more complex cognitive dimensions, such as assessing and creating.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGGUÊNES, Gymenna Maria Tenório.GUÊNES, G. M. T.http://lattes.cnpq.br/3721631985526703FONSECA, Fátima Roneiva Alves.FONSECA, F. R. A.http://lattes.cnpq.br/6542457514850509RODRIGUES, Rachel de Queiroz Ferreira.RODRIGUES, R. Q. F.http://lattes.cnpq.br/3982816841191397ROLIM, Ana Karina Almeida.20172022-06-27T19:40:35Z2022-06-272022-06-27T19:40:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25970ROLIM, Ana Karina Almeida. Verificação do conteúdo de Odontopediatria em concursos públicos da Paraíba através da análise de questões. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. 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