As condições da questão: o outro giro da amizade em Clarice Lispector.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Alexandre Castro de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: AGRA DO Ó, Alarcon.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34212
Resumo: Este trabalho é dedicado ao tema da ética e da amizade tal como se apresenta na obra de Clarice Lispector.. Da comunidade impossível dos laços de família à hospitalidade de que A hora da estrela é a abertura e o interminável acolhimento, é toda uma ética da palavra que encontra na linguagem de Clarice Lispector o seu possível recomeço. Trata-se, pois, de questioná-la na ausência pela qual a obra e a amizade se comunicam e se excluem, neste instante em que ela se abre para nós que estamos diante dela e solicitados a responder por ela. Por esse pensamento que será, sem dúvida, mais do que a imagem da amizade, o seu outro giro, aquele espaço pelo qual ela se articula à obra e, além dela mesma, aquilo para o qual toda a linguagem de Clarice Lispector se dirige, o que ela diz, mas também aquém dela mesma, aquilo a partir de que ela fala, como a sua condição primeira e o limite último no qual se afirma e se prepara, talvez, o sim à vinda do outro que lhe vem. Ali onde a amizade então não existirá mais como uma boa vontade do pensamento que se exerce aí em sua decisão premeditada, nesse espaço em que se poderá ver como os signos da amizade são inseparáveis da força de um rosto (A hora da estrela), da textura e da dor de um encontro que já é em si separação (Laços de família), da angústia de uma perda (a terceira perna perdida no começo de A paixão segundo G.H.), mas em relação às zonas obscuras em que ele é elaborado, onde as forças efetivas agem sobre ele, onde as determinações do que lhe acontece força-o a procurar o sentido daquilo que encontrou, em suma, aí onde ele encontra sua própria impossibilidade e faz a experiência de seu próprio fim por suas formas extremas de linguagem e da palavra ética que se torna a morada e o cume de tal pensamento.
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