A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094
Resumo: Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma.
id UFCG_b3644861f5c731ad57839395eae6b034
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10094
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.The young Maria do Disterro: memories of teaching in a socially constituted professional performance.MemóriasMaria do DesterroFormação do magistérioIdentidade docenteMemoirsTeaching FormationTeaching IdentityHistória.Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma.The monograph has as objective to analyze the professional formation of Maria do Disterro, a teacher of the public and basic education of state of Paraíba at Cajazeiras city, through a biographical narrative, prioritizing the daily issues of the context in which the biography is inserted. Using the experience of the teacher, documentary and iconographic sources, we used a theoretical arrangement and a carefull methodological to qualify the narrative analyzed. In the investigative process we are going to perceive the teacher's individual gaze about the past that has been experienced, in spaces where her perception evokes the collective image of the same in consonance with the reconstruction of her youth. The young teacher and these spaces, belong to a series of collective representations, that make up the center of problematizations, discussing the limited structure of spaces for women in the educational field of the 1980s. Therefore, from the propositions categorical genres presented by Joan Scott, we will understand the social relations that constitute the professional role of Disterro and the teaching identity assumed by her.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGUHLE, Ana Rita.UHLE, Ana Ritahttp://lattes.cnpq.br/9899163258209041SANTANA, Rosemere Olímpio de.SOUSA, Israel Soares de.SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.2018-03-162019-12-11T11:34:42Z2019-12-112019-12-11T11:34:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T14:32:15Zoai:localhost:riufcg/10094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T14:32:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
The young Maria do Disterro: memories of teaching in a socially constituted professional performance.
title A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
spellingShingle A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
Memórias
Maria do Desterro
Formação do magistério
Identidade docente
Memoirs
Teaching Formation
Teaching Identity
História.
title_short A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
title_full A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
title_fullStr A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
title_full_unstemmed A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
title_sort A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
author SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
author_facet SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UHLE, Ana Rita.
UHLE, Ana Rita
http://lattes.cnpq.br/9899163258209041
SANTANA, Rosemere Olímpio de.
SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias
Maria do Desterro
Formação do magistério
Identidade docente
Memoirs
Teaching Formation
Teaching Identity
História.
topic Memórias
Maria do Desterro
Formação do magistério
Identidade docente
Memoirs
Teaching Formation
Teaching Identity
História.
description Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-16
2019-12-11T11:34:42Z
2019-12-11
2019-12-11T11:34:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094
SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094
identifier_str_mv SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421485281280