A refração e a carnavalização na linguagem: a construção de sentidos no gênero animação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27369 |
Resumo: | A refração da sociedade e da política por meio da arte é algo que remete para registros que acompanham a história do homem como um ser instituído como expressivo e falante. Nesse contexto, os gêneros do discurso são partes constitutivas do desenvolvimento da sociedade desde épocas imemoráveis, constituindo-se como correias de transmissão entre a história da sociedade e a linguagem. Esta dissertação foi norteada pela questão-problema: Quais refrações e carnavalizações podem ser compreendidas em animações que tematizam contextos socioculturais e políticos no tocante ao governo Bolsonaro? Para responder esta questão, elegeu-se como objetivo geral: Investigar, através do fenômeno da refração e da carnavalização, críticas políticas e sociais dialogicamente presentes nos discursos de animações sobre o governo Bolsonaro. Como objetivos específicos: (1) Compreender as dimensões do gênero do discurso (tema, estilo e composição) em animações; (2) Analisar críticas de cunho político e social presentes nos discursos dos personagens refratados e carnavalizados nas animações; e (3) Analisar relações dialógicas entre os discursos proferidos pelos personagens das animações com os contextos socioculturais que implicaram na construção dos enunciados dos quais eles foram originados. A teoria que norteia essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem, que está fundamentada no pensamento linguístico e filosófico do Círculo de Bakhtin. Esta pesquisa está situada no paradigma qualitativo de natureza interpretativista – para a articulação metodológica, os métodos utilizados foram o sociológico e o etnográfico, considerando a natureza dos dados gerados na plataforma do YouTube da Rede Mundial de Computadores. Os corpora da análise compreendem duas animações de autoria do artista André Guedes: (1) Bolsonaro de 2018 encontra o Bolsonaro atual; e (2) Capitão Clorokina – Lockdória. As articulações teóricas e metodológicas desta pesquisa proporcionaram resultados que mostraram que as refrações e as carnavalizações são expressões do discurso na vida e na arte. Dentre as funções da refração e da carnavalização, nas animações em análise, temos o efeito de riso, da comicidade, do humor, pois, tanto o físico dos personagens quanto os seus discursos são carnavalizados. Por esse motivo, as animações analisadas apenas são compreendidas (tornam-se enunciados concretos) à medida em que os sujeitos leitores possuem o conhecimento dos fatos, eventos e enunciados que as originaram. Por isso, os sujeitos da interação discursiva necessitam de um envolvimento crítico- reflexivo sobre os contextos socioculturais e políticos que o país se encontra, principalmente, sobre os fatos ligados ao governo Bolsonaro, considerando que é este é o governo vigente no Brasil. Em síntese, essa pesquisa é a expressão da refração e carnavalização de discursos de natureza política na vida e na arte animare. |
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A refração e a carnavalização na linguagem: a construção de sentidos no gênero animação.Refraction and carnivalization in language: the construction of meanings in the animation genre.Teoria dialógica da linguagemRefraçãoCarnavalização na linguagemGênero animaçãoGoverno BolsonaroDialogical theory of languageRefractionCarnivalizationAnimation genreBolsonaro governmentArte animareDiscursos políticos - carnavalizaçãoMétodo etnográficoEtnografiaLinguísticaA refração da sociedade e da política por meio da arte é algo que remete para registros que acompanham a história do homem como um ser instituído como expressivo e falante. Nesse contexto, os gêneros do discurso são partes constitutivas do desenvolvimento da sociedade desde épocas imemoráveis, constituindo-se como correias de transmissão entre a história da sociedade e a linguagem. Esta dissertação foi norteada pela questão-problema: Quais refrações e carnavalizações podem ser compreendidas em animações que tematizam contextos socioculturais e políticos no tocante ao governo Bolsonaro? Para responder esta questão, elegeu-se como objetivo geral: Investigar, através do fenômeno da refração e da carnavalização, críticas políticas e sociais dialogicamente presentes nos discursos de animações sobre o governo Bolsonaro. Como objetivos específicos: (1) Compreender as dimensões do gênero do discurso (tema, estilo e composição) em animações; (2) Analisar críticas de cunho político e social presentes nos discursos dos personagens refratados e carnavalizados nas animações; e (3) Analisar relações dialógicas entre os discursos proferidos pelos personagens das animações com os contextos socioculturais que implicaram na construção dos enunciados dos quais eles foram originados. A teoria que norteia essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem, que está fundamentada no pensamento linguístico e filosófico do Círculo de Bakhtin. Esta pesquisa está situada no paradigma qualitativo de natureza interpretativista – para a articulação