A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094 |
Resumo: | Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma. |
id |
UFCG_b3644861f5c731ad57839395eae6b034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10094 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.The young Maria do Disterro: memories of teaching in a socially constituted professional performance.MemóriasMaria do DesterroFormação do magistérioIdentidade docenteMemoirsTeaching FormationTeaching IdentityHistória.Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma.The monograph has as objective to analyze the professional formation of Maria do Disterro, a teacher of the public and basic education of state of Paraíba at Cajazeiras city, through a biographical narrative, prioritizing the daily issues of the context in which the biography is inserted. Using the experience of the teacher, documentary and iconographic sources, we used a theoretical arrangement and a carefull methodological to qualify the narrative analyzed. In the investigative process we are going to perceive the teacher's individual gaze about the past that has been experienced, in spaces where her perception evokes the collective image of the same in consonance with the reconstruction of her youth. The young teacher and these spaces, belong to a series of collective representations, that make up the center of problematizations, discussing the limited structure of spaces for women in the educational field of the 1980s. Therefore, from the propositions categorical genres presented by Joan Scott, we will understand the social relations that constitute the professional role of Disterro and the teaching identity assumed by her.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGUHLE, Ana Rita.UHLE, Ana Ritahttp://lattes.cnpq.br/9899163258209041SANTANA, Rosemere Olímpio de.SOUSA, Israel Soares de.SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.2018-03-162019-12-11T11:34:42Z2019-12-112019-12-11T11:34:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T14:32:15Zoai:localhost:riufcg/10094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T14:32:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. The young Maria do Disterro: memories of teaching in a socially constituted professional performance. |
title |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. |
spellingShingle |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. Memórias Maria do Desterro Formação do magistério Identidade docente Memoirs Teaching Formation Teaching Identity História. |
title_short |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. |
title_full |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. |
title_fullStr |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. |
title_full_unstemmed |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. |
title_sort |
A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. |
author |
SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. |
author_facet |
SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UHLE, Ana Rita. UHLE, Ana Rita http://lattes.cnpq.br/9899163258209041 SANTANA, Rosemere Olímpio de. SOUSA, Israel Soares de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memórias Maria do Desterro Formação do magistério Identidade docente Memoirs Teaching Formation Teaching Identity História. |
topic |
Memórias Maria do Desterro Formação do magistério Identidade docente Memoirs Teaching Formation Teaching Identity História. |
description |
Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-16 2019-12-11T11:34:42Z 2019-12-11 2019-12-11T11:34:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094 SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094 |
identifier_str_mv |
SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744421485281280 |