metodológica, os métodos utilizados foram o sociológico e o etnográfico, considerando a natureza dos dados gerados na plataforma do YouTube da Rede Mundial de Computadores. Os corpora da análise compreendem duas animações de autoria do artista André Guedes: (1) Bolsonaro de 2018 encontra o Bolsonaro atual; e (2) Capitão Clorokina – Lockdória. As articulações teóricas e metodológicas desta pesquisa proporcionaram resultados que mostraram que as refrações e as carnavalizações são expressões do discurso na vida e na arte. Dentre as funções da refração e da carnavalização, nas animações em análise, temos o efeito de riso, da comicidade, do humor, pois, tanto o físico dos personagens quanto os seus discursos são carnavalizados. Por esse motivo, as animações analisadas apenas são compreendidas (tornam-se enunciados concretos) à medida em que os sujeitos leitores possuem o conhecimento dos fatos, eventos e enunciados que as originaram. Por isso, os sujeitos da interação discursiva necessitam de um envolvimento crítico- reflexivo sobre os contextos socioculturais e políticos que o país se encontra, principalmente, sobre os fatos ligados ao governo Bolsonaro, considerando que é este é o governo vigente no Brasil. Em síntese, essa pesquisa é a expressão da refração e carnavalização de discursos de natureza política na vida e na arte animare.The refraction of society and politics through art is something that refers to records that accompany the history of man as a being instituted as expressive and speaker. In this context, discursive genres are constitutive elements of society development since immemorial time, constituting themselves as transmission belts between the history of society and language. This dissertation was guided by the following problem question: What refractions and carnivalizations can be understood in animations that thematize sociocultural and political contexts regarding the Bolsonaro government? To answer this question, the following general objective was established: to investigate, dialogically, through the phenomenon of refraction and carnivalization, political and social criticism present in the speeches of animations about the Bolsonaro government. As specific objectives: (1) to understand the dimensions of discursive genre (theme, style and composition) in animations; (2) to analyze political and social criticism present in the speeches of the characters refracted and carnivalized in the animations; and (3) to stablish dialogic relationships between the characters’ speeches of the animations with the sociocultural contexts that implied in the construction of the utterances from which they originated. The theories that guide this research are based on the linguistic and philosophical thought of the Bakhtin Circle. This research is situated in the qualitative paradigm of an interpretive nature – for the methodological articulation, the methods used were sociological and etnographic, considering the nature of the data generated on the YouTube platform of the World Wide Web. The corpora of the analysis comprise two animations made by the artist André Guedes: (1) Bolsonaro from 2018 meets the current Bolsonaro; and (2) Captain Clorokina – Lockdoria. The theoretical and methodological articulations of this research provided results that evidenced that refractions and carnivalizations are expressions of discourse in life and art. Among the functions of refraction and carnivalization, in the animations under analysis, we have the effect of laughter, comedy, humor, since both the physical appearance of the characters and their speeches are carnivalized. For this reason, the analyzed animations are only understood (become concrete statements) to the extent that the reading subjects have the knowledge of the facts, events and statements that originated them. Therefore, the subjects of discursive interaction need a critical-reflective involvement on the sociocultural and political contexts that the country finds itself, mainly on the facts related to the Bolsonaro government, considering that it is the current government in Brazil. In summary, this research is the expression of the refraction and carnivalization of discourses of a political nature in animare life and art.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.XAVIER, Manassés Morais.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896OLIVEIRA, Maria Angelica de.OLIVEIRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/6111110627092405FRANCELINO, Pedro Farias.FRANCELINO, P. F.FRANCELINO, PEDRO FARIAS.http://lattes.cnpq.br/6663064491335541MARQUES, Ewerton Lucas de Mélo.2022-05-202022-09-21T20:19:42Z2022-09-212022-09-21T20:19:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27369MARQUES, Ewerton Lucas de Mélo. A refração e a carnavalização na linguagem: a construção de sentidos no gênero animação. 2022. 152 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-22T00:09:59Zoai:localhost:riufcg/27369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-22T00:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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